logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Içara abre ciclo de conscientização

Compartilhar:

Içara abriu o 8º Ciclo de Conscientização do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco nesta terça-feira, dia 28. O evento no auditório São Donato apresentou sobre saúde e segurança do produtor, além da proteção da criança e do adolescente, para aproximadamente 450 pessoas. O tom mais lúdico ficou por conta da peça teatral Rádio Fascinação com o Grupo Espaço Camarim. Os temas abordados atendem aos acordos com o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul e de Brasília. Desde 2009 foram mais de 18 mil participantes.

"Conscientizar-se sobre a importância destes temas é bom para o negócio e para a manutenção do Brasil como o maior exportador mundial de tabaco, mas também de interesse máximo do produtor, pois estamos falando da sua própria saúde e da proteção dos seus respectivos filhos", afirma o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke. As atividades acontecerão também em Boqueirão do Leão (RS) no dia 5; Jaguari (RS) no dia 7; Ipiranga (PR) no dia 19; Mafra (SC) no dia 20 e Quitandinha (PR) no dia 21.

O setor é o único que exige o comprovante de matrícula dos filhos dos agricultores em idade escolar e o atestado de frequência para a renovação do contrato comercial entre empresas e produtores do sistema integrado. "Se os pais ensinam a atividade, não é trabalho infantil; mas se o trabalho da criança ou adolescente é necessário sempre, privando-a de educação ou de momentos de lazer; isso se caracteriza exploração de mão de obra infantil", esclarece o advogado, aposentado da Procuradoria do Trabalho, Dr. Veloir Dirceu Fürst.

Içara é o 5º maior município produtor de tabaco de Santa Catarina e o 21º na Região Sul do país. Na safra 2014/15, foram colhidas mais de 8 mil toneladas do produto. O Brasil, por vez, é o maior exportador em folha do mundo desde 1993. Em 2015, o produto representou 1,14% do total das exportações brasileiras com US$ 2,2 bilhões embarcados para 97 países. No ranking mundial de produção de tabaco, o país fica atrás somente da China. Na última safra, foram produzidas 692 mil toneladas e gerados R$ 5 bilhões aos 154 mil produtores integrados.

Conheça as principais orientações do Sinditabaco

• Somente utilizar agrotóxicos registrados, de acordo com a receita agronômica;
• Manter o pulverizador em perfeitas condições de uso e sem vazamentos;
• Durante o manuseio e aplicação de agrotóxicos, sempre utilizar o EPI;
• Não permitir a aplicação de agrotóxicos por menores de 18 anos, idosos e gestantes;
• Armazenar os agrotóxicos em armário feito de material resistente, chaveado e destinado somente para esse fim, com acesso restrito a trabalhadores orientados a manuseá-los;
• Não reutilizar embalagens vazias de agrotóxicos para qualquer fim;
• Realizar a tríplice lavagem da embalagem vazia de agrotóxico, utilizando o EPI;
• Sinalizar áreas récem-tratadas com agrotóxicos com placa específica para este fim;
• Usar sempre luvas impermeáveis e vestimenta específica para a colheita;
• Evitar colher o tabaco quando as folhas estiverem molhadas pela chuva ou orvalho;
• Dar preferência aos horários menos quentes do dia para a colheita do tabaco;
• Além do momento da colheita, o produtor deve ficar atento durante o desponte, o carregamento e a cura/secagem das folhas.