Canal Içara

Canal Içara

11 de dezembro de 2018 - 12:42
Feira da Agricultura Familiar recebe exposição sobre a vida no campo
07/12/2018 às 17:34 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
A Feira da Agricultura Familiar de Içara teve mais do que deliciosos produtos nesta sexta-feira, dia 7. Além das verduras, frutas, pães e bolos fresquinhos, o espaço recebeu a exposição Janelas da Alma organizada pela Escola Quintino Rizzieri. "Neste ano tivemos um diferencial, além do fotógrafo convidado, os alunos utilizaram diversos meios de capturar as imagens", explica a professora de Artes, idealizadora do projeto, Gabriela Adriano Luciano Fernandes,

“Estamos orgulhosos dos resultados. Provamos que com o celular é possível fazer muita coisas bonitas”, completa. “A proposta iniciou com um bate papo na escola e foi costurada por uma visita nas residências das agricultoras de Içara. Hoje, materializamos os instantes captados em uma exposição Site-Specific que dialoga com a Feira da Agricultura Familiar de Içara", indica o curador e fotógrafo convidado, João Gabriel da Rosa.

“É um prazer estar plantando alimentos sem agrotóxicos para essas crianças. A visita ao campo objetivou que eles compreendessem o sacrifício e a dedicação envolvidos no processo de produção dos alimentos”, destaca uma das protagonistas, Marionice de Freitas Prudêncio. “Fazendo registros dos fatos positivos, a cidade só cresce, e o Quintino tem dado muitos exemplos positivos para a nossa cidade”, destaca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB). “Será um projeto que ficará marcado para sempre na memória desses alunos”, acrescenta o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin (MDB).


Içara conquista único ouro em Olimpíada Regional de Matemática
03/12/2018 às 20:06 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Pelo excelente desempenho, Alessandro Mathias Machado conquistou a única medalha de ouro da Olimpíada Regional de Matemática de Santa Catarina (ORM) Mirim. O aluno içarense da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri se destacou entre mais de 700 estudantes de todo o estado na olimpíada realizada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa Catarina. “Eu me dediquei muito e com isso atingi meus objetivos, que era realizar a prova com facilidade”, comemora.

“Ele participou em livre concorrência com escolas públicas e particulares de Joinville, Blumenau, Florianópolis, Cocal e Içara. A ORM começou há três anos com uma professora que também dava aula em Cocal do Sul. No primeiro ano já ganhamos menção honrosa, no segundo menção honrosa medalhas de prata, e neste ano trouxemos o ouro”, destaca a diretora Jucelma Cardoso Cipriano.

Um dos requisitos para participar da Olimpíada é o curso de 40h dos professores na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “São atividades inovadoras. Provoca um crescimento pessoal e profissional em nós professores, não é uma matemática tradicional, requer estratégias, é bem desafiador e todos eles se empolgaram e acolheram o projeto”, ressalta a professora do quinto ano, Maria da Glória Fernandes Costa.

“Semanalmente realizamos várias etapas. Fizemos simulados para prepara-los”, detalha. “Nós não somos professoras de Matemática, então corremos atrás para nos aprofundarmos. Agradecemos o apoio recebido por meio da nossa diretora Jucelma, que permitiu que nos deslocássemos semanalmente a Florianópolis para nos prepararmos”, acrescenta. Além de Maria da Glória, a professora Daiane Fogaça também auxiliou nas atividades.


Alunos de Içara produzem livro de poemas
03/12/2018 às 13:03 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
Desenvolver a capacidade por meio da escrita de poemas. Essa foi a atividade aplicada aos alunos do quarto ano da Escola Lúcia De Lucca. A apresentação do resultado ocorreu em forma de livro nesta segunda-feira, dia 3. Conforme a professora idealizadora do projeto, Cristiane de Souza Casagrande, o trabalho foi realizado nas disciplinas de Ensino Religioso e Língua Portuguesa sobre “Valores, Uma Prática Diária”.

“Levantamos e debatemos o tema com os alunos, além de trabalharmos a escrita, a leitura e produção textual, desenvolvendo assim os poemas e concluindo com a entrega dos livros a eles”, explica sobre a segunda edição. “Estou muito feliz e quero agradecer a todos os envolvidos nesse trabalho. O Encontro de Poetas para nós alunos do quarto ano é motivo de muita alegria e satisfação”, manifesta o aluno João Gabriel Pizzetti Batista.

