logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

SUS terá vacina contra esquistossomose

Compartilhar:

A primeira vacina contra a esquistossomose estará pronta em 2020. Após 30 anos de estudos, a Fundação Oswaldo Cruz anunciou a produção em larga escala e distribuição da vacina da SM14 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A expectativa é que o custo seja de US$ 1 a dose. Atualmente, a doença afeta mais de 200 milhões de pessoas em todo mundo.

“Junto com a malária, essa doença é um dos maiores problemas globais que atingem populações negligenciadas. Hoje cerca de 800 milhões de pessoas estão sob risco de ter esquistossomose e a vacina é um atalho para reduzir essa transmissão de maneira eficaz do ponto de vista do custo também”, coloca o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha. A doença tem áreas endêmicas em mais de 70 países.

O parasita que transmite esquistossomose vive nas veias de drenagem do trato urinário e dos intestinos. A pessoa infectada pode desenvolver uma erupção cutânea ou coceira no local em que o parasita penetrou na pele. A maioria das pessoas, no entanto, não tem sintomas na fase inicial da infecção. De um a dois meses após a infecção, quando o parasita atinge o sangue e "viaja" por dele, a pessoa pode sentir febre, calafrios, tosse e dores musculares.