logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Vice-governador confirma TransGas em Içara

Compartilhar:

Embora o prefeito Murialdo Gastaldon ainda promova debates para apurar o posicionamento de lideranças e da população sobre a instalação da TransGas no município, Içara já foi escolhida para sediar a fábrica de fertilizantes a partir do carvão. A afirmação foi feita pelo vice-governador Eduardo Moreira nesta última segunda-feira, dia 28. “Do ponto de vista técnico, de representantes do Siecesc [Sindicato das Indústrias de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina] e da empresa, definiu-se por Içara, pela reserva de carvão disponível e a maior facilidade de extração”, explicou.

Já na próxima semana dirigentes da multinacional estarão em Santa Catarina, quando devem avançar as negociações. “Não é só a TransGas que virá para a região. É também a ThyssenKrupp, a Linde, que têm a tecnologia da transformação do carvão em gás, a Construtora ACS, uma das maiores do mundo, e outras empresas que estão procurando estabelecer parcerias”, citou. O investimento inicial previsto para a instalação da planta é de US$ 2,7 bilhões, com a perspectiva de criação de 1,2 mil empregos diretos.

“É um investimento vultoso e será um delimitador da economia de Santa Catarina”, considerou Moreira. “Todas as deficiências e resistências foram respondidas de pronto por Adam Victor (presidente da empresa) na conversa que teve com o prefeito, inclusive as compensações, como a construção de casas populares e melhorias no sistema de esgotamento sanitário. Se a preocupação é a ambiental, a poluição gerada equivale a de 15 caminhonetes e acredito que Içara tenha centenas”, argumentou.