logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

GNV sofre queda de 13% no preço

Compartilhar:

O reflexo da solicitação da SCGÁS e da decisão da agência reguladora estadual para a redução tarifária chegou aos motoristas com a queda de 13% no preço do Gás Natural Veicular. Ao menos nove postos no estado já praticam valores abaixo de R$ 2,10 por m³. E a tendência é que até o fim do mês mais estabelecimentos reduzam o preço. Somente em Içara são 1,8 mil veículos com GNV. É a terceira cidade em veículos adaptados na região Sul do estado.

Além da economia, o GNV também tem outras vantagens. Por ser um combustível seco, não gera resíduos de carbono na parte interna do motor, aumentando a vida útil e o intervalo de trocas de óleo. Também há a questão da segurança, pois possui sistema de armazenamento e compressão com válvulas de segurança que se fecham no caso de algum rompimento. Além disso, não pode ser adulterado.

Para utilizar o gás natural veicular o motorista precisa investir na instalação do cilindro. O kit de 5ª geração (o mais moderno do mercado), com injeção eletrônica que controla a queima do motor e aumenta a potência, tem custo aproximado de R$ 4,5 mil. Levando em conta a economia gerada, o consumidor leva cerca de nove meses para recuperar o investimento. Segundo o Inmetro, em Santa Catarina há 52 instaladoras credenciadas.

“O GNV sempre apresentou economia real aos usuários e continua sendo a alternativa mais viável para pessoas e empresas que buscam otimizar seus custos relacionados a deslocamentos e logística, principalmente na conjuntura econômica atual. Além disso, o GNV também polui muito menos quando comparado com os demais combustíveis”, destaca o coordenador Automotivo da SCGÁS, Ronaldo Lopes.