logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

País precisa usar mais energia eólica e solar

Compartilhar:

O Brasil tem necessidade de mais planejamento e regularidade nas contratações de energia com fontes renováveis, além de leilões anuais para estes modos de geração de energia. O diagnóstico é da organização não governamental WWF-Brasil. “Uma política de nacionalização para o desenvolvimento tecnológico incentivaria a geração de empregos e reduziria custos”, informa ainda a publicação.

Segundo a pesquisa, o país tem oscilado entre períodos de pouca e muita contratação de projetos eólicos, o que causa impacto negativo em toda a cadeia produtiva do setor. Mudanças e descontinuidade de políticas e medidas de incentivo acabam por afugentar investidores. “É necessária uma consolidação da política de desoneração tributária em toda a cadeia produtiva e garantir a estabilidade regulatória”, recomenda o estudo.

O documento sugere, ainda, incentivos fiscais e tributários e linhas de financiamento para aquisição de sistemas fotovoltaicos para pessoas físicas e empresas. “Hoje em dia, o investimento que você faz no sistema fotovoltaico, que dura 25 a 30 anos, vai ter um retorno, talvez, em menos de dez anos, se você usar o dinheiro da conta de luz para pagar o sistema”, destaca o coordenador de Mudanças Climáticas e Energia do WWF-Brasil, André Costa Nahur.