logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Quem foi o padroeiro São Donato?

Compartilhar:

Padroeiro de Içara, São Donato é natural da Nicomédia, na Ásia. Ainda criança foi para Roma e ficou órfão logo cedo. Acabou educado então pelo sacerdote Pymenius. Ainda jovem, teve entre os companheiros de estudo o garoto Juliano. Mas ao se tornar imperador, o colega sentenciou a perseguição contra a igreja. E nesta empreitada Donato acabou morto.

A execução ocorreu em 7 de agosto de 362. Na época estava em Arezzo, na Itália. Foi lá que recebeu abrigo do monge Ilariano, mais tarde se tornou diácono e posteriormente bispo sucessor de Sátiro. A igreja católica atribuiu a São Donato a sobrevida de Euphrosina, cura da cegueira de Syriana, o exorcismo de Astérius e, além disso, a remontagem de uma taça quebrada por pagãos. É que mesmo incompleta, o conteúdo posto nela não derramou.

Quanto ao nome à Paróquia São Donato, a escolha ocorreu por causa da chegada da imagem junto com os colonizadores. A história é descrita pelo historiador Altamiro Domingos Dagostim no livro "Paróquia São Donato de Içara: Fazendo-se na caminhada". A publicação lançada em 2001 revela que a cabeça e os membros da estátua foram importados da Itália. O corpo mantido no por consenso no Hospital São Donato até hoje ainda é moldado por filetes de madeira que se escondem abaixo das vestes.

Em Içara, a imagem de Donato foi motivo de rivalidade entre famílias. Faltou entendimento para a construção da capela em honra ao santo e dois prédios acabaram erguidos. A construção no ponto mais alto passou a exibir a estátua trazida pelos imigrantes. Já a capela de baixo recebeu uma imagem encomendada em São Paulo por Catarina Rizzieri. Na tentativa de um consenso, foi ainda edificada então outra capela com duas torres para simbolizar a união dos católicos da cidade.

ORAÇÃO A SÃO DONATO: Ó Deus fonte de luz e graça, concedei-nos por intercessão de São Donato, bispo e mártir, que viveu os valores do evangelho e entregou a própria vida por amor a Jesus Cristo e a sua igreja, através do seu testemunho, possamos também vivenciar e testemunhar com ardor missionário a nossa fé em vosso filho Jesus Cristo e sermos sinais visíveis da vossa presença no mundo. Abençoai a nossa paróquia, as nossas famílias e nossos jovens. Concedei que a exemplo de São Donato, sejamos perseverantes nas provações e sofrimentos e busquemos na Eucaristia o alimento que nos fortalece e nos santifica. Amém.