logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Dez itens indispensáveis na lista de compras

Compartilhar:

A elaboração da primeira lista de compras no mercado deve equilibrar o costume alimentar de quem mora junto. Segundo a Chef Natália Santos, a primeira coisa a se fazer é decidir também se as compras serão feitas mensalmente, quinzenalmente ou por semana para calcular a quantidade de cada alimento que deve ser comprada.

Em segundo lugar, o segredo é comprar produtos versáteis, que podem ser utilizados para doces e salgados. “Itens como ovo, leite, amido de milho e farinha de trigo não podem faltar na prateleira, já que podem ser utilizados para inúmeros pratos e nunca vão te deixar na mão”, explica a nutricionista. Confira 10 itens listados por ela:

Amido de milho: Para preparar molhos, dissolva 1 colher (sopa) de amido de milho em 1 xícara (chá) de liquido frio (exemplo: leite, água, caldos), adicione à preparação e leve ao fogo mexendo sempre até encorpar. E para deixar seu bolo muito fofinho, para cada 2 xícaras de farinha de trigo, troque meia xícara por amido de milho.

Laticínios: Os leites e seus derivados são ótimas opções para o preparo de muitas receitas, como sanduiches, pratos principais, entradas e sobremesas. São ingredientes indispensáveis na geladeira e na despensa. Aproveite para preparar aquela sobremesa que você adora com leite, queijos e outros laticínios! Cheesecake, pavê ou pudim deixam o fim de semana mais saboroso.

Ovos: Além de ser uma ótima fonte de proteína, o ovo é um alimento versátil e pode ser usado em receitas para todas as refeições. No café da manhã, ovos mexidos são uma ótima opção para começar o dia. No almoço, omelete é simples e prático para quem leva uma vida agitada. Para fechar a noite, alguns ovos cozidos acompanham a salada no jantar.

Farinha de Trigo: É um alimento base de várias receitas e possui diversas formas de aplicações na hora de cozinhar. Pode ser usado na preparação de pratos salgados para o café da tarde, como pães e quiches e, também, em pratos doces para a sobremesa, como bolos e tortas.

Frutas: Ricas em vitaminas, minerais e fibras importantes para o organismo, são ótimas opções na preparação de receitas. Se você é do tipo que adora se deliciar com uma sobremesa depois do almoço ou do jantar, tenha sempre sua fruteira cheia! As frutas rendem pratos incríveis.

Hortaliças e legumes: São alimentos conhecidos por serem de baixo valor calórico e ricos em outros nutrientes por isso são indispensáveis numa alimentação equilibrada. Versáteis, hortaliças e legumes podem ser utilizados em praticamente todos os tipos de pratos e refeições, como as tradicionais saladas e sopas, até pizzas e tortinhas.

Pães integrais: Rico em fibras e outros nutrientes, o pão integral é um excelente aliado no bom funcionamento do intestino. São uma boa opção para começar o dia e para o lanche da tarde na forma de torradas e brusquetas. Além disso, podem ser preparados em casa e toda família pode aproveitar!

Arroz integral: Este alimento possui mais nutrientes para o corpo do que o arroz branco, como as fibras. Para aquele almoço de domingo mais leve e saboroso, o arroz integral é ótimo para acompanhar uma deliciosa carne assada com legumes f!

Açúcar mascavo ou demerara: São menos refinados que o branco, ou seja, são versões mais integral dos cristais de açúcar da cana e, por isso, preservam mais vitaminas e minerais. Saborosos, são ótimos para serem usados naquele bolo gostoso no fim de semana, aquela sobremesa preferida e adoçar o amargo do café.

Proteínas magras: Peixes e aves, por exemplo, são ótimas opções de proteínas para variar o cardápio. A versatilidade destes dois tipos de carne é enorme e podem ser usadas em muitos dos pratos preparados no almoço e jantar em família.