Maternidade do Hospital São Donato volta ao funcionamento
13/06/2022 às 22:39 | Especial de Moises de Souza
A escala de funcionamento da Maternidade do Hospital São Donato de Içara está agora sob a responsabilidade do doutor Joelson Carmono Lemos. Junto com essa definição, a fundação filantrópica anunciou também o retorno dos atendimentos no setor na noite desta segunda-feira, dia 13.

Desde sábado os atendimentos estavam suspensos na Maternidade por dificuldade na escala médica. “A maternidade foi reaberta. Já tínhamos um profissional médico aguardando apenas a definição de um fechamento de escala, juntamente com o responsável”, explica o diretor administrativo do hospital, Júlio César De Lucca.


Maternidade do São Donato aguarda retomada de escala
13/06/2022 às 11:42 | Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
A maternidade do Hospital São Donato, em Içara, segue fechada. O serviço foi suspenso no sábado, dia 11, com a perspectiva de reabertura nesta terça-feira, depois de recomposta a escala de atendimento.

“No sábado (dia 11), houve um furo na escala e, por segurança das gestantes, decidimos suspender os atendimentos”, explica o diretor-administrativo da unidade hospitalar, Júlio César De Luca.

“Hoje, às 20 horas, teremos uma reunião com os obstetras para que esse problema não volte a ocorrer. Houve um acidente com o profissional, que precisou ser afastado e por isso aconteceu o furo na escala”, relata.


Atendimento pediátrico no HSD depende da contratação de profissionais
02/06/2022 às 11:46 | Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
O atendimento pediátrico no Hospital São Donato, de Içara, é um projeto antigo, que ao longo do tempo encontrou diversos obstáculos para a implantação. Agora, a falta de profissionais impede que o serviço seja efetivado. “Só vamos ativar quando a escala 24 horas estiver fechada”, indica o diretor-administrativo da unidade hospitalar, Júlio César De Luca.

Ele explica que, além de um pediatra para o pronto-atendimento, será necessário ter um cirurgião pediátrico em sobreaviso para os casos de urgência e emergência e um especialista que ficará responsável pelos pacientes que precisarem de internação, em escalas que cubram o atendimento 24 horas todos os dias.

“Um grupo de pediatras tinha um pré-compromisso conosco, mas assumiram outras funções e por enquanto ainda não nos apresentaram a escala de serviço. Estamos esperando para que o contrato seja assinado e o hospital possa iniciar os atendimentos”, reitera.

Segundo o diretor, as reformas em parte do pronto-socorro e a construção de novas salas para abrigar a pediatria já estão concluídas, incluindo a estruturação de seis leitos de internação, sala de observação e consultório. O investimento foi de aproximadamente R$ 600 mil.

O atendimento será custeado pela Prefeitura de Içara, em um convênio específico de aproximadamente R$ 2 milhões ao ano. “O convênio já foi aprovado pela Câmara Municipal e só falta termos o contrato para o repasse dos recursos assim que os atendimentos forem iniciados”, ressalta Júlio.

UTI pediátrica

As altas taxas de ocupação levaram o Governo do Estado a abrir mais leitos de Unidades de Terapia Intensiva voltados ao atendimento de recém-nascidos e crianças. No entanto, esse não é um serviço previsto para o São Donato no momento.

“O hospital tinha dez leitos de UTI para adultos e durante a pandemia abriu mais dez para atender os casos de covid. Conseguimos manter esses novos leitos com o mesmo pessoal. Mas se criarmos leitos pediátricos, serão necessários diversos especialistas que não tem no mercado. Os equipamentos podem ser comprados, mas o material humano não se faz da noite para o dia”, justifica o diretor.

Mais recursos

Nessa quarta-feira, dia 1º, Júlio De Luca esteve em Florianópolis, buscando mais recursos para o hospital. “Apresentamos a solicitação para a continuidade dos convênios e o rol de equipamentos para a parte que está em construção. Os pedidos agora serão avaliados pela Secretaria de Saúde”, detalha. Em março, a unidade hospitalar deu início às obras de um novo prédio, que vai abrigar salas de cirurgia, leitos cirúrgicos, além do centro de diagnóstico por imagem e da clínica de hemodiálise.


Projeto Hospital nos Bairros foi concluído em sete comunidades
12/05/2022 às 12:33 | Especial de Moisés de Souza
Em Içara, os bairros Cristo Rei, Jardim Elizabete, Jaqueline,Tereza Cristina, Aurora e Presidente Vargas, já receberam a cúpula do Hospital São Donato para esclarecimentos do funcionamento interno da unidade. A ação faz parte do Projeto “Hospital nos Bairros”, desenvolvido pela Unidade Hospitalar em uma parceria com a União das Associações Comunitárias de Içara (Uaci).

Conforme a presidente da Uaci, Karla Vicente, as reuniões estão muito produtivas, sanando muitas dúvidas das pessoas. “Dúvidas em relação a procedimentos para cirurgias e o funcionamento do Pronto do Socorro e a classificação de risco são alguns pontos esclarecidos e isso tem refletido na melhora do fluxo de atendimento às demandas”, comentou. As visitas são agendadas pela Uaci em acordo com as Associações de Moradores de cada bairro. Para este mês e o próximo estão previstos os bairros Vila Nova e Jussara.


Hospital São Donato vai retomar obras para laboratório próprio
18/04/2022 às 09:41 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Além da pediatria e de um novo prédio para o Centro Cirúrgico e o Centro de Diagnósticos, as obras no Hospital São Donato vão avançar também para as salas que anteriormente eram utilizadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. A readequação do espaço será necessária para a implantação de um laboratório próprio. “Já temos todos os equipamentos”, garante o diretor-administrativo, Júlio César De Luca. A perspectiva é que tudo esteja pronto até julho para o início então dos serviços.

O projeto do laboratório do HSD havia sido anunciado em agosto de 2021 em sessão na Câmara Municipal de Içara. Entretanto, Júlio indica que a reforma das salas precisaram ser paralisadas devido a priorização da pediatria. A fundação filantrópica também estava em tratativas para um convênio com foco educacional, entretanto, não houve evolução. Por isso, a entidade assumiu a responsabilidade de adquirir os equipamentos e realizar as obras.

“Nosso maior lucro será em serviço pela agilidade no atendimento, sem precisar de deslocamento. O tempo de resposta é a nossa principal arma para ter um laboratório próprio. Se o hospital quer crescer, precisa de serviços disponíveis 24h. E não tem mais volta. Com essa obra grande (do Centro de Diagnósticos), o HSD passará a ser de alta complexidade em 2023, com certeza", pontua Júlio.