logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Aos 80 anos, Dona Santa dá exemplo na EJA

Compartilhar:

Depois de muitos anos longe dos bancos escolares, Santa Maria Goulart dos Santos decidiu seguir o exemplo da filha Vanilda Dos Santos para terminar os estudos na Educação de Jovens e Adultos de Içara. Aos 80 anos, virou símbolo de persistência, força de vontade e dedicação. Natural de Içara, Dona Santa casou-se com apenas 14 anos e teve nove filhos.

“Sempre trabalhei na roça e também cuidei dos afazeres de casa. Fiz de tudo para que meus filhos terminassem os estudos. Mas como era muito difícil naquela época, muitos não estudaram. Eu também frequentei muito pouco a escola, mas hoje me sinto realizada, satisfeita e feliz. Conheci pessoas novas e estou aprendendo coisas que jamais imaginei que aprenderia”, assinala.

Questionada sobre de onde vem tanta coragem e determinação, ela enfatiza que vem de Deus e da família. “Estou amando tudo isso. É muito bom estudar aqui. A professora é muito paciente, querida e sempre que eu preciso está pronta para me auxiliar e tirar as minhas dúvidas”, garante. “É um desafio gratificante e também um aprendizado”, contrapõe a professora de alfabetização, Claudenir Calegari Ribeiro.

“Quando vi aquela senhora escrevendo em seu caderno, questionando a professora, querendo aprender, pude entender que não há idade para voltar a estudar. Minha curiosidade foi além e ela me contou a sua história. História essa que resolvemos levar ao conhecimento de todos para que sirva de exemplo e para mostrar às pessoas que tem interesse de voltar a estudar, mas tem receio, que não é difícil superar o medo”, relata o coordenador da EJA, Jairto Vitto Junior

“Todos que têm vontade de estudar deveriam voltar. Tenham coragem como eu tive e busquem realizar os seus sonhos. Agradeço às pessoas que estão me ajudando e afirmo que a equipe da Educação de Jovens e Adultos faz um trabalho muito bonito. Um trabalho que tem a função de realizar sonhos, inclusive o meu”, sensibiliza a vovó. O serviço conta atualmente com mais de 150 alunos distribuídos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental. “Toda a equipe desenvolve este trabalho com muito carinho e dedicação”, conclui Junior.