logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Comunidade dá sugestões para mobilidade

Compartilhar:

O Plano de Mobilidade Urbana ainda deverá ser complementado com situações de preservação ambiental. Além disso, haverá a inclusão no projeto para que qualquer alteração após a aprovação seja submetida ao Conselho Municipal de Trânsito. As deliberações foram tomadas em audiência pública no Centro de Eventos da Praça do Imigrante nesta terça-feira, dia 3. A votação ainda caberá à Câmara Municipal. E somente após isso serão abertos então os editais para atender, principalmente, ao transporte coletivo.

O projeto ainda poderá receber recursos dentro de 48h e as correções serão enviadas ao departamento jurídico do Município para análise. "Isso levará de um mês a 45 dias", calcula o secretário municipal de Planejamento, Arnaldo Lodetti Júnior. "Foram mais de dois anos de estudos", lembra o arquiteto responsável técnico pelo estudo, Roberto de Oliveira Cabral. "As propostas contribuirão muito com a mobilidade de nossa cidade", aponta também o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Quase uma centena de ruas estão projetadas para auxiliar a mobilidade urbana de Içara. O tráfego da cidade foi redesenhado com um anel de contorno da região central para cargas pesadas, um anel intermediário para cargas mais leves, além de um sistema binário sob protesto da Associação Empresarial de Içara e a Câmara de Dirigentes Lojistas. As duas entidades entendem que o sistema prejudicará o movimento. Mesmo assim, a possibilidade poderá ser mantida para que a implantação possa ocorrer se for necessária.

No caso da Rodovia Deputado Paulino Búrigo (SC-445), o estudo atual prevê a municipalização para a transformação das atuais pistas em um corredor de ônibus com terminais de integração no Centro e Vila Nova, ciclofaixas, além da construção de pistas duplicadas para cada sentido. O complemento do transporte coletivo deverá incluir ainda estações de transferência no Presidente Vargas e Boa Vista. O terminal rodoviário, por vez, passaria do Centro ao bairro Jardim América, portanto, mas próximo da BR-101.