Núcleo de Empreendedorismo realiza primeira visita-técnica
03/08/2022 às 20:15 | Redação | com informações de Lucas Lemos, da Inoova Comunicação
A gestão de processos da terceira maior fabricante de implementos rodoviários do país serviu de exemplo para quase 30 empreendedores de Içara nesta quarta-feira, dia 3. Os participantes do Núcleo de Empreendedorismo da Associação Empresarial de Içara foi recebido pelo CEO José Carlos Spricigo e o gerente de excelência operacional, Rodrigo Corso. E, além do contato com metodologias e ferramentas, também conheceram o parque fabril atualmente em expansão na Rodovia Paulino Búrigo (SC-445).

"Essas trocas que a gente faz entre as empresas é muito importante para ampliar horizontes. Não precisamos reinventar a roda. Ela já foi inventada e testada há muito tempo. O que a gente precisa é aprender com quem já fez, já errou, ajustou e hoje sabe como trabalhar. Ficamos muito mais assertivos assim. Hoje, dependendo do tamanho da decisão, trocamos informações com pelo menos três empresas que já sabem como fazer e entendemos melhor os desafios e pontos de atenção", indica o coordenador do núcleo, Filippe Réus.

"Conhecer a Librelato, que é umas das maiores empresas do Brasil no seu setor, é uma forma de enxergar lá na frente e se apropriar de coisas que eles já fazem bem e a gente pode implantar aqui dentro da nossa empresa. Desde o início, quando criamos nosso núcleo na Acii o propósito principal era a troca entre as empresas. Acredito muito nessas trocas e acredito que vamos crescer muito todos juntos", pontua. Segundo Filippe, a visita-técnica foi a primeira atividade externa realizada pelo mais novo núcleo da entidade e novas ações já estão sendo planejadas.


Jovens de Içara são desafiados a desenvolver soluções para a comunidade por meio da robótica
27/07/2022 às 18:22 | Redação | com informações de Lucas Lemos, da Inoova Comunicação
O universo da programação e da robótica parecia algo difícil e distante para Rodrigo Motta, de 16 anos. A proximidade chegou com o desafio de conectar, ligar e desligar um LED por meio de componentes eletrônicos. Mas não ficou só na tarefa básica. Avançou já na criação de um pequeno sistema semafórico logo no primeiro dia. "Conseguimos ir além do que estávamos esperando. Fui incrível", comemora o estudante da Escola Professora Salette Scotti dos Santos.

Rodrigo faz parte da primeira turma de robótica em Içara. O curso gratuito para até 20 jovens foi iniciado na Associação Empresarial nesta quarta-feira, dia 27. A partir de agora, os participantes terão três meses de conteúdos sobre eletrônica, programação e empreendedorismo para a realização de projetos que possam resolver problemas da comunidade e se transformar também em uma oportunidade de negócio.

"Este curso é resultado do Seminário de Empreendedorismo e Inovação, que realizamos em maio. Muito do que falamos no SEI se concretizará agora. A cidade precisa viver, de fato, as oportunidades criadas pela tecnologia e inovação. Não temos dúvida da capacidade de cada participante e do impacto que terá a geração de novas soluções", ressalta a presidente da Acii, Tatiana Pavei da Silva.


"Pelo menos 80% das profissões dos próximos 10 anos ainda nem existem. Por isso é muito importante preparar, capacitar, utilizar a criatividade e por a mente de nossos jovens em movimento para que a cidade progrida e avance. Este é um novo marco na história da inovação na cidade", acrescenta a prefeita Dalvania Cardoso (PP). Junto com a ACII e o Governo Municipal, o protagonismo também tem a Thomson Reuters e Sicredi.

“Novas portas vão se abrir aos jovens participantes, afinal, o mundo da tecnologia tem muitas oportunidades”, ressalta Shirlei Monteiro, diretora da Abadeus, entidade responsável pela aplicação da metodologia. “Além de se desenvolverem, os alunos poderão criar soluções em prol da comunidade. Estamos ansiosos pelos resultados e felizes em fazer parte de um projeto conectado ao nosso propósito”, pontua a gerente de conta do Sicredi, Daiane Lima de Souza.



