Canal Içara

Canal Içara

18 de agosto de 2018 - 14:47
Colégio Cristo Rei abre gincana com prova na Praça da Matriz São Donato
07/07/2018 às 12:24 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
O Colégio Cristo Rei abriu a Gincana Estudantil Padre Aníbal com a participação de ciclistas na Praça da Matriz São Donato na manhã deste sábado, dia 7. Além do trajeto no Centro de Içara, a disputa entre os estudantes teve também a apresentação de celulares do passado, walkmans e discos antigos, neste caso, com pontos extras para o vinil mais antigo. A competição ainda continuará com atividades esportivas entre segunda e sexta-feira, quando encerrará o semestre escolar e iniciará o recesso até o dia 27.

Içara é destaque na Amrec com 12 medalhas na OBMEP
04/07/2018 às 21:48 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
Professores e medalhistas premiados na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas receberam condecorações no campus da Universidade Federal de Santa Catarina na tarde desta quarta-feira, dia 4. Içara se destacou entre os municípios da Região Carbonífera com o total de 12 medalhas. Foi a cidade com mais premiações. Criciúma e Cocal do Sul receberam sete medalhas de cada.

"A conquista do ouro foi muito importante para mim, pois a partir disso nós temos oportunidades incríveis. Em 2015 eu já tinha recebido o ouro e agora revivi toda essa emoção. Agradeço ao trabalho dos professores que foram fundamentais para a conquista”, destaca uma das medalhistas de ouro, Nicole dos Santos de Souza, da Escola Quintino Rizzieri.

As medalhas de ouro ficaram também para Ynaia dos Santos Sauter, da Escola Quintino Rizzieri; Sarah Calegari e Kauan Mariani Ferreira, da Escola Angelo Zanellato; e Luiz Gustavo Fernandes, da Escola Quintino Rizzieri, levaram as honrarias de prata. Já os alunos Gabrielle Candido Reus, da Escola Paulo Rizzieri; Artur Borges Barbosa, Beatriz Budni Brigido, Josue Marcelo Hilger Silva e Nicolas Galvão You, da Escola Quintino Rizzieri; Brener Emanuel L. Medeiros e Natanael Bueno Justino, da Escola Tranquilo Pissetti, tiveram bronze.

Além dos alunos, os professores Amarildo Felicio, da Escola Quintino Rizzieri, e Angelita Possamai, da Escola Tranquilo Pissetti, também foram homenageadas pelo desempenho coletivo no município. "O trabalho realizado pela equipe de profissionais da rede municipal de ensino de Içara foi coroado com as condecorações recebidas nesta tarde. Parabéns aos alunos, professores, equipe diretiva e pais que formam essa rede que leva os alunos ao êxito", coloca a secretária da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Gerusa Bolsoni.


Escola Antônio Colonetti prepara festa julina no bairro Jaqueline
03/07/2018 às 09:06 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
A Escola de Educação Básica Antônio Colonetti vai estender as atividades até sábado para a tradicional festa Julina do bairro Jaqueline. O evento acontecerá a partir das 18h30 com pipoca, pinhão, cachorro quente, docinho, salgadinhos, churros e muita dança caipira. “Os alunos estão ensaiando há 15 dias e nesta última semana se envolveram também na decoração", coloca a diretora Ana Paula Conti.

Desde o último mês também circula os bilhetes para o bingo julino. O vencedor do prêmio principal ganhará R$ 1 mil. O segundo prêmio será de uma bicicleta e haverá sorteio de outros brindes. Conforme a diretora, o valor arrecadado será utilizado na construção de uma área coberta para práticas esportivas e também a compra de quadros brancos.


Estudantes estreiam nova quadra poliesportiva no bairro Jardim Elizabete
21/06/2018 às 18:42 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
Os estudantes da Escola de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri estrearam a nova quadra poliesportiva do bairro Jardim Elizabete com um jogo de vôlei nesta quinta-feira, dia 21. A estrutura coberta - anexa a unidade escolar no bairro Jardim Elizabete - inclui ainda arquibancadas e vestiários. “É um grande sonho que se tornou realidade e facilitará as aulas de educação física nos dias de chuva, dias de sol escaldante”, agradeceu o aluno do nono ano, Artur Borges Barbosa.

“Essa quadra será utilizada por toda a rede de ensino, Fundação de Cultura e Esportes e a comunidade em geral”, ressalta a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, Gerusa Bolsoni. “O Quintino foi a primeira escola de Içara que teve seu prédio físico concretizado. Hoje a escola mostra sua grandiosidade e é coroada”, lembra a primeira diretora, Terezinha Gastaldon.

“O Quintino é referência, não só pela sua infraestrutura física, mas pelo corpo de profissionais”, acrescenta o filho de Terezinha, atualmente prefeito, Murialdo Canto Gastaldon (MDB). “O Jardim Elizabete está recebendo um conjunto de obras, recentemente inauguramos o reservatório de água e estamos efetivando um complexo de Saúde”, pontua o vice Sandro Giassi Serafin (MDB).


Criador da mascote Melinda recebe premiação
21/06/2018 às 14:36 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
A mascote Melinda conheceu o criador nesta quinta-feira, dia 21. A personificação do desenho do aluno Nicolas Luciano de Souza, do sexto ano da Escola Quintino Rizzieri, aconteceu na unidade escolar, no bairro Jardim Elizabete. “Eu queria reproduzir no desenho uma espécie de turista aventureira. A imagem ganhou forma e agora a Melinda irá representar a festa municipal em todas as edições futuras”, frisou o aluno vencedor de uma bicicleta.

A Casa do Professor Ilda Colle também premiou os vencedores do Projeto Literatura na Escola. Na categoria quadrinhos, a Escola Paulo Rizzieri venceu com “Aventurando-se com Melinda, nossa Abelha Aventureira”. Em segundo lugar ficou a Escola Lúcia De Lucca com “Melinda e as Raízes de Nossa História”. Na categoria linguagem não verbal, a Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti levou o prêmio ao lado da Escola Tranquilo Pissetti. Além disso, as produções “O Passeio da Melinda”, do CEI Criança Feliz, do Loteamento Jussara, e “Melinda em busca da Içaroba perdida”, do CEI Cinderela, do Mareli, conquistaram o primeiro e o segundo lugar.

“A escolha foi muito difícil, pois todas as escolas apresentaram trabalhos incríveis”, frisa a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Gerusa Bolsoni. "Parabéns a todas escolas participantes e aos vencedores por retratarem tão bem a nossa cidade e a mascote da Agromel, Melinda", destacou o vice-prefeito de Içara, Sandro Giassi Serafin (MDB). “Durante as aulas os alunos realizaram pesquisas que resultaram no trabalho que estamos premiando hoje. O mais importante de tudo isso é o que fica na memória e agrega ao conhecimento aos nossos pequenos alunos", completa o prefeito, Murialdo Canto Gastaldon (MDB).


Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com