Canal Içara

Canal Içara

21 de abril de 2019 - 02:15
Alunos do Centro de Educação Infantil Zilda Arns preparam Osterbaum
17/04/2019 às 12:31 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
A árvore de Páscoa com galhos secos simboliza a frieza e a morte de Jesus. Já as cascas de ovos coloridos remetem a alegria da vida na ressurreição de Cristo. A combinação que compõe a Osterbaum faz parte da comemoração nesta semana do Centro de Educação Infantil Zilda Arns, do bairro Primeiro de Maio, em Içara.

Conforme a diretora, Daniela Silveira, a intenção é envolver toda a comunidade escolar no projeto e “formar uma interação, resgatando o amor, a colaboração, cooperação, integrando e aproximando as famílias como a escola”. “Vamos concluir o trabalho da árvore nesta quarta-feira. Nossa meta era de mil ovos decorados e atingimos mais de 1,6 mil ovos”, ressalta.


Escolas criam ações solidárias para celebrar a Páscoa
16/04/2019 às 17:28 | Redação | com a colaboração de Giovane Marcelino, da Prefeitura de Içara
A comemoração da Páscoa com os alunos da rede municipal de Içara começou com gestos de solidariedade. “Durante todo o ano pensamos em ações voltadas para o olhar ao próximo e com a Páscoa, que é um tempo de reflexão, visamos trabalhar esses aspectos”, comenta a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni. Para os alunos do 7º ano da Escola Tranquilo Pizzeti, a visita a Casa Guido de Criciúma com a distribuição de balas e chocolates serviu também para conhecer o atendimento prestado as crianças.

“Eles puderam conhecer de perto a missão do projeto que é oferecer amplo apoio humanizado no tratamento de câncer às crianças e adolescentes, fortalecido no sentimento de amor incondicional ao próximo na luta pela vida e incluindo suporte as suas famílias”, comenta a gestora Simone Réus. Na quinta-feira, algumas instituições vão realizar também uma Caminhada da Paz com objetivo de coletar alimentos para famílias carentes. Na programação, ainda estão sendo preparados cultos ecumênicos.


Escola Quintino Rizzieri prepara equipes para competição regional de Cubo Mágico
09/04/2019 às 15:06 | Redação | com a colaboração da assessoria
Em preparação para o 4º Campeonato de Cubo Mágico da Região Carbonífera, a Escola Municipal Quintino Rizzieri recebeu representantes da comissão organizadora para o compartilhamento de experiências nesta segunda-feira, dia 8. Ana Lúcia Pintro e Adriane Scussel passaram orientações e também divulgaram o evento que Içara receberá em 5 de outubro na Praça da Matriz São Donato. A competição de Cube Rubik´s será realizada em parceria com o Lions Clube e o Tabelionato de Notas e Protestos de Içara.

“Quando eu soube deste projeto, também pensei que seria impossível aprender. Mas, me encantei, ensinei muitas crianças e não largo mais porque sei dos benefícios para quem busca aprender”, comenta Adriane. “Queremos desenvolver nos jovens o espírito de servir. Este esporte da mente, por meio da aprendizagem na resolução do cubo mágico, integrará as pessoas neste sentimento. E, ainda desenvolverá habilidades criativas e virtudes como a paciência, atenção, persistência e compreensão do mundo ao seu redor”, explica a voluntária do Lions Clube, Mara Rúbia Modolon Lima.


Fotógrafa Mara Jane conversa com estudantes no bairro Demboski
28/03/2019 às 14:41 | Redação | com a colaboração de Giovane Marcelino, da Prefeitura de Içara
Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ignácio João Monteiro receberam a fotógrafa e embaixadora de Route Brasil, Mara Jane Saccon, nesta quinta-feira, dia 27. Ela fez uma palestra sobre os projetos humanitários e ações ambientais. "Ao contar suas experiências pôde transmitir valores, a importância de ajudar o outro, o amor ao próximo e a gratidão”, comenta a diretora Rosiris Pavei. A palestra faz parte do projeto da escola, neste ano, “Cuidando de mim e do outro, cuidarei do mundo”.

Alunos premiados em concurso dos bombeiros recebem calendários
14/03/2019 às 18:48 - atualizada às 11h33 de 16/03/2019 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Cinco estudantes da rede municipal de Educação de Içara visualizaram seus desenhos nos calendários do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina nesta quinta-feira, dia 14. A entrega ocorreu no Centro de Eventos da Praça do Imigrante. Além do material impresso, todos receberam kits e certificados, além disso, tiveram no ano passado um dia diferente com a visita dos bombeiros nas escolas.

“Para nossa alegria, o 4º batalhão ganhou oito dos 12 desenhos. De oito, cinco foram de Içara, motivo de orgulho ainda maior para todas as escolas que participaram. O objetivo era apresentar nossa atividade e ver o imaginário das crianças e elas captaram muito bem a mensagem”, destaca o capitão do 4º BBM, Henrique Piovesan Silveira.

“Eu gosto muito de cachorro e tenho um em casa e acho incrível a relação que eles têm com os bombeiros. Quando assisti na TV lembrei do desenho que havia feito meses antes e fiquei triste pelo ocorrido, mas feliz por essa relação de amor e ajuda que os cães tem”, fala Ellen Inácio Maximiano em referência a importância destes animais em situações como na tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais..

Conforme a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Gerusa Bolsoni, os resultados não seriam possíveis se não tivesse esforço e dedicação da corporação. “Parabéns Educação de Içara e Corpo de bombeiros pelo envolvimento neste belíssimo projeto", completa o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin (MDB).

Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti sob a supervisão da professora Izabella Carolina Zanco
Helena Fernandes Rodrigues (mergulho)
Ellen Inácio Maximiano (operação com cães)
Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri sob a supervisão da professora Janaina Vianna Colle
Nicolas Luciano de Souza (busca terrestre)
Thainá Bitencourt Stucchi (operações em águas rápidas)
Leandro Vieira Réus (salvamento em altura)


Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com