logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Economia

Portabilis comemora premiação em SPB

Compartilhar:

O colaborador da Portabilis Tecnologia de Içara, Lucas Schmoeller da Silva, foi premiado nesta semana por contribuir com a comunidade de software livre nacional em fóruns de discussão e melhorias na programação. O destaque ocorreu no durante o Seminário Anual do SISP encerrado no dia 20 na Escola de Administração Fazendária (ESAF) em Brasília-DF. Além dos aplausos, ele recebeu como recompensa um ultrabook patrocinado pela Intel.

A premiação é organizada pela Associação Software Livre.Org com o apoio técnico do Portal do Software Público e Intel para incentivar o aprimoramento das soluções disponíveis no ambiente do Portal do Software Público Brasileiro. “Estou muito feliz com o título e, principalmente, com os objetivos do Ação Coletiva que estimula o ciclo de contribuição. Com certeza estou ainda mais motivado a continuar contribuindo”, afirma o estudante.

O Portal SPB foi criado em 2007 pelo Ministério do Planejamento atendendo a reivindicação de gestores municipais de todo o país. Atualmente, conta mais de 60 softwares de código-aberto disponíveis aos órgãos públicos e qualquer cidadão. Segundo Tiago Giusti, fundador da Portabilis, o ecossistema do Portal do SPB trouxe uma nova forma de trabalhar com software, focado em serviços e não mais em modelos de licenças de uso.

“O prêmio também é mérito dos municípios da Amesc, Amrec e Amurel aqui em Santa Catarina e outros em todo o Brasil que acreditaram neste modelo e contribuem ao usar e financiar o aprimoramento destes softwares, beneficiando não uma empresa, mas um software disponível como bem público no Portal. É também a forma mais transparente de aplicar recursos públicos em software pois retornam como valor a toda sociedade”, pontua.