logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Últimos preparativos para Festival de Dança

Compartilhar:

Nos dias 5 e 6 de outubro, o Complexo Esportivo João Ramos Roussenq será palco da 10ª edição do Festival de Dança de Içara, realizado pela Administração Municipal em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura. Conforme a coordenadora pedagógica da pasta Idenair Vieira, o objetivo principal do evento, que terá o tema livre é promover a dança, “desenvolvendo a expressão dos alunos em ritmos e habilidades”, referindo-se a aproximadamente 793 alunos, divididos em 13 centros de educação infantil (CEI) e 14 de escolas municipais. O critério da escolha é realizado através de sorteios.

“Geralmente as escolas folgam um ano e se apresentam em outro. Não podemos abusar, até porque já existem projetos paralelos. Mas de forma geral, os alunos gostam muito de participar”, enfatiza, afirmando que houve alteração na data. “No passado foi realizado em novembro, mas como foi muito quente, optamos por realizar em setembro, em que as noites são mais agradáveis”, explica.

De acordo com a diretora do CEI Algodão Doce, Edilaine Madeira Soratto, os ensaios com os 25 alunos de três a seis anos que vão participar estão acontecendo há mais de um mês. “O nosso tema é atividade física, então faremos como se fosse uma academia. Apesar de haver certa dificuldade com o conjunto, na parte individual todos vão bem”, revela, afirmando que os ensaios são realizados três vezes por semana nas aulas de educação física, com duração de 45 minutos.

Já na Escola Quintino Rizzieri, o tema abordado é o cinema, com a coreografia inspirada em Marilyn Monroe. “No total são 50 alunos de 5ª à 8ª, divididos em 25 casais, que representarão a história dela”, relata a diretora Jaqueline dos Santos, acrescentando que os ensaios são diários. “Como a dança já é trabalhada em educação física, há um empenho dos alunos, que gostam de participar”, finaliza Jaqueline. A escolhida para viver a personagem foi a aluna Natália Borges da Silva de 13 anos, estudante da 8ª série, que há seis anos pratica o balé. “Fui escolhida devido à expressão corporal. Já participei das outras apresentações, mas todo ano é diferente”, diz, revelando estar um pouco nervosa, devido ao grande público que estará presente.

A abertura e o encerramento do festival ficarão a cargo da Casa da Cultura, com apresentações de balé e de street dance. “O grupo de balé será subdividido em dois: um fará a abertura do dia 5 e outro irá se apresentar como a nona atração, totalizando 90 crianças. Já o street dance será o responsável pelo dia 30, com a participação de 20 alunos”, conta a coordenadora de museus, Sanete Monteiro Dagostim. As apresentações terão início às 19h30min. No primeiro dia, haverá um número estrelado pela Casa da Cultura e posteriormente as crianças das escolas. Já na quinta-feira, dia 30, será a vez dos CEIs.