logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Prédio recebe faxina antes de virar igreja

Compartilhar:

As chaves da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes já estão com a Paróquia São Donato. O primeiro passo agora é a realização de uma faxina. “Está tudo planejado para começar a lavação externa da igreja, iniciando assim uma série de passos que teremos até restaurá-la”, informa o pároco Antônio Vander da Silva. A próxima etapa será a troca então do telhado e, na sequência, a pintura externa.

“Elaboramos os trabalhos para dois meses. Não sei se vai dar tempo, mas é esse período que estamos pensando para acontecer”, aponta. “O recurso fomos adquirindo aos poucos. Ainda não temos nenhuma doação. Esse primeiro momento é tudo dinheiro da paróquia. Futuramente, quando mexer no projeto de restauração interna é que nós vamos começar a trabalhar com a comunidade porque não temos condições de viabilizar sozinhos”, coloca.

“Por dentro ainda não há nada planejado. Esse é um pensamento apenas para o ano que vem. Neste ano, a única questão que vamos ver é a situação do palco, como vai ficar, pois ele não existia. Foi construído depois que a Prefeitura pegou. No projeto original de igreja não tem aquela altura de palco. Por isso, estamos fazendo um estudo para ver o que se pode ser feito devido ao tombamento”, declara.

O primeiro evento na igreja antiga já está definido. Será uma missa às 10h do dia 21 de setembro. “Até lá, a igreja conclui as obras de melhorias externas do espaço. A partir do ano que vem, já queremos realizar batizados e casamentos, isso ainda antes da restauração. Ela vai funcionando como igreja e o restauro vai ser feito aos poucos”, explica. Enquanto a igreja planeja a restauração do antigo templo, uma reforma no salão paroquial, instalado ao lado da igreja principal, também deve passar por reforma. As melhorias devem acontecer nos primeiros oito meses de 2015.