logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Conae reúne Içara e Rincão em conferência

Compartilhar:

Içara e Rincão ampliaram as discussões para a Conferência Nacional de Educação nesta terça-feira, dia 28. As duas cidades debateram em conjunto dois eixos. A escolha foi pela Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos, além da Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. O debate será completado ainda por uma etapa regional em julho com 15 delegados de cada município para ser levado então até a fase estadual e a construção do Plano Nacional de Educação.

“Por meio da Conae municipal, onde se realizou uma discussão profunda envolvendo todos os segmentos da educação de Içara e Rincão, se buscou propostas para serem levantadas na etapa estadual e depois nacional. O projeto nacional será construído com base vinda diretamente das escolas. Quando a comunidade participa os projetos tem um rumo certo”, diz o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Antonio de Mello.

“São dois importantes eixos discutidos, sendo que o primeiro se refere à inclusão. Avançamos muito, mas muito temos que caminhar e o professor possui o papel fundamental na discussão dos direitos humanos. É preciso quebrar as diferenças, os preconceitos. E é na escola que isso começa”, aponta o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon. “A educação é a solução do país. Por meio da construção popular é que podemos levar as melhores propostas do nosso município para o Conae Estadual e Nacional”, diz o vice Sandro Giassi Serafim.

“A primeira conferência no nosso país aconteceu em 1941 (...) e assim muitas foram sendo realizadas. Hoje estamos realizando a primeira intermunicipal. É um importante acontecimento na vida democrática do país. Aqui serão realizadas discussões, debates e deliberações – propostas da comunidade visando a implementação do Plano Nacional de Educação”, relembra a coordenadora do Fórum Municipal da Educação, Edna da Silva Freitas. O início dos debates ocorreu com o “Dia do Conae na Escola” em 77 instituições de ensino da rede estadual, municipal e particular.

“O Balneário Rincão está caminhando, sendo construído. Acredito que a realização da conferência é mais importante para o nosso município do que para outras cidades. É por meio dela que vamos construir o Plano Municipal de Educação”, enfatiza o prefeito do Rincão Décio Góes. O evento teve a participação ainda do coral Vozes do Mar; do cantor e aluno do Naes Gian Carlos Gonçalves, o palestrante Airton Gonçalves e a secretária de Educação do Rincão, Maria Canever da Silva.