logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Rio Içara invade ruas do Centro

Compartilhar:

A previsão de chuva não era novidade. E, mesmo assim, nada foi feito para ampliar a capacidade de escoamento do Rio Içara. Sem ter para onde ir, a água invadiu as ruas e está a poucos centímetros de entrar nas casas. Este domingo, dia 26, promete ser de alerta e preocupação. A chuva deve parar somente na próxima segunda-feira, dia 27.

Essa é a situação de alguns moradores próximos do Posto Serafim, no Centro de Içara. Nesse ponto, o rio passa por baixo da Rua Sete de Setembro. Mas, a tubulação não é suficiente.

Se comparado ao nível normal do afluente, a água já fez o rio subir cerca de dois metros. Mas, na pista a cobertura chega, por enquanto, a no máximo 15cm. As únicas exceções são os terrenos mais baixos que a estrada. Nestes casos, alguns moradores ficaram ilhados.


Qual seria a solução?

No mesmo rio, a cerca de 100m de onde está alagado, o afluente ainda está cerca de 40cm abaixo da capacidade máxima. Para evitar o alagamento, a passagem por baixo da Rua Sete de Setembro deveria corresponder ao mesmo espaço do restante do rio. Este foi o procedimento realizado, neste ano, na Rua Anita Garibaldi.

Outro problema do Rio Içara está na cobertura de concreto. Em alguns casos, há prédios e comércio sobre o afluente. O estacionamento da Casa do Rock é um exemplo. Em caso de entupimento, não há como verificar a origem do problema e, por isso, as chances de enchentes aumentam.