Canal Içara

Canal Içara

25 de abril de 2018 - 15:19
Professores são capacitados para Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente
19/04/2018 às 11:34 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Professores de ensino fundamental, ensino médio e acadêmicos de Licenciatura receberam a formação continuada nas áreas de saúde e meio ambiente da Fundação Oswaldo Cruz em Içara nesta semana. A atividade foi uma preparação para a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, criada em 2001, para estimular o desenvolvimento de projetos, atividades e ações educativas voltadas para os temas. A capacitação na Escola Ângelo Zanelatto em parceria com a Secretaria Municipal de Educação encerrou nesta quarta-feira, dia 18.

“Conseguimos desenvolver um trabalho transdisciplinar que vai enriquecer ainda mais as aulas e proporcionar a participação na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente promovida pela Fundação Oswaldo Cruz”, destaca a coordenadora pedagógica de ensino fundamental, Eliane Magdalena. "A formação da Fiocruz vai ao encontro da temática da formação continuada já existente no município de Içara: trabalhar de forma contextualizada envolvendo todas as disciplinas", completa a secretária, Gerusa Bolsoni.


Escolas abrem as portas às famílias neste sábado
06/04/2018 às 09:14 | Especial do Jornal Gazeta
Sábado é Dia de Família na Escola com programação especial para integrar alunos, pais, professores, colaboradores e demais convidados. “Todas as unidades da rede estadual estarão envolvidas e as ações são variadas, de acordo com o projeto ou necessidade da escola. Vão desde apresentações artísticas a panfletagem, palestras, orientações à comunidade” , ressalta a gerente regional de Educação, Jucilene Fernandes. “É preciso que os pais se sintam parte da comunidade escolar. Isso contribui no processo de aprendizagem. É uma parceria em prol de uma educação de qualidade”, conclui.

Atividades nas escolas de Içara

EEB SALETE SCOTTI DOS SANTOS - A unidade escolar do Centro de Içara terá feira do livro, oficina de beleza, oficina de inglês, ginástica para o cérebro, consultoria jurídica com a Unisul, campeonato de vôlei, exercícios funcionais, apresentações musicais de alunos e pais, além do fechamento da campanha Páscoa Solidária com arrecadação de alimentos, materiais de higiene e limpeza para a Casa de Repouso Coração de Jesus, do bairro Jaqueline. “A arrecadação foi muito grande. Tanto que os alimentos serão doados também a outras entidades”, justifica a diretora Lilian Inácio da Silva Mendes. As ações vão se estender das 9h ao meio-dia.

EEB ANTÔNIO GUGLIELMI SOBRINHO - Em Vila Nova, a programação iniciará às 8h30 e incluirá apresentações de dança e teatro dos alunos; a presença de integrantes da Pastoral da Saúde e de funcionários da unidade de saúde do bairro com aplicação de testes rápidos; além de mini-palestras. Também será oferecido entretenimento para as crianças com brincadeiras e cama elástica. “Faremos diversas atividades, para que as famílias venham e possam levar algo de bom para casa, um conhecimento a mais”, resume a assessora de direção, Rosane Pedro Viana da Silva.

EEB QUINTINO DAJORI - Para a comunidade escolar do bairro Presidente Vargas, o Dia da Família na Escola será também de celebrações pelos 30 anos de atividades. “A partir das 8h30 haverá uma celebração ecumênica. Em seguida, faremos uma homenagem a ex-alunos, ex-diretores e ex-professores, apresentações artísticas e no final serviremos torta e refrigerante”, conta a diretora Edna Machado. Neste sábado, também serão conhecidas as equipes vencedoras da gincana “Rumo aos 30 anos do Quintino Dajori” iniciada em 5 de março.

EEB AUGUSTA SCOTTI BACIS - No bairro Cristo Rei, alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, famílias e comunidade estão convidados para conferir show, exposição de fotos antigas, participar do karaokê e degustar doces e salgados à venda a partir das 9 horas. Também haverá cama-elástica e o sorteio da cesta de Páscoa.

EEB MARIA DA GLÓRIA SILVA - Embora a maioria das unidades tenha optado por realizar atividades no período matutino, algumas vão promover as ações à tarde. Em Içara, é o caso da Escola Maria da Glória Silva, no bairro Aurora. “Estaremos recebendo das famílias a partir das 14. Primeiro haverá a assembleia dos pais para a eleição da Associação de Pais e Professores e em seguida teremos o bingo com a participação das famílias”, informa a diretora Giziane dos Santos Ramthun.


