Busca Pet: cachorrinha Luna, do bairro Cristo Rei
12/01/2022 às 17:00 | Leitor-repórter: Veridiane Ruppel
Luna é uma shitsu. Com um ano e seis meses, ela estava no pátio da casa de Veridiane Ruppel na noite desta terça-feira, dia 11. Contudo, por volta das 23h, foi retirada da propriedade na Rua Frederico Dagostim por alguém estranho, que adentrou realizou o furto no bairro Cristo Rei.

A cachorrinha é branca, tem orelhas com as pontas escuras, é dócil e estava apenas com um laço. Atualmente na busca pelo animal de estimação, a família registrou um boletim de ocorrência e oferece recompensa. Para quem tem informações sobre o paradeiro, o contato pode ser realizado pelo WhatsApp (48) 99137-0039.


Enquete: internautas estão divididos sobre mudanças no trânsito de Içara
06/02/2021 às 17:37 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
O trânsito no Centro de Içara não possui unanimidade. Metade dos internautas reforçam atualmente a proposta da Prefeitura Municipal de revogação das mudanças vigentes desde novembro. O restante faz outras avaliações, como a possibilidade ainda de melhorias que não sejam tão abrangentes, mas que favoreçam o fluxo de veículos. A divisão da cidade sobre o assunto é demonstrada por 266 votos recebidos na enquete do Canal Içara entre os dias 29 de janeiro e 6 de fevereiro.

Para 58% dos internautas que participaram espontaneamente da enquete, o trânsito piorou depois das mudanças em 2020, por exemplo, com o sentido alterado da Rua Marcos Rovaris e Henrique Lage. O percentual se divide em 50% pela revogação do projeto e 8% pela possibilidade de efetuação de melhorias. Já a avaliação positiva é formada por 42% dos leitores. Neste caso, 22% também consideram que é possível melhorar mais e 20% apontam que está positivo o fluxo atualmente vigente.

Em reunião nesta semana, entidades e parte dos vereadores de Içara requisitaram ao Município mais seis meses para a avaliação do trânsito e também um estudo técnico antes da revogação. O pedido foi apresentado na quinta-feira, contudo, na sexta-feira algumas ruas da cidade já começaram a ter a sinalização horizontal apagada, indicando, por exemplo, o fim da mão dupla em no trecho da Rua Anita Garibaldi entre a Marcos Rovaris e a Rua Vitória, como já havia sido anunciado.


Internautas apontam redução na procura por materiais escolares novos
29/01/2021 às 11:33 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
As aulas na rede municipal vão iniciar no próximo dia 22. O normal seria então que o movimento nas papelarias já estivesse mais elevado devido a procura por material escolar. Contudo, o ensino ainda poderá ocorrer de forma remota e muita gente deverá aproveitar os materiais que já possui para as atividades letivas.

Ao menos 74% dos internautas do Canal Içara indicam que não pretendem comprar itens novos neste ano. Outros 10% vão adquirir materiais e 16% ainda avaliam as possibilidades. Ao todo, 81 leitores participaram espontaneamente da enquete na capa do portal entre os dias 18 e 29 de janeiro.

A Secretaria de Educação de Içara vai planejar o retorno do ano letivo a partir de informações obtidas das famílias atendidas pela rede municipal. Um formulário foi criado para que os pais e responsáveis possam indicar preferências, entre elas, sobre o sistema híbrido com revezamento entre atividades presenciais e não presenciais ou então as aulas não presenciais com oferta de material on-line ou impresso. O preenchimento deve ser realizado em docs.google.com..


Enquete: internautas avaliam impactos da covid-19
21/09/2020 às 09:00 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Içara teve 1,4 mil pessoas com coronavírus confirmado por exame até agora. Mas os impactos vão além da saúde. E para os internautas do Canal Içara, a economia foi o setor que teve a segunda maior interferência na pandemia. Ao todo, 69% dos participantes da enquete indicaram a influência sobre as finanças.

Dentre os 394 leitores que participaram espontaneamente da enquete entre os dias 2 de junho e 21 de setembro de 2020, 25% indicaram a educação. As aulas presenciais seguem suspensas desde março. Para 3% o maior impacto - além da saúde - foi na política. A eleição já está adiada inclusive para 15 de novembro. E 3% apontaram outras opções.


Cemitério Municipal terá limpeza para remoção de caixões e entulhos expostos
06/08/2020 às 14:54 | Leitor-repórter Caroline Daros
Há 19 anos Caroline Daros perdeu o pai. Ele foi sepultado no Cemitério Municipal Bom Pastor, no bairro Primeiro de Maio, em Içara, onde a família retorna sempre que bate aquela saudade. O Dia dos Pais é uma destas datas especiais. Mas os entulhos com restos de obras, caixões e tecidos tornaram-se motivo de desconforto para a família.Alguns dos materiais foram queimados entre as sepulturas nesta quinta-feira, dia 6.

"Vemos a frente do cemitério limpo. Nos fundos, porém, a realidade é outra mesmo pagando o mesmo tributo. Já pedimos providências no ano passado, mas a situação volta a ocorrer”, indica. As imagens feitas pela família foram encaminhadas para a Prefeitura. E, conforme a secretária municipal de Administração, Ana Paula Lima, uma equipe será organizada para a realização da limpeza. “Faremos o quanto antes”, pontua.


Envie também o seu artigo para opiniao@canalicara.com. Para ter o texto publicado é necessário se identificar. A postagem não significa que o portal concorde com a opinião.