logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Aprendizado para evoluir na apicultura

Compartilhar:

Mesmo com mais de três décadas de experiência na criação de abelhas, o apicultor Almir de Oliveira busca sempre se atualizar conhecendo as novas técnicas para a produção do mel. A paixão pelo produto vai além da razão comercial. Oliveira é o proprietário de um museu itinerante, exclusivamente voltado para a criação de abelhas e extração do mel. “Em 1970 eu ganhei a minha primeira caixa de produção, ai continuei até hoje”, resume.

Natural de Mafra, região Norte do Estado, ele é um dos participantes do 1º Simpósio Nacional de Apicultura Orgânica e 31º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores que inicia nesta quinta-feira e segue até sábado em Içara. “Cada evento é um salto grande, hoje o número de empresas participantes é muito maior, a evolução foi muito rápida; nos últimos dez anos o crescimento foi de 50%”, considera.

O encontro, organizado pela Federação das Associações dos Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC), Associação dos Apicultores de Içara (API), Governo Municipal e Epagri envolve exposição, além de palestras, minicursos e apresentação de tecnologias para o segmento. “É um evento de nível nacional, atraindo apicultores de todo o Brasil”, explica o presidente da Faasc, Nésio Fernandes. “Vamos trazer as novas tecnologias para o público, é uma oportunidade para todos os apicultores conhecerem”, frisa.

Mais de 400 produtores já confirmaram presença no evento. A estimativa da organização é que mil pessoas estejam presentes durante os três dias de encontro. O prestígio de Içara como a Capital Nacional do Mel permitiu que o encontro estadual fosse realizado pela terceira vez no município. “Nos 30 encontros anteriores nenhuma cidade havia sediado mais de uma vez, em Içara já foi em 1998 e 2002”, lembra o presidente da Associação de Apicultores de Içara, Agenor Castagna. “Tenho certeza que esse será o maior evento já realizado, esse grande número de participantes é inédito”, enaltece.