Canal Içara


17 de fevereiro de 2018 - 17:38
Palestra sobre afeto antecede início do ano letivo municipal em Içara
15/02/2018 às 13:10 | Redação com a colaboração da Prefeitura de Içara
Aproximadamente 900 professores da rede municipal de ensino participaram de uma palestra motivacional na noite desta quarta-feira, dia 14. O encontro com João Carlos Oliveira teve como tema o afeto na preparação para o ano letivo que inicia na segunda-feira, dia 19. “Que os nossos professores entrem na sala de aula para dar o melhor aos nossos alunos, que o trabalho seja dignificado e não seja um fardo, valorizando-se cada vez mais as pessoas e as famílias”, recomendou o professor e consultor convidado.

“Nosso município é referencia em educação na região carbonífera. Estamos sempre nos destacando nas provas em que participamos”, destaca a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni. Para o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (PMDB), cabe aos educadores a elaboração de atividades articuladas entre educação, cultura e esporte. “O papel que cada um cumpre em educação marca a vida de nossos alunos. Precisamos amar o que fizemos para fazer cada vez melhor”, afirma o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin (PMDB).


Estudantes da Apae participam de passeios na Colônia de Férias
30/01/2018 às 08:44 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
A equipe multiprofissional da Escola Especial Sonho Dourado voltou à atividade. E, além de preparar o ano letivo, os profissionais estão empenhados em tornar as férias mais divertidas. É que os alunos também voltaram, mas as aulas começarão apenas em 19 de fevereiro. A Colônia de Férias desenvolvida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais envolve brincadeiras dentro da unidade e visitas externas, por exemplo, à Fazenda Talismã.

"As atividades são realizadas de acordo com as funcionalidades de cada um. Todo passeio tem o suporte necessário. Nas primeiras semanas as ações foram internas. Agora teremos um passeio por semana", indica a diretora Silvana Goulart. "Atendemos pelo Sistema Único desde 2008. E para manter as atividades, implantamos a Colônia de Férias. É uma atividade opcional, mas com forte adesão devido ao serviço especializado que é oferecido", completa a vice-presidente da Apae, Emília Valvassori.


Apresentações artísticas garantem alegria na Colônia de Férias
13/01/2018 às 09:14 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Os jovens atendidos pela Colônia de Férias da Secretaria de Educação de Içara receberam a Nona, o Nono e Miguelito nesta semana. A atividade movimentou aproximadamente 300 crianças na quinta-feira, dia 11. O grupo composto pela coordenadora de Artes da Secretaria de Educação, Lilian Philippi, pelo auxiliar de sala de aula Henrique Ferreira e pelo estudante Guilherme Brunel, faz parte do projeto Contação de Histórias do Município.

“Nós cantamos e as crianças encenam. São canções que eles já estão acostumados, pois como são muito pequenos, não conseguimos prender a atenção somente com a contação. Há muita diferença de idade”, explica Lilian. “Levamos instrumentos novos como a flauta doce e o ukulele, eles querem tocar, ver como som sai, ficam muito impressionados”, coloca Henrique.

“Foi um dia muito gratificante, ver o quanto as crianças ficam emocionadas e felizes cantando junto conosco”, pontua Guilherme. “Brincar contribuiu para a formação de seres humanos autônomos e criativos. Nós gostaríamos de agradecer todos os professores, auxiliares que estão atuando de forma voluntária, propiciando momentos divertidos para nossos alunos”, pontua a secretária de Educação Gerusa Bolsoni.


Cristalcopos entrega reforma do centro infantil Branca de Neve
21/12/2017 às 19:37 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
A partir de 2018, os mais 90 alunos que frequentarão o Centro de Educação Infantil Branca de Neve, no loteamento Ana Eliza, encontrarão uma estrutura mais espaçosa e revitalizada. O investimento da CristalCopos foi realizado em contrapartida a concessão de área destinada a ampliação da empresa. Além da ampliação da sala da direção/professores, a obra contou com reparos no muro, pintura, recuperação de janelas, revisão da cobertura em telha fibrocimento e instalação hidrosanitárias.

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia Gerusa Bolsoni, o valor total do investimento foi de R$ 90 mil. “No ano passado tivemos uma emergência com danos graves no telhado do CEI Aquarela, no Jardim Silvana, e mediante autorização da empresa, dividimos o valor. Dessa forma ficou R$ 45.412 para o CEI do Ana Eliza e o restante para o do Jardim Silvana. Agradecemos imensamente ao grupo CristalCopos pela parceria e apoio”, coloca.

“Nós temos ainda mais ideias para melhorar o CEI do bairro onde estamos inseridos, mas com certeza oportunidades não faltarão. Nossa empresa estará sempre de portas abertas para auxiliar no crescimento de Içara”, destaca o presidente da CristalCopos, Anselmo Freitas. “É a união do público e do privado para o bem comum. O objetivo da prefeitura é melhorar a qualidade de vida das pessoas, e esse também é o objetivo das empresas. Que essa parceria possa continuar”, pontua o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin (PMDB).


Rede municipal recebe 2320 inscrições para educação infantil
08/12/2017 às 18:50 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
As listagens das vagas de período parcial e integral na rede municipal foram divulgadas pelos centros de educação infantil de Içara nesta sexta-feira, dia 8. Dentre 2320 crianças inscritas, 863 também requisitaram o segundo período. “Conseguimos atender a demanda do parcial e ainda viabilizamos vagas para aqueles que não conseguiram vagas na creche de matrícula inicial, os deslocando para CEIS onde sobraram vagas no período integral. Para as crianças de zero a seis meses, conseguimos atender a demanda em período parcial”, informa a secretária Gerusa Bolsoni.

“O binômio quantidade e qualidade foi o que nos norteou na politica de educação infantil de Içara. O edital recentemente lançado, objeto de críticas, algumas justas, outras injustas, mostrou o acerto da política que adotamos, isto é, vagas garantidas para todas as crianças, e uma quantidade expressiva em período integral. Embora não seja uma determinação prevista em lei, é uma decisão e uma prioridade do Governo a ampliação de vagas no período integral”, destaca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (PMDB).


Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com