Para Bruno Otávio da Silveira, participar do projeto foi uma forma de se expressar e garante que foi uma experiência espetacular. “Iniciamos o trabalho no inicio do ano com o poema Quem Sou Eu, que revelou nossa identidade. Depois fomos criando outros poemas que dedicamos a alguém, também a nossa família e a própria escola”, afirma.


Medalhistas do Prêmio Acic de Matemática são homenageados em Içara
29/11/2018 às 18:31 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
O sorriso e a emoção foram evidentes no rosto de Rosane e Israel Machado, pais do estudante Alessandro Mathias Machado, do 5º ano da Escola Municipal Quintino Rizzieri. O aluno foi ouro, junto de outros quatro colegas, na 5ª edição do Premio Acic de Matemática. A entrega de medalhas ocorreu nesta tarde no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Vila Nova, em Içara.

Alessandro, sem esconder o nervosismo, disse estar muito satisfeito com o resultado. “Não esperava que ganharia ouro. Com certeza foi uma grande conquista para fechar o ano”, disse. Os cinco alunos que ganharam ouro receberam uma bolsa integral para curso de inglês, por seis meses, na Rockfeller. Já a aluna do nono ano Gabriele Cechinel Rodrigues, além da bolsa de inglês também foi presenteada com uma bolsa de 50% no Ensino Médio do Colégio Leme.

Ao todo, Içara conquistou 39 medalhas: cinco ouro, 13 prata e 21 bronze. Todos os alunos e professores envolvidos no processo foram homenageados. “Quando líderes maiores assumem compromissos como este, de estarem aqui prestigiando os seus alunos, mostram a importância e o compromisso que tem com a educação do seu município”, colocou o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Na oportunidade, o prefeito Murialdo Canto Gastaldon, destacou que as atividades extraclasses como o xadrez na escola, por exemplo, são importantes para o estímulo da disciplina. “Os resultados positivos da educação, seja na infraestrutura, alimentação, nos índices e em outras olimpíadas estão irradiando positivamente, pois há muito trabalho e dedicação envolvidos. Meus parabéns a todos os alunos, professores e pais”, colocou. O chefe do executivo ainda adiantou que em 2019, todas as escolas terão salas climatizadas e informatizadas. “Uma sala de aula adequada e humanizada contribui diretamente na aprendizagem”, acrescentou.

“Eu sempre ensinei matemática aos meus filhos, muitos mais que ensinar fórmulas, os conhecimentos desta disciplina são essenciais para que nossas crianças e adolescentes desenvolvam raciocínio lógico, essencial para a vida adulta”, falou o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin.

“Parabéns pelo empenho e dedicação dos diretores, coordenadores, professores de matemática, especialmente aos alunos medalhistas, que estudaram realmente, se apropriando do conhecimento cientifico para chegarem ao resultado de hoje. Nos orgulhamos muito de vocês”, enfatizou a secretária de Educação Gerusa Bolsoni.


Escolas prestigiam exposições e apresentações do Arte Provoca Arte
29/11/2018 às 17:15 | Redação | com a colaboração de Giovane Marcelino, da Prefeitura de Içara
Contos africanos chamaram atenção dos alunos da Escola Tranquillo Pissetti na manhã desta quinta-feira, dia 29. E de acordo com a professora auxiliar Denise Barreto, as apresentações estimularam as crianças a conhecerem mais as etnias na visita a exposição Arte Provoca Arte. “É a primeira vez que viemos conferir a apresentação e achei muito interessante e os alunos ficaram fascinados pelo que viram”, comenta.

Para Suiane da Rosa, de 10 anos, as músicas chamaram mais atenção. “O ritmo, a maneira que foi cantada me fez gostar bastante”, falou. Opinião também reforçada pela colega de 9 anos, Rafaela Alves Pereira. As visitações seguem até às 21h30 desta quinta-feira e na sexta-feira, será realizado o último dia de visitações com horários de funcionamento das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 no Centro de Eventos na Praça do Imigrante.

“Estamos felizes com o sucesso e dessa parceria que formamos. Os visitantes estão muito satisfeitos com o que estamos oferecendo”, comenta a coordenadora de Artes da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Lilian Philippi. O Arte Provoca Arte é um evento que destaca e incrementa os valores artísticos de Içara em parceria também com a Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE) e a Academia Içarense de Letras e Artes (Aila).


Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com