Canal Içara

Canal Içara

03 de julho de 2020 - 11:20
Praia lidera preferência para o verão
25/02/2020 às 10:36 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
A brisa fresca e o balançar das ondas formam o cenário ideal para o verão. A beira-mar é um dos espaços mais democráticos, permite prática esportiva, descanso e não tem distinção de classe social, credo, cor ou outros aspectos. Dependendo da região, contudo, a ocupação em outras estações torna-se mais difícil, como no Sul, por causa do frio.

As praias são a preferência de 45% dos internautas do Canal Içara nesta época do ano. Outros 21% optam por áreas com piscinas. Para 17% a melhor alternativa é uma lagoa. E o mesmo percentual aparece de outras opções. Ao todo, 450 leitores participaram espontaneamente da enquete entre os dias 20 de janeiro e 25 de fevereiro.

Em Santa Catarina, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina monitora a qualidade de 231 pontos de banho. O último resultado apontou que 77,1% locais avaliados estão próprios para banho. Na capital, 68 dos 87 locais examinados são recomendados aos banhistas. No restante do litoral, de 144 pontos averiguados, 110 apresentam condições de mergulho.


SOS Pet: procura-se Lince no bairro Vila Nova
05/02/2020 às 12:34 | Leitor-repórter: Quelen Brusch
Lince, uma cachorrinha extremamente dócil, desapareceu nesta quarta-feira, dia 5. A falta da akita mestiça foi observada por volta das 6h pelos tutores na Rua Leontino Colodel, no bairro Vila Nova. Desde então, iniciaram as buscas. Sabe-se que ela foi vista próxima da Rodovia Mário Covas (BR-101). Contudo, ainda não foi possível conhecer o paradeiro. Para contribuir com a localização, qualquer informação pode ser repassada para (48) 99928-7979.

Chegou a hora certa para doar sangue
20/01/2020 às 12:10 | Redação | com a colaboração do Governo de SC
Dentre os leitores do Canal Içara, 43% já doaram sangue. Outros 57% ainda não, todavia, mais da metade dessa parcela ainda pretende contribuir. Os números coletados com 438 internautas demonstram um possível cenário positivo para salvar vidas. O sangue doado auxilia no tratamento de alguns pacientes e em casos de acidentes e cirurgias. Por isso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) precisa manter os estoques. Durante a temporada de verão, esse desafio é ainda maior, já que nesta época as doações tendem a diminuir e a procura por sangue pode aumentar.

A responsável pela Divisão de Produção do Hemosc, Muriel Mazziero, lembra que o sangue é insubstituível, não podendo ser fabricado artificialmente, o que torna a doação a única forma de obtenção. “Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro. A doação espontânea e periódica é fundamental para a manutenção dos estoques. Uma única doação pode salvar várias vidas”, reforça. Todo o processo de doação leva, em média, 55 minutos para a retirada de aproximadamente 450 ml de sangue

“A pessoa faz o cadastro com documento oficial com foto, depois passa por um processo de triagem para ver se cumpre os requisitos de doador. Em seguida é feita a retirada do sangue e, na sequência, encaminhada para um lanche”, explica. O Hemosc necessita de todos os tipos sanguíneos, mas o estoque de O negativo costuma reduzir mais rapidamente. “Como o O negativo é compatível com os outros tipos sanguíneos, ele é o sangue escolhido para transfusões de emergência, tendo um consumo maior e o mais afetado pelas diminuições das doações”, esclarece Muriel.

Seja doador(a)! Pra ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, ou mais de 16 na presença e autorização formal dos pais, e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação leve nas 12 horas antes da doação.


Motorista se perde em obra na Avenida Procópio Lima
18/01/2020 às 07:31 | Leitor-repórter: Rosi Menegali
Mais um veículo caiu na Avenida Procópio Lima na noite desta sexta-feira, dia 17. Conforme a leitora Rosi Menegali, o fato ocorreu em uma área sem sinalização e também com iluminação insuficiente para alertar aos motoristas sobre a diferença de nível. O trecho entre a Avenida Manoel Gregório Pacheco e a Rua Henrique Lage passa por obras de repavimentação após a criação de um canal auxiliar contra as cheias. Por isso, o solo atualmente de areia está abaixo das demais ruas.

Câmera flagra abandono de filhotes no bairro Cristo Rei
11/12/2019 às 14:47 | Leitor-repórter: Juliano Brogni
O abandono de animais no bairro Cristo Rei foi flagrado pela câmera de uma residência na Rua José Custódio Cruz nesta terça-feira, dia 10. O registro realizado pela manhã mostra um Fiesta vermelho em que a motorista estaciona no meio da via pública e despeja uma caixa com três gatos. Segundo o morador Juliano Brogni, desde então os filhotes seguem na comunidade, no meio do mato, em um terreno baldio. Conforme a superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Içara, Taynan Toretti, a autora, se identificada, poderá ser multada em até R$ 3 mil por animal.

“Atualmente recebemos poucas denuncias de abandono. Este tipo de flagrante pode ser encaminhado pelo WhatsApp (48) 98801-6488, no e-mail atendimento@fundai.sc.gov.br, pelo site www.fundai.sc.gov.br ou no aplicativo Rever com foto ou vídeo”, indica. “Estamos programando para 2020 palestras de conscientização na rede pública de ensino a respeito da posse responsável. Para diminuir os cães e gatos errantes, o que temos hoje é a castração”, pontua a superintendente da Fundai.




Envie também o seu artigo para opiniao@canalicara.com. Para ter o texto publicado é necessário se identificar. A postagem não significa que o portal concorde com a opinião.