Canal Içara

Canal Içara

19 de agosto de 2019 - 05:51
Com gol mal anulado, Criciúma perde para o CRB/AL
24/07/2019 às 01:50 | Erik Borges - erik.borges@canalicara.com
O Criciúma perdeu a segunda partida consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro. A derrota aconteceu diante do CRB/AL, nesta terça-feira, dia 23, no estádio Rei Pelé, em Maceió. A partida da 11ª rodada contou com erro do auxiliar, que anulou erroneamente um gol anotado pelo atacante Léo Gamalho. O jogador não estava em posição irregular, mas o assistente levantou a bandeira e anulou o gol do Tigre.

Logo na sequência, aos 28 minutos do segundo tempo, Alisson Farias (que já jogou no Criciúma) abriu o placar favoravelmente ao time alagoano. Aos 36, Willie ampliou a vantagem e sacramentou a vitória.

O destaque da partida é o goleiro Luiz. O capitão do Criciúma realizou defesas de alta complexidade. Defesas que exigem excelente tempo de reação. O camisa 1 do tricolor Sul-catarinense evitou que o Criciúma fosse goleado em Alagoas.

No primeiro tempo, o Criciúma deteve mais qualidade com a posse de bola, mas não conseguiu transformar isso em volume de jogo para concretizar em gol. O CRB/AL conseguiu chegar com perigo e fez o sistema defensivo do Criciúma trabalhar. O principal problema do Criciúma consiste em não conseguir ser muito enfático no ataque. São poucos chutes a gol e dificuldade de criação de jogadas agudas.

No segundo tempo, o Criciúma até melhorou, pressionou mais na frente e balançou as redes. O gol foi mal anulado e isso mudou a trajetória da partida. Porque, minutos depois, o CRB abriu o placar e o time criciumense precisaria reverter uma desvantagem restando 17 minutos para o fim do jogo. Com isso, os próprios jogadores do Criciúma ficaram nervosos. Tudo ficou mais difícil quando o segundo gol do time alagoano foi marcado.

Para piorar a situação, aos 49 minutos da segunda etapa, o volante Liel recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso do jogo. Ele vai desfalcar a equipe contra o Figueirense, neste sábado, dia 27, no estádio Heriberto Hülse. A partida acontece de manhã, às 11h.


Com atuação acanhada, Criciúma perde para o Vitória/BA
20/07/2019 às 00:19 | Erik Borges - erik.borges@canalicara.com
O Criciúma perdeu para o time do Vitória/BA por 2x0, nesta sexta-feira, dia 19, no estádio Barradão, em jogo válido pela 10ª rodada da Série B do Brasileiro. Os gols da partida foram anotados por Anselmo Ramon, aos 21 e aos 27 minutos. Ambos os gols foram marcados no segundo tempo. Com a derrota, o Criciúma permanece com 12 pontos na tabela de classificação. O próximo jogo do Tigre ocorre nesta terça-feira, dia 23, no estádio Rei Pelé. A partida acontece às 21h30, contra o CRB/AL.

O jogo

No primeiro tempo, o Vitória propôs o jogo, enquanto o Criciúma se manteve fechado, aguardando as jogadas de contra-ataque. Até aí tudo bem. O time que joga fora de casa geralmente adota uma postura de cautela no início do jogo. Mas o problema principal se deu com relação à transição da defesa ao ataque. O Criciúma se mostrou desorganizado em campo. O time criciumense não conseguiu fazer a bola circular com qualidade e perdia a bola com muita facilidade. Time desorganizado em campo e com raras chances de gol. Já o Vitória chegou com mais perigo, até mesmo em jogadas de bola parada.

No segundo tempo, o Vitória imprimiu mais intensidade no jogo e buscou o primeiro gol após o atacante Anselmo Ramon desarmar o zagueiro Federico Platero. Uma desatenção que custou caro. O defensor do Criciúma perdeu a bola na entrada da área e o atacante adversário ficou cara a cara com o goleiro Luiz. O camisa 9 do Vitória não desperdiçou a oportunidade e balançou as redes.

A partir daí, o Criciúma não teve mais força para reagir. O time ficou mais nervoso e começou a errar muitos passes. Com isso, as jogadas não fluíram. O time baiano não se acomodou e marcou o segundo gol após cruzamento na área. Os zagueiros não conseguiram impedir a cabeçada de Anselmo Ramon, que balançou as redes e decretou a vitória do time baiano.



No último suspiro: de virada, Tigre vence o Coxa e se afasta do Z4
10/07/2019 às 01:34 | Erik Borges - erik.borges@canalicara.com
No último suspiro. Assim é possível descrever a vitória do Criciúma por 2x1 sobre o Coritiba, na noite desta terça-feira, dia 9, no estádio Heriberto Hülse. O Criciúma saiu atrás no placar com gol de Thiago Lopes, no primeiro minuto do segundo tempo. O empate veio aos 35 minutos da segunda etapa, com gol de Léo Gamalho. E a virada no placar foi protagonizada por um gol de cabeça de Liel, aos 49 minutos (último lance).

