logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

O prazer pela leitura inicia na infância

Compartilhar:

Seja por meio de livros de ficção ou de realidade, revista ou jornais, a leitura é um hábito saudável. Reduz o estresse, expande as experiências dos leitores, melhora na conectividade do cérebro, além de proporcionar novos conhecimentos. Com tantos benefícios, nesta quarta-feira comemora-se então o Dia Nacional do Livro [29 de outubro]. No Colégio Evangélico Pastor Pedro Valentim Monteiro, toda terça-feira é o Dia da Biblioteca.

“Eles escolhem um livro que poderão ler durante toda a semana e na terça-feira devolvem. Muitas crianças ficam na escola em tempo integral, com isto possuem mais tempo para ler”, destaca a bibliotecária e professora de filosofia Michele Roldão. Uma atividade especial também foi desenvolvida com a turma do quinto ano através da série “O diário de um banana”.

“Depois de terminar a coleção todos irão preencher uma ficha de leitura e confeccionar o próprio diário. Costumo trabalhar com autores, mas como os alunos estavam muito apaixonados por essa coleção optamos por ele, e eles estão fascinados”, coloca a professora Kátia Kaminski. Uma das possibilidades é que os alunos produzam uma peça teatral.

“Já vi muitos casos de um aluno estar sentado, esperando o horário de ir embora apreciando um bom livro e com isto, outros olham para ele e fazem a mesma coisa. Sempre há esse estímulo”, destaca a coordenadora Virlene Maria da Silva. “Temos que tentar pegar o gosto de cada um. A partir do momento que o aluno lê aquilo que gosta, para ele partir para outro gênero e conhecer novas histórias fica muito mais fácil. Se a pessoa for leitora de gibi, por exemplo, desde pequena, quando for adulta não terá problema”, enaltece.

Samuel Aureliano, de 11 anos, diz que adorou o “Vinte mil lendas subaquáticas” e também o “Diário de um banana”. “Gosto de ler quando tenho tempo, mas falta tempo. Muitas vezes fico na minha avó e tenho bastante tarefa para colocar em dia. Gosto bastante dos livros do gênero de ação e de comédia”, indica. “Minha mãe sempre falou que era importante eu ler e desta forma daria para eu conhecer bastante coisa e usar a minha imaginação”, explicou a menina Isadora Pires, do segundo ano.