logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Hospital projeta crescimento com Içara

Compartilhar:

A retomada das negociações para implantação da Unidade de Terapia Intensiva no Hospital São Donato é apenas uma ponta dos projetos buscados pela instituição filantrópica içarense. Devido a perspectiva de investimento bilionários na cidade e a oferta de centenas de vagas de trabalho, a cidade deverá ter incremento na população. E com isso exigirá também novos serviços de saúde, principalmente, em exames por imagem. “Hoje temos apenas um Raio-X. O restante é contratado”, coloca o diretor administrativo Júlio César De Luca.

“Temos que ter um hospital que comporte o desenvolvimento de Içara. Estamos desenvolvendo um levantamento para apresentar aos investidores. Precisamos de um Centro de Diagnóstico com Raio-X digitalizado, tomógrafo, mamógrafo, ultrassom e ressonância magnética. O valor dos equipamentos está estimado em US$ 950 mil, além de US$ 1 milhão para a estrutura. Acreditamos que conseguiremos os recursos como um sinal de boa vontade dos investidores interessados no bem-estar da cidade”, complementa.

“Quanto a UTI, esperamos ainda que a Vigilância Sanitária faça uma vistoria para verificar as adequações necessárias. Temos que ter um chek-list atualizado para fazer as melhorias. Precisamos saber também quanto será preciso investir para a ativação de 10 leitos. O projeto ficou parado muito tempo devido ao baixo valor recebido por leito. Atualmente a situação é diferente. Além disso, a existência da alta complexibilidade poderá abrir portas para outros projetos. O espaço já conta com toda a rede de oxigênio, rede elétrica e elevador numa ala que ainda não foi utilizada”, destaca Júlio.

Na rede de urgência e emergência, dois quartos humanizados já serão inaugurados na próxima segunda-feira, dia 4. O ato acontecerá a partir das 9h no espaço da clínica geral. Cada ambiente terá três leitos com proteção lateral, climatizadores, cômodas e poltronas para acompanhantes. Também apresenta um televisor com sinal digital, além de banheiros readaptados com investimentos do programa Pro-Pet Saúde viabilizado pela Unesc e a Prefeitura Municipal de Içara. “É um novo modelo que vamos implantar com mais conforto aos usuários do Sistema Único de Saúde”, coloca Júlio.

A revitalização dos quartos faz parte ainda do projeto de retaguarda. São leitos em rede que servirão para o atendimento de usuários do SUS que passaram, por exemplo, por um tratamento intensivo e que já não precisam mais ocupar uma vaga na UTI. O Hospital São Donato deverá ter 15 leitos novos e readaptar outros 15. A primeira vistoria das mudanças já realizadas ocorreu no último dia 18. “A liberação depende agora do Ministério da Saúde. A inclusão do hospital foi encaminhada pela Secretaria de Estado da Saúde nesta última quarta-feira”, pontua.