logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Ganeses conquistam espaço no mercado

Compartilhar:

A imigração de ganeses ao Sul de Santa Catarina começa a ser percebida também em Içara. Pelo menos quatro africanos são acompanhados atualmente pelo Município. E podem surgir ainda mais com a prospecção de novas empresas para a cidade e a divulgação constante das oportunidades de negócios que serão geradas. “O primeiro grupo está no Loteamento Antônio Lima. Todos trabalham. Acredito que muitos outros ainda virão”, coloca a secretária de Assistência Social, Juci Fernandes.

“Na segunda-feira haverá um fórum regional sobre esta imigração. São mais de 600. Em Cocal do Sul já houve óbito de um haitiano. A preocupação é com a assistência social, educação e ainda estrutura. Eles não falam nada do nosso idioma e também não entendem o que a gente fala. Alguns pretendem trazer a família após verem que a cidade e o salário é bom. A discussão envolverá várias instituições e municípios”, coloca.

“A vinda dos ganeses não está relacionada aos investimentos novos na cidade. Eles vêm para São Paulo e são distribuídos para alguns estados. Onde conseguem emprego, ficam. Mas temos que estar atentos já que nos apresentamos muito atrativos. Vamos aprimorar os mecanismos que funcionam em rede para esta vigilância, como por exemplo, as agentes de saúde e o Conselho Tutelar”, aponta o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

“Todos estão legalizados e também em habitação alugada. Não estão em situação de negligência. O tratamento é o mesmo que teriam cidadãos de qualquer outra parte do Brasil que venham habitar a cidade”, aponta a assistente social do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, Daniela Militão. “Eles foram empregados em uma ação entre amigos local. A nossa observação agora é quanto ao tempo que poderão ficar no país”, completa o educador social, José Fernandes.