logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Associação alerta falhas na Black Friday

Compartilhar:

Dificuldades no acesso de sites, na finalização da compra, exigência de cadastro anterior, prazo de entrega demorado e descontos abaixo do anunciado foram algumas das dificuldades enfrentadas pelos consumidores no Black Friday. O ponto positivo é que os abusos nos preços de anos anteriores em que a promoção chegou a ser apelidada de Black Fraude não foram repetidos. A fiscalização foi desencadeada pela Proteste nesta sexta-feira, dia 28.

Na compra de um smartphone na Fast Shop, o prazo de entrega é de até 17 dias para o Rio de Janeiro. Para as compras realizadas após as 20h, aumenta para 18 dias. O Submarino aponta 11 dias para entrega de um notebook. Um celular nas Casas Bahia chega a 20 dias úteis. No Walmart, o prazo aparece apenas depois um cadastro. Além disso, não foi possível finalizar a compra. Quem tentou as lojas Americanas não conseguiu abrir o site.

Em compra pela Internet, o consumidor tem até sete dias para cancelar, mesmo que o produto não apresente qualquer defeito. O prazo da desistência é contado a partir da data da entrega e é importante formalizar por escrito o cancelamento da compra. Inicialmente, o consumidor deve entrar em contato com a loja que vendeu o produto, por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e tentar a solução direta do problema. Mas não deve deixar de procurar uma entidade de defesa do consumidor se for lesado.