Maratona da Inclusão encerra Semana Cultural na Escola Quintino Rizzieri
12/08/2022 às 17:26 | Redação | com informações da Prefeitura de Içara
A Escola Quintino Rizzieri concluiu a Semana Científico-Cultural com uma maratona inclusiva nesta sexta-feira, dia 12. Os estudantes percorreram o entorno da escola junto com crianças que tem dificuldade de mobilidade e também ajudaram a conduzir os triciclos do projeto Pernas Solidárias. Além da gincana interna, a atividade integra o Agosto Laranja, mês dedicado à conscientização e prevenção de deficiências.

“Queremos agradecer o Lions Clube que foi parceiro da escola neste evento”, comenta a diretora da escola, Eliane Magdalena. Ao todo, 21 alunos de inclusão participaram do evento. Nos dias anteriores, a unidade municipal promoveu também o Talentos da Paz com a apresentação em vídeo e presencial de 24 trabalhos selecionados, Recreio Interativo com apresentações culturais feitas pelos alunos, salas temáticas e Dia do Pijama com a realização de um acampamento na escola.



CEI Zilda Arns realiza Primeira Amostra Pedagógica
12/08/2022 às 10:46 | Redação | com informações da Prefeitura de Içara
O Centro de Educação Infantil Zilda Arns, no bairro Primeiro de Maio, realizou a I Amostra Pedagógica na noite desta quinta-feira, dia 11. No dia em que os pais receberam as avaliações das crianças, também tiveram a oportunidade de participar das mesmas atividades lúdicas e educativas nas salas de aula de seus filhos. Foram apresentados os trabalhos realizados pelas crianças ao longo do primeiro semestre como jogos, pinturas, histórias, além de portfólio com todas as atividades específicas de cada aluno.

“A primeira amostra veio de encontro com a necessidade de mostrar aos pais o que é feito na sala de aula. Muitos deixam seus filhos aqui para trabalhar, por ter mais segurança, mas não sabem que tem essa parte pedagógica, ou seja, o que a professora trabalha em sala de aula”, comenta a diretora do CEI, Talita da Rosa Joaquim. “Foi para que soubessem que além de cuidado, também ajudamos no desenvolvimento das crianças”, completa.

O CEI Zilda Arns atende 155 crianças de quatro meses a três anos, quase todos em período integral. "Fiquei muito emocionada ao ver os portfólios contando a evolução das crianças. O registro dessas atividades é um documento que vai servir para toda a vida da criança e suas famílias", pontua a prefeita Dalvania Cardoso (PP).


Escola Lúcia De Lucca presenteia alunos com experiência em planetário
11/08/2022 às 18:52 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Para presentear os alunos no Dia do Estudante, a Escola Lúcia de Lucca, no bairro Jardim Silvana, ofereceu uma experiência diferente aos estudantes e os pais com Urânia Planetário Móvel nesta quinta-feira. A visita do primeiro planetário móvel digital do Brasil integra o projeto Conectados com o Mundo desenvolvido pela escola municipal. O equipamento foi instalado na quadra para a vivência de 224 alunos sobre o Planeta Terra, o restante do universo e ainda uma aventura surpresa com a simulação de uma montanha-russa.

“É uma iniciativa importante. A educação passa também por assimilar o espaço em que vivemos. Entender como ele é e funciona desperta em nossas crianças essa percepção para os cuidados que devemos ter com o mundo em que vivemos”, comenta a prefeita Dalvania Cardoso (PP). "O planetário oferece um conhecimento vasto de uma forma que deixa as crianças encantadas e que se insere dentro do nosso projeto pedagógico”, pontua a diretora, Márcia Albino Rodrigues de Souza.



Dia do Estudante será celebrado com viagem pelo universo
10/08/2022 às 10:52 | Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Uma viagem pelo universo foi o presente escolhido pela Escola Lucia De Lucca para celebrar o Dia do Estudante. Comemorada nesta quinta-feira, 11, a data será marcada pela presença do Planetário Urânia, que estará na unidade escolar da rede municipal de Içara das 8h às 17 horas, recebendo alunos e pais.

“O Planetário é uma cúpula, com um cinema 360 graus dentro. É itinerante e faz eventos em escolas pelo Estado, mas é a primeira vez que estará em Içara mostrando os planetas, o sistema solar e as estações do ano, com a orientação de um astrônomo”, descreve a diretora da escola, Márcia Albino Rodrigues.

Com o uso de realidade virtual, o cinema de imersão proporciona uma experiência única. “Todos os alunos estarão envolvidos e as apresentações serão adequadas conforme a idade das crianças”, acrescenta.

A diretora explica que os pais também foram convidados a participar porque se empenharam em vender a rifa promovida para viabilizar a ação. “Lançamos a rifa no Dia das Mães e todos se dispuseram a ajudar, mesmo sem saber que a surpresa era essa. A ideia de trazer o Planetário para a escola vem desde 2020, mas não foi possível devido à pandemia”, comenta.

Conhecer para preservar

Na avaliação de Márcia, a ação desta quinta-feira está alinhada ao projeto Recicla Escola, desenvolvido pelo município com o objetivo de envolver as instituições de ensino na destinação adequada dos resíduos. “As ideais casaram muito bem, pois conhecendo o nosso planeta, as crianças poderão cuidar melhor dele”, pondera.

Localizada no bairro Jardim Silvana, a Escola Lucia De Lucca tem 224 alunos matriculados, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, além de manter uma sala de educação especial, que atende também estudantes de outras escolas do município.


Içara tem 317 estudantes classificados para a segunda fase da Obmep
03/08/2022 às 12:44 | Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
Mais de 900 mil alunos de escolas públicas e privadas do país vão participar da segunda fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), dos quais, 317 são de Içara. A lista preliminar de classificados foi divulgada nesta terça-feira, 2, e a prova final ocorrerá em 8 de outubro, às 14h30, em local que será anunciado no dia 30 de agosto.

As vagas para a segunda fase foram distribuídas de acordo com os respectivos níveis – 1 para sexto e sétimo ano do ensino fundamental; 2 para oitavo e nono ano do ensino fundamental e 3 para o ensino médio – e números de alunos inscritos. A classificação levou em conta as melhores notas na primeira fase, realizada nas escolas em 7 de junho.

Entre os classificados em Içara, são 202 alunos de nove escolas da rede estadual, 111 alunos de seis escolas da rede municipal e quatro alunos de uma instituição privada. O maior contingente, 50 alunos, estuda na escola Antônio Guglielmi Sobrinho, localizada no bairro Vila Nova.

Em sua 17ª edição, a maior olimpíada científica do país teve mais de 54 mil escolas participantes, localizadas em 99,78% dos municípios brasileiros. A prova da primeira fase foi feita por mais de 18,1 milhões de estudantes. Na segunda etapa, serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.775 medalhas de prata e outras 5.175 de bronze, além de 51.900 menções honrosas.

Com a lista preliminar de alunos classificados, as escolas já podem solicitar o tratamento especial de alunos sabatistas, portadores de necessidades especiais e com nomes incorretos, até 26 de agosto.


Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com