logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Horto prepara 7,5 mil mudas para primavera

Compartilhar:

A Primavera é uma das estações mais coloridas do ano. Algumas plantas, inclusive, são específicas dessa época do ano e cultivadas com amor e carinho por quem as aguarda ansiosamente. Há também aquelas que florescem o ano inteiro, mas ganham mais força durante a estação. É o caso da petúnia, sálvia, boca de leão, gazânia, flor de mel e onze horas. Somente no Horto Florestal de Içara foram cultivadas 7,5 mil mudas de flores com três meses de antecedência para embelezar a cidade.

“E todas essas mudas foram distribuídas para diferentes lugares da cidade, todas para repartições públicas. Nós colocamos flores nos trevos para que a entrada da cidade estivesse bem colorida, enviamos para a Prefeitura, escolas e unidades de saúde. Todas já foram distribuídas. Estamos agora com pouca coisa e já nos preparando para o verão”, ressalta a responsável pela produção, Fabiana Felício. Na próxima estação serão cultivadas 15 mil mudas de flores.

“A gente faz a preparação das flores. Este ano compramos, mas já estamos trabalhando para semear e cultivar aqui mesmo. Ou seja, queremos comprar as mudinhas e replantar”, explica a bióloga responsável pelo Horto Florestal, Tânia Vitche. “Têm flores que precisam do calor para desabrochar. E como o frio daqui é bastante drástico, elas não conseguem sobreviver durante o inverno. Por isso, geralmente, a primavera é muito mais florida, colorida e, com certeza, uma das estações mais bonitas do ano”, ressalta.

“A partir do dia 15 de outubro nós já estaremos nos preparando para o verão. É assim que fazemos durante todo o ano. As flores são entregues para as repartições públicas mediante autorização da Fundai. Então quem quiser alguma planta, precisa ir até a Fundação do Meio Ambiente de Içara”, assinala Fabiana. “Queremos transformar o Horto Florestal em um jardim modelo onde as pessoas passem e reconheçam que aqui fica o Horto e que ele está sempre lindo e florido. Além disso, queremos cultivar plantas medicinais, frutíferas, etc”, finaliza Tânia.