Descentralização de cursos é pauta regional

Pleito da Associação Empresarial de Içara, a ampliação na oferta de ensino técnico/profissionalizante público de qualidade, com entrega descentralizada e distribuída entre os municípios, agora é pauta também regional. A cartilha com as prioridades - lançada no projeto Voz Única nesta quarta-feira, dia 27 - lista ainda como prioridades para os candidatos a cargos públicos deste ano a finalização da pavimentação da BR-285; implantação do terminal de cargas no Aeroporto de Jaguaruna e melhorias na infraestrutura de vôos comerciais; fortalecimento da rede hospitalar regional e melhorias na infraestrutura de Segurança Pública com foco no aumento de efetivo na polícia civil, militar e bombeiros.

“O ensino técnico/profissionalizante é uma necessidade para o desenvolvimento dos jovens e também para o estímulo ao empreendedorismo. Contudo, são oportunidades que ainda estão centralizadas em poucas cidades, criando uma barreira no acesso para muitos estudantes. E nem sempre os cursos disponíveis condizem com as necessidades de toda a região, afinal, cada cidade tem características econômicas e culturais próprias. Nós acreditamos na força da educação e da descentralização de cursos, assim como também entendemos que cada pauta do Voz Única é muito importante para a região”, ratifica a presidente da ACII, Tatiana Pavei da Silva.

"O Programa Voz Única traduz as principais demandas de urgência em nossas regiões e no estado, possibilitando com total clareza onde o governo e todos envolvidos devem colocar energia para solucionar problemas existentes e oportunizar um planejamento estratégico de crescimento!”, ressalta o vice-presidente regional da Facisc, Ubirajara Pickler. Ao todo, 12 municípios compõem a abrangência da federação empresarial no Extremo Sul. Além de Içara, há Araranguá, Balneário Rincão, Balneário Gaivota, Criciúma, Forquilhinha, Jacinto Machado, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Sombrio e Urussanga.


Associação Empresarial de Içara apresenta SEI e lança novo vídeo para entidades catarinenses
22/07/2022 às 11:19 | Redação | com informações de Lucas Lemos, da Inoova Comunicação
Os bastidores, os movimentos e as conexões proporcionadas pelo Seminário de Empreendedorismo e Inovação foram apresentados pela Associação Empresarial de Içara para entidades de Santa Catarina nesta quinta-feira, dia 21. E, além de dados e imagens sobre a edição 2022, a participação içarense na reunião plenária da Federação das ACIs teve um retrospecto do evento desde 2018 com o lançamento oficial também de um novo vídeo sobre o SEI.

O SEI é um evento que cresce a cada ano em conteúdo, experiências, conexões e também nos resultados proporcionados. Conforme a presidente da Acii, Tatiana Pavei da Silva, o seminário - realizado em maio - transformou-se desta forma no maior evento de empreendedorismo e também de articulação da inovação na cidade. “Neste ano, prolongamos o SEI com o curso de robótica. Mais do que falar, estamos entregando uma ação prática”, ressalta. A capacitação alinhada as novas demandas do mercado de trabalho, desenvolvida pela Abadeus, tem como parceiros atualmente a Thomson Reuters, Prefeitura Municipal e o Sicredi.



Mulheres compartilham histórias de sucesso em noite de empreendedorismo
08/07/2022 às 10:09 | Redação | com informações de Lucas Lemos, da Inoova Comunicação
Gisele Ramos iniciou na prática do muaythai em 1998, foi campeã catarinense por duas vezes e campeã brasileira também em duas oportunidades. Desde 2008, é professora. Em 2012 decidiu montar uma academia e atualmente treina competidores de nível amador e profissional. A trajetória inclui ainda duas temporadas de treinos e cursos na Tailândia, país de origem do esporte. “Hoje sinto gratidão em levar, além da atividade física pras pessoas, um lugar que acolhe e fortalece ainda mais o ser humano no seu todo”, ressalta.

