Canal Içara


29 de abril de 2017 - 00:26
Mais do que um setor que arruma computadores
20/04/2017 às 11:00 | Wallison Floriano - wallison.floriano@canalicara.com
O setor de Tecnologia da Informação não é apenas uma sala na empresa onde o “carinha do TI” fica esperando alguém chamá-lo para arrumar o computador. É uma área de extrema importância nos dias atuais para uma organização, seja de pequena, média ou grande porte. Já imaginou um supermercado registrar as compras mercadoria por mercadoria na calculadora? Ou ficar preenchendo formulário com folha e caneta? Não tem nada de errado e dependendo do tamanho a empresa, é utilizável, mas quando se pensa em crescimento, é preciso agilidade.

E o que é preciso para ter uma boa TI? É necessário colaboradores capacitados, sistemas que suportam o ritmo da empresa, planos de contingência em caso de problemas com Internet ou sistemas principais, além de bom relacionamento com demais departamentos. Seja terceirizada ou própria, a TI de uma empresa não pode ver essa área como custo e sim, um investimento para agilizar os processos, melhorar o atendimento e garantir a segurança das informações.

A função da TI para uma organização:

  • Facilitar as atividades e processos atualmente lentos;

  • Conhecimento abrangente dos recursos atuais e em buscas de melhorias para a empresa;

  • Armazenar os dados da empresa de forma que fiquem seguros e com backups;

  • Manter uma auditoria e segurança dos sistemas, para que se mantenham sempre em funcionamento;

  • Fornecer o acesso às informações para tomadas de decisões;
E o que você pensa a respeito desse setor?


ISO/IEC 17799: pela segurança dos dados
06/04/2017 às 11:00 | Wallison Floriano - wallison.floriano@canalicara.com
Algumas décadas atrás o que uma empresa tinha de mais importante era o maquinário, o tamanho do terreno e das instalações. Mas os tempos mudam e as informações, estratégias e segredos comerciais se tornaram mais especiais do que o produto final.

Nesse contexto, a norma ISO/IEC 17799 foi desenvolvida pela segurança da informação. O objetivo é proteger todas as informações armazenadas ou envolvidas em algum equipamento ou processo dentro da empresa, seja em hardware ou software.

Informações com pouca proteção podem causar sérios prejuízos a uma empresa, tais como expor estratégias para a concorrência; sofrer impacto na tomada de decisões, dificuldade em honrar compromissos e atrasar processos. Por isso, conheça a Organização Internacional de Padronização.


Dados ou Informações? Saiba a diferença
16/03/2017 às 11:00 | Wallison Floriano - wallison.floriano@canalicara.com
Você sabe a diferença entre dados e informações dentro da área da tecnologia? A diferença entre essas palavras está em como você poderá utilizá-las.

Dados: informação solitária sem utilidade momentânea.
Informação: conjunto de dados que fazem sentido para alguma ação.
Se eu falar “energia”, é apenas um dado, uma palavra solta que pode ter várias significados. Mas você não sabe o que fazer, certo? Agora se eu adicionar “pagar”? Neste momento você tem “pagar” mais “energia”. O conjunto pode dar alguma informação? Certamente vai compreender que é para “pagar a energia” ou pelos menos ver se já foi paga.

Um gerente pede um relatório com os itens mais vendidos no mês passado. Então você traz um relatório e mostra para ele somente as quantidades vendidas, mas sem o nome dos produtos. Nesse momento o gerente tem um monte de dados, mas ele não sabe ao que se refere.

Agora se você colocar nome do produto com as quantidades vendidas, certamente para o gerente é uma informação que ajudará a tomar decisões futuras, pois agora ele sabe exatamente qual item e qual quantidade foi vendida. Compreendeu a diferença entre dados e informações? Deixe suas dúvidas nos comentários.


Avançado: como pesquisar no Google
16/02/2017 às 11:00 | Wallison Floriano - wallison.floriano@canalicara.com
Agora é a vez de mostrar como fazer buscas mais avançadas no Google com símbolos ou palavras para tornar os resultados mais precisos. Para começar, a Pesquisa Google geralmente ignora pontuações que não façam parte de um sistema de pesquisa. Então não coloque espaços entre o termo e o símbolo ou palavra. Uma pesquisa por site:canalicara.com funcionará, mas por site: canalicara.com não.

  • Redes sociais: Coloque @ antes de uma palavra para pesquisar em redes sociais. Por exemplo: @twitter.
  • Preço: Coloque $ antes de um número. Por exemplo: câmera $400.
  • Hashtags: Coloque # antes de uma palavra. Por exemplo: #desafiodogelo
  • Excluir palavras da pesquisa: Coloque - antes de uma palavra que você queira deixar de fora. Por exemplo, velocidade do jaguar -carro
  • Correspondência exata: Coloque uma palavra ou frase entre aspas. Por exemplo, "prédio mais alto do mundo".
  • Caracteres curinga ou palavras desconhecidas: Coloque um * na palavra ou frase onde você deseja deixar um marcador. Por exemplo, "maior * do mundo".
  • Intervalo de números: Coloque .. entre dois números. Por exemplo, câmera $50..$100.
  • Combinar pesquisas: Coloque "OR" entre cada consulta de pesquisa. Por exemplo, maratona OR corrida.
  • Site específico: Coloque "site:" antes de um site ou domínio. Por exemplo, site:canalicara.com ou site:.gov.
  • Sites relacionados: Coloque "related:" antes de um endereço da web que você já conheça. Por exemplo: related:canalicara.com
  • Detalhes sobre um site: Coloque "info:" antes do endereço do site.
  • Cache do Google: Coloque "cache:" antes do endereço do site.


Básico: como pesquisar no Google
02/02/2017 às 11:00 | Wallison Floriano - wallison.floriano@canalicara.com
Pode parecer fácil, mas algumas ainda ficam na dúvida em quais palavras utilizar ou como utilizá-las. Na central de ajuda do Google temos algumas dicas e truques para ajudar.

Dica 1: comece com o básico
Não importa o que você esteja procurando, comece com uma pesquisa simples, por exemplo, onde fica o aeroporto mais próximo? Adicione algumas palavras descritivas, se necessário.
Se você estiver procurando um lugar ou produto em um local específico, adicione o local. Por exemplo, Padaria do João.

Dica 2: pesquise usando sua voz
Cansado de digitar? Diga "Ok Google" ou escolha o ícone de microfone para pesquisar usando sua voz.

Dica 3: Escolha as palavras com cuidado
Quando estiver decidindo quais palavras colocar na caixa de pesquisa, tente escolher palavras que tenham mais probabilidade de aparecer no site que você está procurando. Por exemplo, em vez de dizer minha cabeça dói, diga dor de cabeça, porque essa é a palavra que um site com informações médicas usaria.

Dica 4: não se preocupe com as pequenas coisas
O corretor ortográfico do Google usa automaticamente a grafia mais comum de uma palavra, mesmo que você não tenha digitado corretamente. Além disso, uma pesquisa por Canal Içara é o mesmo que uma pesquisa por canal içara.

Dica 5: Encontre respostas rápidas
O Google pode mostrar respostas diretamente nos resultados. Pesquise clima Içara, coloque definição na frente de qualquer palavra para o seu significado, digite uma equação matemática (como 3*9123), resolva equações gráficas complexas, converta unidades, procure pelo time para ver a programação, os resultados de jogos e muito mais ou ainda pesquise o nome de celebridades, locais, filmes ou músicas para encontrar informações relacionadas.


*Wallison Floriano é graduado em Sistema de Informação e principal colaborador no programa de Experts em produtos Google.