Canal Içara

Canal Içara

17 de setembro de 2021 - 04:11
Uma história inspiradora de provocar cisco no olho. Fatos reais contados pelos protagonistas Ron Hall e Denver Moore. Ron é um talentoso marchand com uma carreira rápida e promissora comercializando obras primas nas milionárias mansões dos Estados Unidos e Europa. O marchand é casado com Débora e tem dois filhos. Ao longo dos anos, a imagem de um casamento feliz é rompida por uma traição de Ron. Débora é uma ativista pelas causas humanitárias e ajuda as pessoas sem teto nas missões de sua igreja. Abalada com a descoberta da traição de Ron, ela decide dar uma segunda chance ao seu casamento, sugerindo a participação do marido na missão comunitária.

Neste mesmo período, Débora começa a ter sonhos contínuos com um homem desconhecido e é diagnosticada com câncer. Em tratamento, um dia o homem do sonho aparece no espaço onde Débora e Ron são voluntários. Ao tentar se aproximarem de Denver, o seu nome, ele reage com violência por não confiar nas pessoas. Ainda assim, Débora sente um atração estranha por Denver e pede ao marido para não desistir e ajudar o homem. Nesse contato, muitas surpresas vão provocar mudanças, tocar o coração da família e do morador em situação de rua.

COMPRE AGORA o livro Somos Todos Iguais e receba diretamente na sua casa


Dica de leitura: As gêmeas, de Saskia Sarginson
22/07/2021 às 20:32 | Maristela Benedet
As gêmeas é o primeiro romance de Saskia Sarginson. Vivendo livremente em uma comunidade hippie no País de Gales, Issy e Violeta são gêmeas idênticas e inseparáveis aos 9 anos. Elas viviam em um mundo livre, contudo, conviviam com a falta de comida e as aventuras perigosas pela mata em busca de plantas para se alimentarem.

As gêmeas não conhecem o pai e vivem com uma mãe distante e sem impor regras. Em várias situações, ela é encontrada alcoolizada pelas meninas que crescem sozinhas e unidas. Após um novo casamento complicado e uma tragédia envolvendo a enteada, a mãe das gêmeas, morre de forma trágica. Já adultas, segredos e culpa, agravada pela doença de Violet, ameaçam afastar e romper os fortes laços de amor entre as irmãs.


Dica de leitura: Complexo de vira-lata, de Marcia Tiburi
08/07/2021 às 10:58 | Maristela Benedet
Herdamos de Colombo o que não foi resolvido no passado. Herdamos a violência cultural, no reconhecimento do nosso seu jeito de viver, no nosso próprio nome e identidade. A expressão complexo de vira-lata nos remete a toda humilhação colonial sofrida pela aculturação violenta a qual fomos submetidos, muitas vezes sem perceber, na nossa descoberta por Colombo. Reflete a nossa essência mutilada a qual nos faz sentirmos humilhados e inferiorizados e, sem ser donos do próprio destino. Esta humilhação atua como um jogo simbólico em nosso cotidiano, quando andamos de cabeça baixa, devido a submissão a várias formas de pobreza pelos donos dos meios de produção e do poder da midiático.

Nós, brasileiros somos hipnotizados a necessidade de termos um herói, um líder seja politico e ou religioso para nos salvar de uma síndrome de rejeição e baixa estima. E estes lideres projetam em sua armadura uma representação de nós mesmos, ilusoriamente, e nos convencem a segui-los. Na obra Complexo de Vira-Lata Análise da Humilhação Brasileira, a autora Marcia Tiburi relata como ao longo da história nos tornamos vitimas desta humilhação e reduzidos a objetos. Em sua pesquisa nos provoca a entenderemos este processo de manipulação para derrotarmos esta hipnose coletiva. Sugere descobrirmos dentro de de nós o poder de transformar a realidade e assim, resgatarmos a nossa dignidade.


Dica de Leitura: Dois a Dois, de Nicholas Sparks
24/06/2021 às 19:00 | Maristela Benedet
O casal Russ e Vivian, junto com London, a filha de 6 anos, parecem ser uma família feliz. Russ é publicitário bem sucedido e a esposa é assessora de comunicação, mas decidiu parar de trabalhar após o nascimento da menina. Linda e ambiciosa, Vivian controla e cobra de Russ uma vida de luxo. Enfim, Dois a Dois é mais uma história intensa de perdas e recomeços do best-seller Nicholas Sparks.

Aos poucos, e sem perceber, o publicitário perde o emprego e vê a carreira sendo destruída junto com o seu casamento. Vivian arruma um emprego na empresa de um dos seus concorrentes e, em meio a frustração profissional, ele precisa cuidar da filha.

Mesmo sentindo as dificuldades deste novo papel, Russ descobre a oportunidade de conhecer melhor as necessidades da criança e o que ela pode lhe ensinar. Aos poucos, os dois criam uma conexão amorosa. O publicitário começa a romper a dependência emocional da esposa e retomar a sua carreira com confiança.


A nossa vontade e o poder sobre a nossa vontade o que seria? Falar muito de si pode ser um meio de se ocultar. Seria uma afirmação, um questionamento?

A partir de várias citações filosóficas, a obra Além do Bem e do Mal, com criticas a própria filosofia, a espiritualidade e a moral foi publicada em 1886, por um dos mais importantes filósofos de todos os tempos, o alemão Friedrich Nietzsche.

O filósofo debate a nossa submissão e o aprisionamento aos controles de poder social e político em suas frases um tanto polêmicas e não compreendidas como: Deus está morto. Provoca reflexões sobre a nossa essência boa ou má e a moral humana: Nasceríamos bons e nos tornamos maus, ou seria o contrário?

E afirma que as nossas ações feitas por amor sempre acontece além do bem e do mal. “É por nossas virtudes que somos mais bem punidos”. Qual o seria o sentido desta frase para a humanidade? Uma leitura para estimular o senso crítico e fazer pensar.


*Maristela Benedet é colaboradora do Canal Içara, tem formação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo desde 1996, atua na área e nas horas de lazer dedica-se a leitura