Canal Içara


30 de abril de 2017 - 17:42
Feijoada da Apae comercializa últimos ingressos
25/04/2017 às 08:00 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
A Escola Especial Sonho Dourado está nos últimos dias de comercialização dos ingressos para a realização da feijoada. A expectativa é de que, no máximo até no início da próxima semana, todos os 600 ingressos colocados à venda possam já estar comercializados. O valor do almoço, programado para o próximo dia 6, é de R$ 35 por pessoa. O evento será realizado na sede da própria entidade, na região central de Içara.

O valor da entrada é o mesmo do último ano, com a diferença que este ano o comprador vai adquirir uma pulseira e não mais uma camiseta. “Conversando com as pessoas, a gente vê que elas gostam de ajudar a Apae, até porque sabem que é desenvolvido um trabalho necessário e, como sempre foi buscada a transparência, acreditamos que isso auxilie com o fato de colaborarem”, considera a presidente Iara Amandio Martinez.

Os pratos ficarão a cargo do o chef Sadi Kuzbik. Mas a feijoada e apresentação dos trabalhos da instituição não devem ser as únicas atrações. “Estamos preparando apresentações musicais. Já temos confirmada a participação da banda da Satc, que vem para animar por cerca de 2h, mas também estamos conversando e tentando achar outra banda que possa estar no dia colaborando com uma apresentação de forma voluntária”, declara Iara.

“Estamos em um período de bastante dificuldades, em que o repasse está caindo e isso tem dificultado bastante a realização dos trabalhos na Apae. Temos um valor de gastos com manutenção em torno de R$ 13 mil por mês. Então já decidirmos que vamos aproveitar este recurso para trabalharmos com bastante tranquilidade”, informa Iara. “Nós primeiramente temos que garantir o funcionamento com qualidade do que já existe”, finaliza.


Da fantasia ao sonho de uma profissão
20/04/2017 às 17:30 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
A literatura garante ao leitor viajar por um mundo de fantasias, mas também estimula sonhar com o futuro como médico, professor, esportista e tantas outras atividades necessárias para a comunidade. Além dos personagens preferidos, os estudantes da Escola Municipal Quintino Rizzieri tiveram a oportunidade de vestir uma profissão nesta quinta-feira, dia 20. A troca do uniforme fechou a semana alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil [18 de abril].

“Os alunos mais novos tiveram contação de histórias e os mais velhos trabalharam a produção artística na sala de aula”, enaltece a coordenadora Jucelma Cardoso Cipriano. As atividades culminaram com a declamação de poemas, apresentação dos alunos, escolha das melhores caracterizações e ainda a execução da música Trem-Bala nos períodos matutino e vespertino. A canção da autoria de Ana Vilela é a trilha para o projeto Construindo Meu Projeto de Vida.


Aila cria Árvore do Saber na Praça Adélia Rizzieri
18/04/2017 às 10:39 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Uma Árvore do Saber foi montada para celebrar o Dia do Livro Infantil nesta terça-feira, dia 18. As obras de Elza de Mello, Iede Cardoso dos Santos e Maria Mogorim viraram frutos para a degustação na Praça Adélia Rizzieri. Além disso, foram transformados em painéis para atrair as crianças e chamar atenção durante a visita dos estudantes da Escola Ângelo Zanelatto, Centro Infantil Zilda Arns e Favinho de Mel. A contação de histórias será realizada pela Academia Içarense de Letras e Artes das 13h30 às 17h.

18 de abril - A comemoração é inspirada no nascimento de José Bento Renato Monteiro Lobato. Um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX morreu em 4 de julho de 1948 aos 66 anos de idade. Mas somente em 2002 foi criada a lei nacional.
“Monteiro Lobato usava muito as fábulas para manifestar relações sociais e políticas, muitas vezes, em forma de histórias infantis. Mas ainda não temos a devida importância da literatura para a formação dos cidadãos. Sempre que uma criança lê ou ouve uma história desenvolve a imaginação e o raciocínio”, ressalta a autora da série Poesinhas, Maria Mogorim. Elza, por vez, é autora de Leca, Lica e Loca; Já Iede possui o Bicho Papão Não é Mais Aquele e A Gerarda do Biso. Para quem já leu as obras içarenses serão disponibilizadas então outras opções.


Legislativo chama debate sobre escolas
17/04/2017 às 08:00 | Redação | com informações da Câmara Municipal
Reformas e ampliações das escolas estaduais de Içara serão debatidas no Legislativo a partir das 18h de quarta-feira, dia 19. A solicitação da reunião partiu do vereador Flavio Felisberto (PMDB). Além da Agência de Desenvolvimento Regional, o requerimento destina-se à gerência de Infraestrutura, Educação e os diretores das Escolas de Educação Básica Antonio Colonetti, Maria da Gloria Silva, Professora Salete Scotti dos Santos e Quintino Folhiarini Dajori.

“Há muito tempo se vem falando dessas reformas e sabemos da verdadeira importância para nossas crianças terem espaço adequado para o aprendizado”, comenta. “Fomos informados que o ginásio da Escola Salete Scotti dos Santos, que ainda está em construção, será referência para o sul de Santa Catarina, em destaque da qualidade do centro esportivo. Existe também previsão para ampliação de algumas escolas”, salienta.


Naes arrecada donativos na Páscoa Solidária
12/04/2017 às 17:34 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
O Naes de Içara concluiu a 3ª Páscoa Solidária da Unidade Descentralizada nesta quarta-feira, dia 11. Além de levarem produtos de higiene pessoal e limpeza, os estudantes e professores conversaram com os moradores da Casa de Repouso Sagrado Coração de Jesus, no bairro Jaqueline. Entre eles, estava Dona Escolástica da Silva Rosa, de 106 anos.

“Os jovens e adultos levaram um pouco de alegria aos idosos com músicas e um lanche coletivo”, informa a coordenadora da unidade descentralizada, Celma Biudes. "Foram momentos incríveis. Toda a comunidade escolar ficou emocionada de proporcionar ao próximo momentos de intensa alegria”, completa.


Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com