Canal Içara


21 de agosto de 2017 - 16:38
Escola Augusta Scotti Bacis fornece tinta para alunos criarem amarelinha
19/08/2017 às 07:02 | Especial do Jornal Gazeta
Amarelinha é uma atividade recreativa antiga, passada de geração em geração. Entretanto, nos últimos anos, diante do advento da tecnologia, perde-se aos poucos esse tipo de brincadeira. Por isso, a Escola Augusta Scotti Bacis, no bairro Cristo Rei, promoveu um resgate nesta semana incentivando os alunos a desenhar circuitos no pátio e a entrar na diversão. E engana-se quem pensa que esta atividade atraiu apenas as crianças das séries iniciais.

“Quando eu era criança, nunca gostei muito disso. Mas agora na escola estou brincando direto de amarelinha. Estou gostando muito. É algo divertido”, diz a estudante Renata Moretto, de 14 anos, da nona série do ensino fundamental. “Acredito que agora realmente estou sendo uma criança”, completa a garota. “A escola deixou a gente desenvolver da forma que achávamos melhor”, conta a jovem.

“Aproveitamos a data comemorativa do Dia do Folclore [22 de agosto] e lançamos esse desafio aos alunos. É uma forma de conhecerem uma brincadeira antiga que faz parte de nossas tradições culturais. Também é uma oportunidade de experimentarem a cooperação no trabalho em equipe”, afirma a diretora Mônica da Costa Zanivan. Ao todo, 18 litros de tinta foram fornecidos para os alunos prepararem a brincadeira.


Literatura ganha espaço na rotina de estudantes à caminho da escola
15/08/2017 às 10:28 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
O caminho para a escola pode ser também de aprendizado. Para isso é preciso estímulos. Que tal livros para fomentar a imaginação? O acervo da Gomes Transporte Escolar é um exemplo. Os títulos foram organizados numa bolsa para chegar a cada aluno dentro do veículo enquanto os jovens cumprem o trajeto até nove centros de educação infantil e quatro escolas da cidade.

“Pensamos no projeto Viajando com Leitura para propiciar o acesso dos alunos usuários do transporte. Conversamos com os estudantes. Eles gostaram da ideia e fizeram algumas doações. Também adquirimos alguns exemplares de livros e gibis, organizamos uma bolsa e colocamos à disposição”, elenca Maria Rainilde Elias Gomes.

“A alegria estampada nos olhos dos alunos foi espetacular. Como sou professora aposentada de Língua Portuguesa, conto a história pra eles mostrando as gravuras dos livros. Pude perceber que ficaram mais atentos. Os adolescentes preferem gibis e fazem leitura concentrada”, completa, atualmente, como monitora da empresa familiar.


Gincana promove atitudes pelo planeta e campanha para climatização de escola
11/08/2017 às 18:16 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Mais uma etapa da gincana foi concluída na Escola José Fernandes Silveira nesta sexta-feira, dia 11. As 11 equipes foram desafiadas a produzir e desfilar com roupas de materiais recicláveis, elaborar pratos orgânicos, confeccionar brinquedos e apresentar fotografias sobre o meio ambiente. Além disso, foi realizado um brechó com mais de 2 mil peças arrecadadas pelos alunos. “A receita de pudim de abóbora já foi até distribuída. Contamos com a participação de muitos pais. E isso é muito positivo”, comemora a diretora Márcia Beatriz Fernandes.

"A gincana faz parte do projeto Pequenas Atitudes Transformam o Planeta. Nossa intenção é que os alunos preservem a escola e irradiem este movimento também na comunidade. Tudo o que arrecadarmos com o brechó e a venda de materiais recicláveis será para climatizar a escola, pois os condicionadores de ar foram furtados há três anos", coloca a diretora. Segundo Márcia, a competição interna com 238 alunos de Sanga Funda continuará até o dia 26, quando será anunciada a equipe que terá um passeio ecológico.


EEB Maria da Glória Silva é premiada em feira regional de matemática
09/08/2017 às 22:23 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
As turmas do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Maria da Glória Silva vão apresentar a “Sequência Numérica de Fibonacci na Natureza” na Feira Estadual de Matemática. A classificação ocorreu com o primeiro lugar entre os trabalhos de anos iniciais na V Feira Regional no Cedup Abílio Paulo nesta quarta-feira, dia 9.

“Acreditamos sempre que nossa escola está no caminho certo”, sublinha a diretora, Giziane Ranthum. As turmas da professora Milene Venson foram representadas pelas alunas Heloá Bernardo Blasius e Nicolle Vieira Laurentin. A próxima etapa acontecerá no Centro de Eventos José Ijair Conti entre os dias 27 e 29 de setembro em Criciúma.


Gestoras participam de Fórum Nacional de Dirigentes da Educação
09/08/2017 às 22:11 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
O Município de Içara está presente no 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O evento de 8 a 11 de agosto em Fortaleza (CE) aborda neste ano “Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos e de cada um". Dentre os, 25 dirigentes de Santa Catarina está a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia Gerusa Bolsoni, e a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Eliane Magdalena.

“Participar desse momento é muito importante para a garantia do direito à educação de maior qualidade do cidadão içarense, já que os desafios para o cumprimento do Plano Municipal de Educação são muitos e aqui poderemos encontrar novos caminhos para atingi-los”, coloca Gerusa. Ao longo dos quatro dias de evento, as atividades previstas na programação do Fórum serão transmitidas em tempo real, via web, com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para acompanhar a transmissão é preciso acessar o portal da Undime.


Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com