Canal Içara


17 de outubro de 2017 - 09:29
Aos 106 anos, moradora de Içara protagoniza ensaio Janelas da Alma
27/09/2017 às 16:13 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Aos 106 anos, Escolástica da Silva Rosa ainda não tinha frequentado um salão de estética. Nem precisaria. Ela esbanja beleza com tanta vitalidade. A recepção que recebeu no Centro Cintia Almeida foi uma forma de repassar todo o carinho que cativou nos estudantes da Escola Municipal Quintino Rizzieri. Além disso, cada detalhe foi pensado para preparar a alma dela ao ensaio fotográfico em que virou protagonista nesta quarta-feira, dia 27.

O dia de rainha de Escolástica foi acompanhado pelos seus súditos do nono ano, atualmente, empenhados no projeto Janelas da Alma. O roteiro incluiu a Casa de Repouso Sagrado Coração de Jesus em que reside com duas filhas, além de pontos turísticos da cidade junto ainda com a madrinha Geórgia Bolsoni Serafin. Todo o trabalho captado pelo fotógrafo Celso Pieri será exposto no próximo mês em alusão do Dia do Idoso [1 de outubro].

Ao todo, Dona Escolástica teve dez filhos. Dentre eles, coube a Margarida os cuidados. Mas sua mãe ainda ajuda nos afazeres da Casa de Repouso. Ela transforma camisetas doadas em pedaços de pano para o banho dos oito residentes, também confecciona vassouras e costura sem precisar utilizar óculos. Em meio à rotina iniciada diariamente às 5h ainda há espaço para as orações a Nossa Senhora Aparecida e o Sagrado Coração de Jesus.

Para chegar aos 106 anos, foi preciso enfrentar um problema cardíaco e até um acidente vascular encefálico. Mas as adversidades não mudaram um costume bem antigo: a produção do próprio cigarro com fumo de corda. Os cuidados atualmente com a saúde são com a alimentação e a hidratação constante. O andar permanece vagaroso, mas firme junto com a muleta. Por ora, a principal dificuldade é com a audição.

“Já trabalhamos com garis e mulheres que enfrentaram o câncer. Desta vez o resultado foi diferente, pois é uma realidade que chegará a todos. O projeto impactou também nas famílias. Algumas nos procuraram para saber como ajudar. Vamos ter uma competição de basquete na escola e toda a arrecadação de alimentos será destinada à casa de repouso”, coloca a professora de Artes, coordenadora do projeto Janelas da Alma, Gabriela Luciano Fernandes.


EEB Maria da Glória vence Feira Regional de Ciências e Tecnologia
20/09/2017 às 22:34 | Lucas Lemos com a colaboração de Ana Paula Darós, da ADR Criciúma
A Escola de Educação Básica Professora Maria da Glória Silva venceu a Feira Regional de Ciências e Tecnologia na categoria Ensino Fundamental nesta quarta-feira, dia 20. E está classificada para a fase estadual. "Participamos com dois trabalhos: um dos anos finais e outro do Ensino Médio. Ficamos em primeiro lugar com o tema Ciências Naturais, Ecologia e Evolução. Os alunos Kediel Joás de Farias, Tiago Zeferino Antunes e o professor Bruno César Garcia estão de parabéns", comemora a diretora Giziane Ranthum.

O evento contou com a participação de 14 escolas e a amostra de 25 trabalhos na Escola Sebastião Toledo dos Santos, em Criciúma. “Queremos incentivar cada vez mais a construção de atividades de iniciação científica na educação básica visando o conhecimento científico e tecnológico”, salienta a coordenadora da Feira, Andreia Custódio Lino. “Isso é o reflexo da escola, do trabalho dos professores e do incentivo dos nossos gestores”, pontua a gerente Regional de Educação, Jucilene Antonio Fernandes.


EEB Maria da Glória Silva vence Olimpíada de Geografia em SC
15/09/2017 às 18:25 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
A Escola de Educação Básica Maria da Glória Silva vai disputar a fase nacional da Olimpíada de Geografia e Ciências da Terra. A unidade estadual localizada no bairro Aurora, em Içara, passou em primeiro lugar em Santa Catarina com Ana Júlia Librelato, Diovana Bueno, Ian Mello. A medalha de ouro foi conquistada pelos estudantes junto com a professora Aline Loch.

Nas duas primeiras etapas, ao todo participaram 1977 equipes on-line de 25 estados e do Distrito Federal, das quais, apenas 38 de Santa Catarina. A fase nacional acontecerá em Brasília. Além da etapa competitiva, o evento se desdobre também em uma etapa cooperativa de pesquisa local (não obrigatória) sobre utilização ética dos recursos naturais.


Escola Maria da Glória elege beldades de 2017
14/09/2017 às 15:37 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
A Escola Estadual Maria da Glória Silva elegeu as beldades de 2017 na noite desta quarta-feira, dia 13. Neste ano, a coroação foi para Julia Rodrigues (102) e Leonardo Palaoro (102); João Luis Silveira Pereira (703) e Vitoria de Lima (602); além de Diovana Jacob Bueno (1002) e Victor Fernandes Moreira (3001). Além da escolha dos jovens, o evento atraiu pais e estudantes com flash mob do projeto Mais Educação e a demonstração do talento da bailarina Vitória Cabreira Pellegrin.

“Nossa intenção é incentivar os alunos a participarem das atividades socioculturais da escola com respeito, aumento, assim, a autoestima. O concurso é uma atividade lúdica, cultural, diferente do dia a dia da escola. Além da escolha dos alunos, nesse ano decidimos homenagear também nossas professoras aposentadas que tanto fizeram pela escola e fazem parte desses 66 anos da EEB Maria da Glória Silva", enaltece a diretora da escola estadual do bairro Aurora, Giziane Ranthum.


Tocha apresenta história no ciclismo para estudantes
12/09/2017 às 17:35 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
Os estudantes da Escola Municipal Quintino Rizzieri conheceram a trajetória entre o mountain bike e a BMX de Marco Aurélio “Tocha” nesta terça-feira, dia 12. A história foi contada pelo próprio ciclista para mais de 200 alunos. O encontro faz parte de um circuito da Fundação Municipal de Cultura e Esportes. Nesta quarta-feira o bate-papo ocorrerá no auditório da Cooperaliança.

“O intuito é apresentar as diversas modalidades do ciclismo, que hoje tem forte atuação na cidade, e também de contar o percurso dos 22 anos de carreira do atleta que tem uma grande história de superação e dedicação", explica a presidente da FMCE, Maria Tereza Chagas. “No início não tive apoio de ninguém, tive várias dificuldades, mas consegui alcançar os meus sonhos”, enaltece Tocha.


Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com