Canal Içara

Canal Içara

22 de agosto de 2019 - 09:47
Oficina de cubo mágico prepara estudantes para competições
14/08/2019 às 17:11 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Os alunos da Escola de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri receberam a primeira oficina de Cubo Mágico em preparação para a competição de Cube Rubik´s nesta quarta-feira, dia 14. Além do contato com o jogo proporcionado pelo Lions Clube, os estudantes receberam jovens da Escola Padre Berto, do bairro São Simão, de Criciúma, para trocar experiências.

O 4º Campeonato de Cubo Mágico da Região Carbonífera será realizado em Içara em 5 de outubro. Já o evento nacional acontecerá em Criciúma. "É um jogo que exige concentração para a resolução. Queremos que por meio do cubo mágico as pessoas interajam, sejam solidárias na dificuldade dos outros e ensinem com amor", coloca a voluntária, Mara Rúbia Maria Modolon Lima.


Vivência da infância deve ser estimulada para o desenvolvimento da criança
30/07/2019 às 16:13 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Conviver em sociedade faz parte do desenvolvimento da criança. Por isso, o contato e a vivência infantil devem ser estimulados. “É através da interação social que a criança desenvolve a sua personalidade, fala, costumes, cultura, autonomia, resolução de conflito, senso de humor, empatia, paciência, emoções, iniciativa, flexibilidade... Enfim, desenvolve o cognitivo por completo”, ressalta a psicóloga Maria Isabel da Silva Custódio.

Aos pais cabe ensinar as regras, normas e valores para uma relação social saudável. “Todo convívio é regido por leis, costumes e regras. É no convívio familiar que a criança tem então o primeiro contato com direitos e deveres. A família também é responsável pela construção e definição de papeis (pai, mãe e filhos) e, com isso, auxilia na construção das relações de hierarquia da sociedade em que vivem as crianças”, acrescenta.

À escola a cabe então a socialização secundaria. “Nela, a criança amplia a vivência em sociedade, desenvolvendo a sua integração individual e em grupo, aprimora o intelecto, a comunicação e a resolução de conflito”, acrescenta Maria Isabel. A psicóloga ressalta ainda que uma infância estimulada com bons exemplos possibilita adultos mais seguros. E este é um ciclo que se reinicia na educação das próximas gerações.


Alunos são estimulados a sustentabilidade por meio do teatro
15/07/2019 às 13:48 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
A preocupação com meio ambiente continua sempre atual. E para estimular nas crianças a ideia de preservação, a Secretaria Municipal de Educação vai apresentar par aproximadamente 1 mil alunos de nove escolas municipais sessões de teatro no Centro de Artes e Esportes Unificados em Vila Nova a partir desta segunda-feira, dia 15.

“Abordamos temas que enfatizam a questão da educação ambiental como valorização global, educação financeira, sustentabilidade, reciclagem e uso consciente de água e luz, numa forma em que os personagens interagem de maneira lúdica, divertida e educativa com as crianças”, explica a coordenadora pedagógica de Artes da rede municipal de ensino, Lilian Philippi.


QuiSSS arrecada mil litros de óleo e 40 mil tampinhas
12/07/2019 às 17:44 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Mais do que uma oportunidade de avaliar o conhecimento, o QuiSSS foi também um teste sobre a responsabilidade social e ambiental dos alunos concluintes do ensino médio na Escola de Educação Básica Professora Salete Scotti dos Santos nesta semana. Ao todo, 1081 litros de óleo foram arrecadados e serão convertidos em recursos para a unidade de ensino estadual. Além disso, 40 mil tampinhas foram doadas para a aquisição de brinquedos pela Afasc.

“Foi um sucesso! Os alunos se envolveram no projeto com muita dedicação, deram show nas atividades artísticas e de conhecimentos específicos em uma disputa acirrada. Penso que o tema Adolescência e Suas Escolhas contribuiu para essa empolgação”, indica a professora, coordenadora do projeto, Cíntia Nunes de Bem Macarini. Na etapa diurna, realizada na terça-feira, dia 9, a turma 301 foi vencedora e, na edição noturna, a turma 307.


História das comunidades de Içara é apresentada no Festival de Dança
11/07/2019 às 21:08 | Redação | com a colaboração de Giovane Marcelino, da Prefeitura de Içara
A história dos lugares onde mais de 250 alunos das escolas de Içara vivem foi contada por meio da dança na noite desta quinta-feira, dia 11. Ao todo, 12 apresentações fizeram parte da 18ª edição do festival no centro multiuso da Escola Professora Salete Scotti dos Santos. “Com certeza foi uma noite de emoção e de muitas homenagens a quem faz parte da nossa cidade”, comenta a secretária municipal de Educação, Gerusa Bolsoni.

“Os alunos estão de parabéns por contar tão bem a história e a participação dos pais também reforça o compromisso com a educação” destaca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB). Além dos alunos das escolas municipais e estaduais, as danças apresentadas pela personagem Dona Içara contaram com crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e também da Fundação Municipal de Cultura e Esportes participam das apresentações.


Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com