logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

A conexão caiu? Pode ser interferência

Compartilhar:

Seja para trabalho ou lazer, através do computador, celular ou tablet. Não importa, a grande maioria das pessoas fica boa parte do dia ligada no mundo virtual. Mas, para isso, é preciso ter uma boa conexão. E um dos sistemas disponíveis no mercado é feito via rádio. Funciona através de uma antena que capta os sinais diretamente de uma torre principal instalada estrategicamente em algum ponto alto.

Em alguns casos, no entanto, esse sistema pode sofrer interferência de sinal e precisa ser alterado. O proprietário da InfinitNet, de Içara, Rock Carvalho, explica que é importante que o campo de alcance seja livre para que o problema de queda não ocorra. “Quando instalamos a antena, fazemos um levantamento de dados para saber se o local está dentro de um espectro livre. (sem muitos prédios, árvores, etc...) Além disso, outra antena instalada em um ponto diferente pode interferir diretamente na emissão de sinais realizada por determinado provedor. Até a posição interfere”, ressalta.

“Precisamos levantar os dados e partir para uma troca de equipamento ou troca de frequência. No equipamento 2.4 existem 14 canais que podem ser usados para fazer o monitoramento dessa frequência. Se em uma determinada região eu tenho uma antena e tenho três concorrentes no mesmo local, chega uma hora que a 2.4 não suporta mais, preciso migrar para 5.8”, assinala. “A mudança é como se a 2.4 fosse uma AM e a 5.8 uma FM. Então a escala de uma frequência não se cruza. Não quer dizer que não exista a possibilidade de haver uma outra interferência na nova escala”, completa.

“Hoje se consegue espaço no mercado pelo diferencial. Vemos muitas pessoas reclamarem do sinal ruim de Internet e terem que esperar dias para receber o suporte. Nós apostamos na qualidade e praticidade. Geralmente explicamos para o usuário não mexer, nem entender o que acontece. Pode ser essa questão da interferência e nisso só os técnicos podem ajudar. Assim que somos contatados, vamos imediatamente prestar o serviços de ajustes”, comenta. A antena em sistema de concordatas custa R$ 300. Depois é só escolher o plano de conexão.