logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Condição de haitiano gera mobilização

Compartilhar:

Assim como muitos compatriotas, Jean Frantzson, 26 anos, deixou o Haiti há dois anos em busca de oportunidades em solo brasileiro. Em Criciúma, o jovem alcançava êxito, conciliando trabalhos em uma empresa de transportes e uma confecção. Hoje, no entanto, o empenho está voltado a um único objetivo: ter condições físicas de suportar o retorno à terra natal.

Em dezembro passado, o haitiano foi vítima de atropelamento, sofrendo fraturas no fêmur e coluna cervical. Apesar de passar por procedimentos cirúrgicos no Hospital São José, acabou paraplégico. O quadro foi ainda agravado por feridas formadas pelo corpo. Diante das circunstâncias, o haitiano foi encaminhado ao Hospital São Donato, em Içara.

“Ele está uma situação bastante delicada, com quadro depressivo e aceitando pouca comida”, relata o advogado previdenciário do imigrante, Sandro Roberto De Luca. Pelas redes sociais, uma campanha informal já mobiliza mais duas mil pessoas. O intuito é ajudá-lo até que tenha condições físicas de retornar ao Haiti.

“Ele não consegue sentar ainda. Na terça-feira foi feita a primeira tentativa e ele desmaiou. Na segunda tentativa ele conseguiu com extrema dificuldade”, conta Sandro. A alta hospitalar estava prevista para esta sexta-feira. Mas o Município de Criciúma solicitará a permanência no São Donato até que um local e os cuidados adequados sejam viabilizados.

“Estamos, em parceria com o Ministério Público Federal, tentando conseguir junto à embaixada que alguém da família dele venha para cá”, coloca a secretária de Assistência Social, Solange Barp. O imigrante haitiano necessita de fraldas geriátricas (tamanho M), curativos do tipo aquacel e uma cadeira de rodas retrátil. As doações podem ser entregues no escritório Philippi & De Luca Advogados, na Rua Defendi Casagrande, nº 30, em Criciúma.