Contação de Histórias inicia pela Escola Lúcia De Lucca
28/03/2018 às 10:40 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
A Contação de Histórias iniciou um novo roteiro com apresentações na Escola Lúcia De Lucca, neste ano, voltado à etnia africana. O projeto da Secretaria Municipal de Educação passará pelas 13 escolas municipais até o festival em novembro. “Sempre que visitamos as escolas do município, nós levamos o regulamento do festival de contação que ocorre sempre ao final do ano, assim entendemos que estimulamos as crianças para contarem histórias”, coloca a coordenadora de Artes da secretaria, Lilian Phillippi.

“É um projeto de fundamental importância para a escola, pois é uma oportunidade das crianças conhecerem um pouco de outras culturas. A forma de apresentação também é interessante, pois o lúdico por meio de teatro prende a atenção das crianças”, ressalta a diretora, Kaciane Bortoluzzi. “Esse projeto nos proporciona apresentar também a nossa própria proposta curricular, trabalhar competências e habilidades, possibilitando o desenvolvimento integral de nossos alunos”, destaca a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni.


Ensino da trigonometria desenvolvido em Içara é aprovado para Feira Nacional
23/03/2018 às 09:24 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
As professoras Adriane Scussel e Karine Luiz Calegari Mrotskoski levarão a experiência didática no ensino da trigonometria na Escola Estadual Professora Salete Scotti dos Santos para a VI Feira Nacional de Matemática. O evento acontecerá entre os dias 23 e 25 de maio em Rio Branco, no Acre. "É a coroação do comprometimento da equipe de professoras de Matemática. Embora somente duas tenham participado desse trabalho, certamente esse sucesso é o resultado da equipe", afirma a diretora Lilian Inácio da Silva Mendes.

“Fizemos um levantamento do conhecimento que os alunos tinham sobre o assunto e percebemos que muitos não tinham o conteúdo básico para compreender. Por isso, criamos uma sequência didática para o estudo da trigonometria no ciclo. A proposta foi aplicada com os alunos de segundo ano do ensino médio durante um bimestre de 2017. Os resultados foram surpreendentes. Os alunos conseguiram entender com efetividade conceitos que muitas vezes são apresentados como regras e fórmulas”, explica Karine.

O trabalho das professoras foi premiado como destaque na Feira Regional de Matemática. E manteve o mesmo patamar na Feira Estadual. “É um material didático para estudo de trigonometria que criei há duas décadas e no ano passado resolvi publicar na Internet. Ao final de todas as outras demonstrações práticas que fizemos, construímos esse ciclo”, acrescenta a autora Adriane Scussel. "O material construído serve para o estudo mais aprofundado das funções trigonométricas. Para o aluno esse alinhamento torna a trigonometria menos abstrata", pontua.




Administração de horta servirá de projeto-piloto ao empreendedorismo na escola
21/03/2018 às 19:42 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
A inclusão do empreendedorismo vai ser realizada nas escolas de Içara a partir das disciplinas já trabalhadas. A ação piloto será uma horta escolar. “Queremos que as crianças plantem, cuidem e comercializem determinadas hortaliças. Na sala de aula eles calcularão o custo do produto e se houve lucro. E esse processo será aplicado nas demais iniciativas que surjam nas escolas, fomentando assim pequenos novos empreendedores”, explica o prefeito interino Alex Ferreira Michels (PSD).

Conforme a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Gerusa Bolsoni, o projeto de empreendedorismo vem ao encontro da proposta curricular já executada no município. “São ações que já estão sendo desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino que objetivam formar o aluno de forma integral para que ajudem a construir uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Com certeza o projeto agregará ainda mais no que vem sento trabalhado”, coloca.

“Esta é uma semente que estamos lançando. Nossa ideia é no decorrer do ano nos reunirmos mensalmente para desenhar melhor como este projeto será trabalhado”, completa Alex. A proposta acontecerá em conjunto com a Associação Empresarial e a Câmara de Dirigentes Lojistas. “Consideramos excelente todas as ações que despertem senso crítico nas nossas crianças. Nossa empresa está de portas abertas para receber visitas técnicas, bem como para comercializar os possíveis produtos dos alunos”, adianta o supermercadista Custódio Abílio.


Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com