logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Segurança

Tenente Borges assume bombeiros de Içara

Compartilhar:

O Corpo de Bombeiros de Içara passa a ser comandado por Jhorgenes Luciano Borges a partir desta terça-feira, dia 20. Ainda no final do mês ele deve ser promovido a primeiro-tenente. E com a nova patente permanece no cargo até o dia 10 de fevereiro. Depois disso, assume Samuel Ambroso e Borges passa então para subcomandante. “Será a primeira vez que a companhia terá duas pessoas no comando. Eu ficarei voltado aos trabalhos locais enquanto o Samuel ficará responsável por toda a região”, coloca.

“Iniciei com o curso de soldado em Criciúma em 1998. Depois de formado fui para Araranguá e permaneci até 2010. Fiquei dois anos em Florianópolis, me formei em 2012 e fui para Lages, onde permaneci até semana passada”, lista. “Participei dos atendimentos no Furacão Catarina, das repetitivas enchentes em Araranguá, da queda do prédio dos Correios em Içara e, mais recentemente, a queda de uma grande quantidade de granizo em Lages. Tudo isso nos testa o poder de resiliência”, enaltece.

“A opção pelo Sul foi pela proximidade com a família. Em Içara fui apresentado para algumas autoridades e fico feliz por todos serem dispostos. Isto será muito importante para termos uma sede própria”, completa. Entre as metas está ampliar a participação dos bombeiros comunitários, do projeto Praia Acessível, além de diminuir o tempo de resposta e ainda abrir novos quartéis. Atualmente a companhia presta atendimento de emergência em Urussanga, Morro da Fumaça, Orleans e tem também trabalho técnico em Cocal do Sul e Lauro Müller.

“Sempre almejei ser policial militar. Meu pai e tios são. Mas não tinha concurso na época. Abriu para bombeiro, comecei na carreira e resolvi ficar. Foi uma questão de oportunidade e também de identificação com o militarismo. O que me motiva continuar é buscar a melhoria, crescer e garantir um atendimento de qualidade para a sociedade. O que almejamos é que a instituição seja reconhecida. Muitas vezes não conseguimos evitar um óbito. Mas sempre atuamos para evitar isso”, coloca.

“Só tenho a agradecer ao povo de Içara. Na despedida notamos o quanto fizemos amigos na cidade. Deixo a companhia com muitas realizações. Conseguimos dobrar nossa arrecadação e aumentar a prevenção. E cada estabelecimento regularizado significa mais segurança. Ampliamos também a quantidade de viaturas, de equipamentos e fizemos reforma do quartel com o apoio de toda a cidade”, despede-se o capitão Luiz Felipe Lemos. O novo desafio do ex-comandante será agora Balneário Camboriú.