logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Igreja da Misericórdia recebe primeira missa

Compartilhar:

Além da Matriz São Donato, a praça central da cidade tem a Igreja da Misericórdia a partir deste domingo, dia 21. A reabertura foi realizada após 31 anos do espaço sob o domínio do Município e, propositalmente, na data de aniversário da fundação da paróquia. Segundo o pároco Antônio Vander da Silva, a reabertura foi apenas o primeiro passo. “Restauramos por fora. Mas por dentro ainda não”, lembra. “Essa igreja será da misericórdia até que a primeira imagem da cidade venha habitar aqui pela unificação das famílias”, complementa.



O padroeiro que já fez parte do altar ocupa atualmente a capela do Hospital São Donato após a disputa pela imagem de São Donato rivalizar famílias içarenses por mais de 50 anos. A briga era de religiosos que haviam construído duas capelas para apenas um santo. Em 1945, uma missa chegou a ser iniciada com a intenção de marcar a paz. Entretanto, um dos grupos aproveitou o evento e furtou a estátua. A exibição pública voltou a ocorrer somente em 7 de agosto de 1970 na inauguração do hospital.

Segundo Antônio Vander, o assunto é delicado. Tanto que na última vez que a imagem ficou na igrejinha neste ano houve tensão pelo retorno. “Tem família que prometeu não entrar mais na igreja por causa desta rivalidade constituída no passado”, lamenta. A manutenção do templo também já foi motivo de briga. Para evitar a destruição acabou repassada para a Prefeitura. E desde maio de 1986 a construção decorada pelas pinturas de Pedro Cechet e apadrinhada por famílias da cidade abrigava então a Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.

Confira mais 17 imagens
Lucas Lemos
Lucas Lemos
Lucas Lemos