logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Arlete Lodetti simula minimercado em aula

Compartilhar:

Os alunos do primeiro e terceiro ano da Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti montaram um minimercado em sala de aula. A estratégia foi utilizada para aprofundar, sistematizar e ampliar o conhecimento sobre o sistema monetário brasileiro, além de incentivar o cálculo matemático. Os estudantes foram divididos entre clientes, vendedores e caixas.

“Foi uma experiência muito gostosa, pois todos aprenderam de uma maneira diferente. E o mais importante, unimos as turmas. Percebemos também que as crianças se divertiram carregando a lista de compras e a cestinha para as mercadorias. O comentário deles era de que parecia uma brincadeira em família no mercado”, enaltece a professora Gislaine Rodrigues.

“Eles puderam utilizar outros meios para fazerem os cálculos: risquinhos, os dedos e a até a calculadora, que despertou um grande interesse, pois muitos não sabiam utilizá-la”, explica. Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental no Município, Gerusa Bolsoni, a ideia surgiu na capacitação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. “É importante saber que o curso que iniciou em maio já está rendendo frutos com resultados bastante positivos”, pontua.