Simone Cândido: a chave para evoluirmos...
03/12/2022 às 12:08 | Simone Cândido
Abrir novos caminhos, eis a chave. Seguir em frente evoluindo a cada dia, aprendendo onde passarmos com as pessoas que a vida nos apresentar. Quando o tempo já foi suficiente para nosso aprendizado, vem o destino e nos leva como se fosse o vento.

As boas vibrações nos seguem, deixamos bons rastros onde passamos. Numa nova porta poderemos continuar nosso aprendizado com amor e fé, acreditando que estamos no lugar certo e no tempo certo. Se nos apegamos? Muitas vezes sim, queremos criar raízes, mas vem uma voz do Divino e nos diz é hora de seguir em frente. Em cada mudança temos novos aprendizados.

Nem sempre aceitamos as mudanças que vem ao nosso destino. Paramos, pensamos, sentimos tristeza em termos que deixar pessoas, lugares... O tempo é um dos melhores conselheiros nos faz refletir sobre as mudanças.

O desapego é uma tarefa fácil? Nem tanto, mas, podemos aprender a desapegar-nos de lugares onde vivemos por muitos anos, até mesmo por pouco tempo. A tarefa de deixar para trás não é fácil. Embora hoje tenhamos a facilidade das redes sociais não é a mesma coisa de estarmos presente fisicamente.

Construímos novos jardins, plantamos, colhemos o que plantaram antes de nós, plantarmos para outros colherem. Assim seguimos nosso aprendizado. A chave é seguir em frente desapegando e evoluindo sempre.


Simone Cândido: Entre letras e tintas!
26/11/2022 às 07:39 | Simone Cândido
Desde a infância, nós mulheres, nos expressamos através de nossos desenhos. A princípio desenhamos nossa família, nossos animais. Tentamos, assim, escrever histórias a partir de nossas vivências. A arte está presente no nosso dia a dia. Escrever textos, desenhar, pintar, são algumas das nossas atividades.

O fato de vivermos aventuras já é uma grandiosa obra de arte. A menina que antes existia em nós vai dando lugar a uma nova mulher, transformando-nos em novas obras de arte. Registramos nossa arte através do que fazemos: pintura em tecido, pintura em tela, artesanato, etc. Vamos colorindo a vida!

Esse registro requer sentimento. Se conseguimos descrever com a alma podemos mostrar ao leitor exatamente o que se vê. Um quadro pintado com o pôr do sol na beira mar nos traz a sensação de leveza. Descrever esse fim de tarde nos faz ter a sensação de estarmos vivenciando o momento, sentimos até os aromas que contém a descrição. Sendo assim, a arte das letras e das tintas se misturam e marcamos a história com nossas obras de arte.


Se eu pudesse eu diria pra ela: aproveite tua infância, brinque mais, estude, ouça bons conselhos de pessoas sábias. Se una com amigos que lhe desejam o caminho do bem. Trilhe caminhos de luz, se ame primeiro para depois amar alguém.

Tenha amor próprio. Não deixe que ninguém diga quem você é. Você é única! Respeite a opinião das outras pessoas. Tenha empatia pelo que os outros sentem. Seja gentil com as pessoas.

Quando você crescer, jamais esqueça suas raízes e todas as lições ensinadas por teus pais. Eles te ensinaram com o que de melhor tinham dentro de si. Tenha fé. Ela te ajudará nos dias nublados.

Respeite a religião das outras pessoas, não importa qual caminho seguem para sintonizarem a frequência de Deus seja qual for o nome que o chamem.

Importa-se com as pessoas, seja amorosa... Faça o bem pois o bem retorna até você. Por fim, seja feliz e nunca esqueça quem você é!


Algumas pessoas dizem que coisas acontecem por serem predestinadas a acontecerem. Em algumas situações da vida deixam a vida correr sem ao menos se preocupar se terá um "destino" bom ou ruim.

Nossas ações em meio a tudo que nos acontece pode mudar muita coisa. Uma decisão na hora da raiva pode nos fazer trilhar o caminho da dor e da tristeza e arrependimentos futuros. Num tempo distante do atual podemos nos arrepender do que fizemos sem pensar. Infelizmente o tempo não volta e assim sendo não conseguiremos mudar nossas antigas atitudes.

Por outro lado, na hora da raiva podemos parar e pensar na situação como um todo. Será que realmente é essa decisão que devemos tomar apressadamente sem pensar nas consequências dessa ação?

Uma ação bem pensada reflete no nosso futuro acalmando o coração, respirando melhor podemos usar nosso livre arbítrio a nosso favor.

O dito destino pode ser modificado por nossas ações e reações ao que nos acontece. Podemos pensar no significado que cada pessoa tem para nós. O que é mais importante um momento ruim ou todos os bons que já vivemos? É preciso pesar na balança de nossa consciência.

A pressa sempre foi inimiga da perfeição. Vale refletir com bom senso nossas ações. Não podemos deixar tudo para o destino resolver para nós.

Usando nosso livre arbítrio com discernimento e paciência podemos ter um futuro melhor. Na hora da raiva decisões apressadas podem afastar de nós pessoas que significam muito para nós. E se pensarmos como seriam nossas vidas sem essas pessoas? Será que vamos conseguir seguir o caminho sem que estejam trilhando nossa estrada? O dito destino é regido por nosso livre arbítrio.

Então cuidemos de nossas ações para que nosso futuro seja melhor sem termos pressa nas nossas ações.


Simone Cândido: conhecimento utilizado para o bem
05/11/2022 às 12:20 | Simone Cândido
Para muitos o lugar onde estão pode ser medido com seus diplomas e cursos que possuem. No entanto, usam do conhecimento que tem para poderem humilhar outras pessoas.

Alguns usam palavras com muita formalidade buscando mostrar sua sabedoria, assim sendo pensam que outros não conseguem interpretar mesmo que essas palavras sejam ofensivas.

Não percebem que a sabedoria perde todo seu sentido mesmo que venha enfeitada com um lindo vocabulário.

Há outros que nascem com sabedoria em muitas coisas que fazem. Devido as suas possibilidades não tiveram as mesmas oportunidades que outros que se dizem sábios donos da verdade.

Nascem em lugares pouco privilegiados, estudam pouco e mesmo assim conseguem passar lições de vida jamais vividas por outros que possuem muitos diplomas.

Ser sábio é ser humilde, não usar seu conhecimento para que outros se sintam constrangidos.Saber usar o conhecimento para o bem comum, ajudando o outro, ensinando transferindo seu conhecimento. Sábios se encontram muito próximos de nós, são pessoas que vivem na simplicidade e mesmo assim transmitem seu legado de conhecimento.

Que cada um de nós possa usar seu conhecimento para o bem. Assim formaremos uma sociedade muito melhor. Valorizemos aqueles que estão próximos a nós seu conhecimento poderá nos deixar grandes legados de sabedoria.


Simone Luiz Cândido é voluntária na causa adoção de crianças e adolescentes; já participou de três antologias com suas crônicas, além disso, ama escrever reflexões sobre a vida cotidiana, eternidade, amor e convivência.