logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Sindicatos reivindicam licença maior

Compartilhar:

Nos 100 anos do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, os 11 sindicatos filiados a Central Única dos Trabalhadores da região (CUT) fazem mobilização para que a ampliação da licença-maternidade de 180 dias se torne lei. O ato político inicia às 13h na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, com coleta de assinaturas para pressionar a votação da Emenda Constitucional 38/2007 da Deputada Rita Camata (PSDB-ES) na Câmara dos Deputados ainda esse semestre. A Emenda foi aprovada na Comissão Especial.

Segundo a Diretora do Sindicato dos Bancários, Rosiane Bento da Silva, na lei que vigora hoje, para as mulheres terem acesso a esse direito, a empresa deve aderir ao Programa Empresa Cidadã, sendo favorecida no abatimento do imposto de renda. Mas não são todas que podem participar. “Existem outros critérios nessa Lei - como o tipo de produção e porte da empresa –que acaba limitando as gestantes”, explica.

O evento pretende ainda refletir a luta história das mulheres e o impacto da possibilidade da redução da jornada para 40 horas na vida da mulher trabalhadora. No mesmo dia, os diretores do Sindicato dos Bancários entregarão rosas para as 400 bancárias nas agências dos nove municípios da região.