O exemplo de resiliência e força – que vai além do aspecto físico – inspirou uma noite dedicada ao empreendedorismo do Núcleo de Mulheres da Associação Empresarial de Içara nesta quinta-feira, dia 7. As nucleadas e convidadas foram recebidas na residência da presidente da ACII, Tatiana Pavei da Silva, também participaram de uma rodada de negócios e um jantar recheado de histórias de sucesso.

“O encontro foi muito gratificante. É muito importante ver mulheres empreendedoras se unirem pra fortalecerem ainda mais umas as outras. A troca de experiências e essas interações são enriquecedoras pra todas”, ressalta Gisele. “O número de mulheres empreendedoras de Içara é gigantesco. Temos que ampliar cada vez mais encontros que nos proporcionam essas conexões”, completa.

“Queremos engajar mulheres ao movimento que mais cresce no mundo, que é o empreendedorismo feminino. É um momento de trocar experiências para inspirar mulheres a seguirem em busca de seu espaço no mundo dos negócios, compreendendo e aceitando que o lugar da mulher é onde ela quiser. Juntas, certamente conseguiremos ser mais resilientes para chegarmos aonde nosso coração desejar”, pontua a coordenadora do núcleo, Rosimeri Vieira.


Estudantes das escolas estaduais de Içara recebem demonstração de robótica com arduino
20/06/2022 às 10:01 | Redação | com informações de Lucas Lemos, da Inoova Comunicação
Mais de 100 estudantes de Içara já demonstraram interesse em conhecer sobre robótica em atividades realizadas pela Abadeus nas escolas estaduais da cidade ao longo deste mês. O número – ainda crescente - é parte do levantamento realizado pela equipe de professores na divulgação do curso gratuito que acontecerá na Associação Empresarial de Içara em parceria com a Thomson Reuters e a Prefeitura Municipal. As inscrições seguem ainda até quinta-feira, dia 23, pelo site www.aciicara.com.br. Ao todo, 20 jovens do ensino médio serão selecionados para fazer parte da primeira turma de robótica do município.

"Precisamos capacitar e oportunizar aos nossos jovens as mais diferentes áreas de atuação profissional. Ainda estamos conhecendo algumas profissões do futuro e com certeza a robótica vai cada vez mais estar presente no nosso dia a dia. Além de desenvolver conhecimentos e habilidades relacionadas à tecnologia e ciência, a robótica contribui com a aprendizagem em diversos aspectos”, indica a prefeita Dalvania Cardoso.

“O curso de robótica é uma extensão do Seminário de Empreendedorismo e Inovação que realizamos em maio. Concluímos a programação digital com muito conteúdo proporcionado pela experiência de diferentes convidados. Agora será o momento de colocar em prática e estimular ainda mais nossos talentos. O curso representará uma grande oportunidade para os jovens se conectarem a um mercado crescente na robótica e no desenvolvimento de outras soluções tecnológicas”, pontua a presidente da Acii, Tatiana Pavei da Silva.

A capacitação promoverá também desenvolvimento pessoal, profissional, a comunicação, produtividade e liderança em sinergia com as competências exigidas pelo mercado de trabalho e as atitudes empreendedoras. O curso de arduino será ofertado de forma presencial com aulas duas vezes por semana das 13h30 às 17h00. A divulgação dos participantes acontecerá em 24 de junho e o início das atividades será em 6 de julho. Além do contato com a equipe da Abadeus nas escolas, em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Acii pelos telefones (48) 99179-4837 ou (48) 3432-3429.


A Associação Empresarial de Içara foi fundada em 3 de agosto de 1996 para a união do empresariado içarense e o desenvolvimento econômico sustentável da cidade.