logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Região

Anac autoriza operação em Jaguaruna

Compartilhar:

A publicação que a região Sul do Estado esperava há pelo menos dez anos nesta última quarta-feira, dia 2. O Diário Oficial da União trouxe a portaria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com a homologação do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. O segundo passo foi o Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) publicar o “Notam” (Notice to Airmen – aviso aos navegantes) para receber pousos e decolagens. Enquanto lideranças comemoram a conquista, a empresa responsável pela administração do aeroporto reinicia agora as tratativas em busca dos voos comerciais.

“A fase agora é de captação das companhias. As negociações estavam paradas, porque não tínhamos prazo para a entrada em operação, mas já havíamos conversado com a Avianca, Azul, Gol e TAM, e com essas duas últimas vínhamos mantendo contato periodicamente”, conta o gerente de operações da RDL Aeroportos, que administra o Regional Sul, Fernando Linhares de Castro. “Queremos trazê-los o quanto antes, mas não dá para ter ideia do tempo que isso vai levar, porque depende das companhias. São elas que vão definir também os destinos. Inicialmente, prevemos que sejam Porto Alegre e São Paulo. Com a demanda, deve se expandir para Paraná, Rio de Janeiro, Brasília”, cita.

Fernando explica que futuramente a pista terá condições de receber aeronaves no padrão do Boeing 767. Entretanto, no momento comporta aviões com capacidade para até 200 assentos, como o Boeing 737-700 e o Air Bus A-320. Ele estima que o aeródromo comportará até 12 voos diários, atendendo de 90 a 100 mil passageiros/ano nos primeiros 12 meses de operação. “Depois, a meta é ir aumentando de forma regular e sustentável, chegando aos 800 mil em seis anos”, aponta.

Até a chegada das companhias comerciais, entretanto, o aeroporto será utilizado para pouso e decolagem de aeronaves públicas, voos de instrução, da Aeronáutica, executivos, experimentais e privados. A entrada em operação será oficializada amanhã, quando devem aterrissar duas aeronaves vindas da capital catarinense, trazendo a comitiva do governador Raimundo Colombo e do secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, para um ato público no local.

Iniciado em 2006, o Aeroporto de Jaguaruna estava concluído desde o ano passado. Com recursos dos governos Federal e Estadual, os investimentos passaram de R$ 60 milhões, na construção da pista, terminal, acesso à BR-101 e instalação de equipamentos de navegação. "É uma nova etapa para o Sul de Santa Catarina. Um grande momento e uma arrancada forte para o desenvolvimento da região. Estou muito feliz com a entrega de mais esta obra porque sei da importância do aeroporto para o Sul”, coloca o governador Raimundo Colombo.