logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Câncer de mama é o segundo mais comum

Compartilhar:

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente neste ano, no Brasil, são esperados 500 mil novos casos de câncer. O número é assustador. Mas as pessoas devem ter consciência de que existe possibilidade de cura se a doença for detectada cedo.
O que muitos não sabem é que existem programas do Governo Federal para auxiliar na descoberta. O principal objetivo é permitir o rastreamento e monitoramento da doença no país. O Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama, por exemplo, realiza esses trabalhos desde 2009.

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. Mas, quando se fala da doença, muitos ainda têm medo e acabam não se cuidando. A Coordenadora do Centro de Atendimento a Saúde da Mulher de Içara (Casmi), Marisleta Paz Meinert, conta que de 2009 a 2010, 5,7 mil mamografias foram solicitadas. Porém, apenas 5 mil acabaram efetuadas. “Ao observar os números vimos que 700 exames deixaram de ser feitos. Infelizmente há uma falta de comprometimento com a saúde da mulher”, destaca.

Para ela, dois fatores contribuem para que isso ocorra em Içara. O primeiro está relacionado com o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). E o segundo é o medo de achar a doença. “Muitas se assustam em descobrir que tem algo que pode ser diagnosticado com câncer”, comenta Maristela.

Com o intuito de conscientizar, durante o mês de abril, ações serão desenvolvidas em todo o município. “Ainda não está tudo definido, mas queremos realizar palestras e talvez fazer uma passeata”, informa. As ações devem iniciar nesta quinta-feira, dia 8, no Dia Mundial de Combate ao Câncer, e encerrar no dia 29, quando a data é lembrada em todo o país.

COMO PREVENIR – Evite bebidas alcoólicas, excesso de peso, alimentos ricos em gordura animal e a primeira gravidez após os 30 anos. Coma alimentos ricos em vitamina A. Evite a primeira gravidez após os 30 anos. Use hormônios apenas com acompanhamento médico. E, faça exercício físico regularmente.

SINAIS DO CÂNCER - Nódulo na mama; Deformação ou alteração no contorno natural da mama; Retração ou desvio do mamilo; Saliência ou reentrância da pele da mama; Eczema em torno do mamilo ou da aréola; Perda do sangue ou derrame pelo mamilo; E, caroço duro na axila.


Outros destaques da edição 66 do Jornal A Cidade:

» POLÍTICA: Aumento no número de vereadores de Içara é articulado

» EDUCAÇÃO: Professores buscam melhores condições de trabalho