Canal Içara

Canal Içara

31 de março de 2020 - 06:39
Bandeirão a meio mastro após morte de dona De Lourdes
19/03/2020 às 16:20 | Erik Borges - erik.borges@canalicara.com
Morreu, aos 72 anos, uma das maiores torcedoras do Criciúma EC. Dona De Lourdes era mais que isso, era um símbolo de garra, de resiliência, de fidelidade ao seu time, era uma embaixadora do Clube. Onde estivesse, estava vestida com nosso manto, a camisa do tigre era sua segunda pele.

Descanse em paz carvoeira De Lourdes. Seu exemplo jamais será esquecido, e continuará carregando multidões. Outras homenagens serão realizadas pelo clube assim que a situação de emergência acabar, e as coisas voltarem a normalidade. O Bandeirão do clube ficará em meio mastro.


Empate sem emoção e time criciumense fraco tecnicamente
08/03/2020 às 19:14 | Erik Borges - erik.borges@canalicara.com
O time do Criciúma é fraco tecnicamente e demonstra isso a cada rodada. Às vezes apresenta lampejos de qualidade, mas não há regularidade. Na maioria das partidas, o time criciumense não passa de um amontoado de jogadores correndo desordenadamente e criando jogadas aleatórias sem fundamento. No jogo deste domingo, dia 8, em que o Tigre empatou em 0x0 com o Figueirense, levando em consideração os dois tempos, o time da capital criou chances de gol mais enfáticas e fez o goleiro Agenor trabalhar bastante.

No segundo tempo o Criciúma se mostrou um pouco melhor que o adversário nos primeiros minutos. Mas de modo geral, a partida pode ser considerada fraca tecnicamente. Falta um pouco mais de entrega, de vontade de fazer gols. Falta criação de jogadas, falta qualidade técnica, falta organização tática e oportunismo para concretizar em gol.

O Criciúma já está classificado para a segunda fase do Campeonato Catarinense. Mas isso não é motivo para comemoração. Isso é uma obrigação do Criciúma, já que a competição classifica oito clubes, sendo que há apenas 10 participantes. O próximo jogo será contra o Joinville, fora de casa. Embora não seja um jogo que valha classificação para o Tigre, é preciso encarar o jogo como uma preparação para a próxima fase. Isso porque o time ainda precisa de entrosamento. As peças não apresentam futebol de qualidade e, ao que tudo indica, o Tigre será apenas um coadjuvante no Campeonato Catarinense.


Brusque vence o Criciúma com certa facilidade no Heriberto Hülse
02/03/2020 às 02:48 | Erik Borges - erik.borges@canalicara.com
O Criciúma apresentou seu futebol em dois tempos distintos. Na primeira etapa, o Tigre abriu o placar com Carlos César, em belíssimo gol de cobrança de falta. O time anfitrião mostrou na primeira etapa que queria a vitória e que estava decidido a impor seu futebol. Mas no segundo tempo o Brusque já mostrou rapidamente que veio com uma postura diferente. Antes dos cinco minutos do segundo tempo, o Brusque empatou após um deslize do goleiro do Criciúma e da zaga tricolor. Mas o Brusque ainda conseguiu a virada no placar em chute que desviou no meio do caminho e enganou o goleiro do Criciúma ao ter a trajetória desviada.

O terceiro gol do Brusque surgiu no momento em que o sistema defensivo do Tigre estava todo desarmado. Os jogadores estavam no campo ofensivo e uma virada de bola deixou doisdefensores do Criciúma contra quatro atletas do Brusqye, que não tiveram dificuldade em balançar as redes e decretar a vitória por 3x1. A partida foi disputada no estádio Heriberto Hülse. O Brusque é o líder do Campeonato Catarinense. Mas isso não ameniza a derrota.

Isso porque o Tigre não pode se acostumar a perder em casa, principalmente por um placar com boa margem de vantagem para o adversário. O Criciúma ainda é um dos maiores clubes de Santa Catarina e precisa impor respeito dentro e fora de casa. Com a derrota, o Tigre permanece na segunda metade da tabela de classificação, com nove pontos, na sexta colocação. O próximo jogo do Criciúma será contra o Figueirense, neste domingo, dia 8, no estádio Heriberto Hülse, às 16h.


Criciúma e Chapecoense empatam em jogo fraco tecnicamente
15/02/2020 às 19:28 | Erik Borges - erik.borges@canalicara.com
Não foi uma partida para animar o espectador. Longe disso. Placar final: 1x1. Criciúma e Chapecoense realizaram um jogo fraco tecnicamente, em que ambas as equipes não fizeram muito esforço na primeira etapa para produzir chances de gol. A Chape, mesmo pressionada pela torcida e pela posição desconfortável na tabela de classificação, não conseguiu demonstrar um futebol diferente do que apresentou nas rodadas anteriores. O Criciúma também não se mostrou tão interessado em buscar os três pontos de forma aguerrida.

No segundo tempo o jogo continuou morno. Dois gols foram anotados. O gol do Tigre foi marcado por Carlos César, enquanto a Chapecoense marcou com Foguinho, oriundo das categorias de base do time do Oeste Catarinense. No gol sofrido pelo Tigre, o goleiro Paulo Gianezini não fez o movimento de defesa da bola no tempo correto e acabou dando rebote para o centro da área. Os zagueiros não chegaram a tempo de impedir o gol do adversário. Acredito que o goleiro poderia ter defendido aquela bola e evitado o gol da Chapecoense.


Vitória convincente sobre o Avaí, na Ressacada
09/02/2020 às 18:43 | Erik Borges - erik.borges@canalicara.com
O Criciúma venceu o Avaí por 1x0, neste domingo, dia 9, no estádio da Ressacada. O resultado é surpreendente, porque o Tigre havia perdido por 4x1 para o Santo André, na Copa do Brasil, no meio da semana. Porém, o time criciumense se comportou de maneira completamente diferente contra o time da capital catarinense, no campeonato estadual.

Ao contrário do que se viu contra o Santo Andre, o Criciúma se portou de forma ofensiva desde o primeiro minuto de jogo contra o Avaí. Uma postura intensa, postura de time grande. Com certeza, isso surpreendeu o time adversário, que esperava um Criciúma acanhado e defensivo. O gol de pênalti marcado por Carlos César, camisa 10 e capitão do Tigre, foi batido de forma tranquila e deu moral ao time no decorrer do jogo.

No primeiro tempo, o Criciúma dominou as ações e teve oportunidade de ampliar o placar. Já no segundo tempo, o Avaí cresceu no jogo, mas não teve competência suficiente para mandar a bola para as redes. Acertou, inclusive, bola na trave. Mas o Criciúma mereceu a vitória e os três pontos são importantíssimos para afastar as possibilidades de o Tigre ficar entre os dois últimos colocados, que disputarão a permanência na primeira divisão do Campeonato Catarinense. Em 2020, apenas um time será rebaixado para a segunda divisão do estadual.


*Erik Borges Vieira é jornalista e torcedor do Criciúma Esporte Clube