O primeiro tempo não teve fortes emoções. O Criciúma tentou propor o jogo. Já o Coritiba buscava a roubada de bola e a saída no contra-ataque. O atacante Rodrigão, referência no ataque da equipe e atual artilheiro da competição, com sete gols, tentava dominar a bola e os jogadores de beirada de campo chegavam para apoiá-lo.

Em uma dessas jogadas de contra-ataque, o Coritiba abriu o placar com chute de fora da área. O desvio da bola no zagueiro Derlan fez com que o goleiro Luiz não conseguisse chegar a tempo na bola.

Um gol logo no primeiro minuto da segunda etapa fez com que o Criciúma partisse para cima do adversário em busca da reação no placar. E mesmo de maneira pouco organizada, o time criciumense insistia em jogadas ofensivas, criava oportunidades, até que aos 35, Léo Gamalho encontrou o caminho do gol e deixou tudo igual no placar.

Mas o Tigre não se satisfez com o empate e foi em busca da virada. No último lance, em cobrança de falta realizada pelo lateral-esquerdo Marlon, o volante Liel (excelente cabeceador) mandou a bola para as redes e decretou a vitória do tricolor Sul-catarinense.

Vitória que afasta o Tigre da zona de rebaixamento. O Tigre conta com 12 pontos na Série B do Campeonato Brasileiro em nove partidas. O próximo adversário do Criciúma é o Vitória/BA. O jogo acontece no estádio Barradão, às 21h30 do dia 19.


Criciúma vence o Brasil/RS e sai da zona de rebaixamento
11/06/2019 às 22:03 | Erik Borges - erik.borges@canalicara.com
O Criciúma venceu o Brasil de Pelotas por 1x0, com gol de Reis, na noite desta terça-feira, dia 11. O jogo aconteceu no Estádio Bento de Freitas/RS e valeu pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Essa foi a última partida antes da paralisação para a Copa América, que será realizada este mês, no Brasil. Com a vitória, o Tigre deixa a zona de rebaixamento e respira mais aliviado durante essa intertemporada de treinamento que o elenco terá para se aperfeiçoar ainda mais na competição.

No jogo, o Tigre abriu o placar no primeiro tempo, após jogada trabalhada, Reis colocou a bola na gaveta. A partida não teve ritmo acelerado. A jogada que preocupou um pouco foi no momento em que o goleiro Luiz saiu da área e acabou se atrapalhando na jogada, fazendo com que o zagueiro Federico Platero salvasse o chute adversário em cima da linha. Porém, o goleiro do Tigre fez belíssima defesa na primeira etapa, após finalização forte e de curta distância do adversário.

No mais, houve jogadas de bola parada que ofereceram perigo em ambas as balizas. O técnico do Brasil de Pelotas fez as três substituições muito cedo, e no final do jogo o Criciúma estava com mais vigor físico do que o adversário. Dessa forma, o Brasil de Pelotas não conseguiu imprimir pressão constante ao Tigre, que controlou bem e soube administrar o resultado da partida.

Três pontos valiosíssimos que foram conquistados no Rio Grande do Sul, após o Criciúma ter cedido o empate no estádio Heriberto Hülse, no último sábado, contra o Vila Nova/GO.


Tigre mandante com postura de visitante
08/06/2019 às 19:27 | Erik Borges - erik.borges@canalicara.com
O Criciúma empatou em 1x1 com o Vila Nova/GO, na noite deste sábado, dia 8, no estádio Heriberto Hülse. Isso mesmo, é importante deixar muito claro que o jogo foi no estádio Heriberto Hülse. Porque o Tigre jogou em casa, foi o time mandante, mas não se comportou como tal. O time do Vila Nova/GO veio a Criciúma para buscar a vitória, sem medo de atacar durante a partida.

O time goiano se impôs no jogo desde os minutos iniciais. Com todo respeito ao Vila Nova, mas o único time que deve ditar o ritmo e se impôr durante a maior parte do jogo é o Criciúma. Salvo nos casos em que o plantel tenha uma filosofia de jogo que priorize o sistema defensivo, o que não é o caso em questão.

Dessa forma, é possível afirmar que o Tigre foi dominado dentro de casa e o time não conseguiu encontrar uma maneira de se encontrar no jogo. Mesmo com atuação inferior ao adversário, o Criciúma conseguiu balançar as redes com o atacante Léo Gamalho. O gol foi anotado aos 30 minutos do segundo tempo. Só que três minutos depois, o Tigre sofreu o empate.

Chamou atenção o fato de os jogadores do Vila Nova pegarem a bola no fundo do gol e levarem ela ao centro do gramado com rapidez, no intuito de retomar o jogo o quanto antes para buscar a virada no placar. Isso indicou claramente que o Vila Nova estava extremamente insatisfeito com o empate fora de casa.

O resultado é ruim para o Criciúma, que se mantém na zona de rebaixamento, com seis pontos. O próximo compromisso do Tigre será contra o Brasil de Pelotas/RS, nesta terça-feira, dia 11, no estádio Bento de Freitas. O jogo acontece às 19h15.


*Erik Borges Vieira é jornalista e torcedor do Criciúma Esporte Clube