logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Município agiliza cirurgias de catarata

Compartilhar:

“A catarata vai tampando a vista e você vai tendo problemas para enxergar. E por causa desse problema encontro muitas dificuldades para realizar certas atividades, como ler”. Assim resume Inácia dos Santos até ser operada. A moradora do bairro Presidente Vargas passou pela primeira intervenção em maio e a segunda em julho. Ambas no Hospital São Donato. “Levou menos de dois meses entre o encaminhamento e a primeira cirurgia”, revela.

“As pessoas aguardam em torno de 30 a 40 dias entre a realização do exame até realizar a cirurgia”, ressalta a integrante da equipe de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de Içara, Giselle Ramos. “Muito se depende da realização dos exames por parte dos pacientes. Se eles demoram, então os demais procedimentos acabam levando um tempo um pouco maior. Mas assim que os exames são realizados o tempo é muito mais rápido”, informa.

Conforme informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde, uma cirurgia de catarata feita de forma particular custa em média R$ 3,5 mil em cada olho. No caso de Inácia, tudo saiu gratuito. “Se fosse fazer pelo particular, eu não teria condições de fazer. Para pagar a primeira consulta já foi difícil, imagina pagar a cirurgia inteira, ainda mais sendo dos dois olhos”, declara.