logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Daniel, um jovem feliz por se tornar padre

Compartilhar:

Aos 27 anos, Daniel Zilli Da Rolt vive a expectativa de tornar-se padre após nove anos de estudos distante de casa. Até ingressar no seminário, em 2008, ele viveu com a família na comunidade de Morro Bonito, em Içara. Por isso, o Santuário Diocesano do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus foi escolhido para acolher a ordenação. A celebração acontecerá às 15h deste próximo sábado, dia 2.

Na comunidade atendida pela Paróquia São Donato, Daniel aprendeu com os pais e avós os valores cristãos. "Minha avó paterna foi uma grande incentivadora da fé: incentivava a ir à igreja e a rezar, dava livro de cantos mesmo que eu ainda não soubesse cantar, mas tinha que acompanhar. Ela nunca expressou isso, nunca deixou claro, mas tenho certeza de que no coração dela, ela já cultivava um neto para, futuramente, ser padre", recorda.

A vocação para o sacerdócio surgiu aos 10 anos de idade, quando se encantou ao ver o seminarista Alexandre Borges animando e tocando violão. Daniel também foi catequista e participou de Grupo de Famílias. Mas o primeiro convite foi feito em 2005 pelo então pároco Marcos Rech numa visita à comunidade. Ele olhou para Daniel e para seu amigo Gabriel Dalmolin – atualmente padre - e ofereceu um estágio vocacional.

"O reitor era o padre Ludgero Feldhaus, que me acolheu muito bem. Fiquei um final de semana no seminário e, para mim, foi um pouco difícil, porque me bateu uma saudade e voltei para casa. No domingo, quando o padre me questionou se eu queria entrar no seminário no ano seguinte, eu disse que não. Padre Ludgero disse que as portas do seminário estariam abertas se eu resolvesse voltar", recorda.

Depois de Daniel ter voltado a trabalhar na roça com os pais, ter conseguido emprego em um supermercado da cidade e vivenciado a experiência do namoro, uma voz voltou a ressoar. "Estava tudo tão bom, mas ao mesmo tempo faltava alguma coisa: havia um vazio existencial dentro de mim que, fui descobrir, de novo, era o chamado, a vontade de entrar no seminário. Conversei com padre Marcos, na metade do ano 2007, e ele conversou com o gerente e com minha família. Deixei tudo de lado e voltei para o seminário em 2008", relembra.

Naquele ano, Daniel estudou no Seminário Propedêutico, em Caravaggio. De 2009 a 2011, esteve no seminário de Filosofia, em Brusque, e de 2013 a 2015, no seminário de Teologia, em Florianópolis. Na Diocese de Criciúma, auxiliou as paróquias Santo Agostinho, de Rio Maina; Nossa Senhora da Natividade, de Cocal do Sul; e Santo Antônio, de Quarta Linha. Já na Diocese de Blumenau, fez pastoral na comunidade Santa Rita, da Paróquia São Pedro, em Gaspar.

"Sempre me chamou a atenção o profeta Jeremias, a simplicidade e a humildade desse jovem, pois quando Deus fala com ele, ele diz que é pequeno, que é criança, que não sabe falar, que não está preparado e Deus diz: Eu vou te capacitar. Por isso escolhi como lema para minha ordenação sacerdotal Eis que ponho minhas palavras em tua boca (Jr 1,9). Porque eu, como sacerdote, quero anunciar a Boa Nova, a palavra de Deus, e não aquilo que eu acho ser verdade - minhas palavras, mas a palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo", explica.