logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Mulheres são chamadas à prevenção

Compartilhar:

Conforme a oncologista Juliana Lorenzoni Altoff, uma a cada nove mulheres terá câncer. Somente em 2013 foram detectados 52,680 novos casos na mama. “Santa Catarina é o estado com mais prevalência de câncer. Por isso a importância da luta”, enaltece. O alerta foi dado na abertura do Outubro Rosa em Içara nesta quarta-feira, dia 1. A palestra ocorreu no salão da Paróquia São Donato para difundir a prevenção. O evento ainda contou com depoimentos de mulheres que venceram a doença, mostra com os alunos das oficinas da Fundação Cultural e sorteio de brindes.

“O câncer de mama é o que mais mata mulheres no mundo”, lembra a secretária interina de Saúde, Glícia Pagnan. Em Içara, o exame de mamografia e o preventivo de colo uterino podem ser requisitados nas unidades de saúde. Os postos também ampliarão o atendimento nas quintas-feiras até às 20h. Além disso, serão distribuídos 1,5 mil kits para unhas entre as mulheres que optarem pela prevenção. A campanha na cidade envolve também a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Associação Amigas do Peito de Içara, Câmara Municipal, Fundação Assistencial de Içara e a Câmara de Dirigentes Lojistas.

“A Rede Feminina de Combate ao Câncer trabalha voluntariamente e exaustivamente ao combate e enfrentamento desta patologia, assim como os profissionais da Secretaria de Saúde para evitar que mais pessoas sofram. Cada um também deve levar a mensagem”, coloca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. “A prevenção é fundamental”, enaltece o vice Sandro Giassi Serafin. A programação continuará ainda até o dia 30. O encerramento será com um show na Praça da Matriz com Elton e Everton, além de Diego Guerra.