logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Dia de luta contra Aids terá caminhada

Compartilhar:

Uma caminhada pelo “Dia Mundial na Luta contra Aids” será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e o Programa Municipal DST/HIV/Aids e hepatites virais na próxima segunda-feira, dia 1. O evento percorrerá do Paço Municipal até a igreja Matriz São Donato a partir das 19h. Terá ainda uma celebração religiosa com os padres Antonio Vander e Eloir Borges, partilha do bolo e o encerramento com a apresentação do Coral Show Criança Feliz. Neste ano, o evento tem como tema “Aids não tem cura, preconceito tem”.

“Com os testes rápidos de HIV aumentamos de 250 exames mensais para 1.000, pois com este procedimento conseguimos levar os exames às empresas, eventos e ações”, destaca a coordenadora Samira Abdenur. Atualmente, 470 pacientes virais são assistidos na cidade com medicação, controle de imunidade, médicos, nutricionista, psicóloga, enfermeira, técnica de enfermagem e assistência social e ainda participam de grupos de psicoterapia.

“O número de pacientes jovens adultos têm subido significativamente, e o número de mulheres infectadas já o mesmo que o de homens. Na década de 90 estes dados eram 36 homens para uma mulher infectada. Apesar disso, temos muito há comemorar, pois desde que os programas foram efetivados em Içara não tivemos mais casos de crianças infectadas, e isso se dá devido ao controle durante o pré-natal. É um grande passo”, pontua Samira.