Canal Içara


14 de dezembro de 2017 - 02:08
Rede municipal recebe 2320 inscrições para educação infantil
08/12/2017 às 18:50 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
As listagens das vagas de período parcial e integral na rede municipal foram divulgadas pelos centros de educação infantil de Içara nesta sexta-feira, dia 8. Dentre 2320 crianças inscritas, 863 também requisitaram o segundo período. “Conseguimos atender a demanda do parcial e ainda viabilizamos vagas para aqueles que não conseguiram vagas na creche de matrícula inicial, os deslocando para CEIS onde sobraram vagas no período integral. Para as crianças de zero a seis meses, conseguimos atender a demanda em período parcial”, informa a secretária Gerusa Bolsoni.

“O binômio quantidade e qualidade foi o que nos norteou na politica de educação infantil de Içara. O edital recentemente lançado, objeto de críticas, algumas justas, outras injustas, mostrou o acerto da política que adotamos, isto é, vagas garantidas para todas as crianças, e uma quantidade expressiva em período integral. Embora não seja uma determinação prevista em lei, é uma decisão e uma prioridade do Governo a ampliação de vagas no período integral”, destaca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (PMDB).


Estudantes e professores guardam memórias para a próxima década
06/12/2017 às 17:17 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Fotos, objetos, frases, trechos de músicas e uma retrospectiva de 2017 ficarão guarnecidos pela Escola Antônio Colonetti por uma década. Os retalhos da história dos estudantes, professores e colaboradores do Ensino Médio Inovador foram inseridos em uma cápsula do tempo nesta terça-feira com data já definida para a reabertura no pátio da unidade estadual do bairro Jaqueline. O reencontro acontecerá em 5 de dezembro de 2027.

“Desde o primeiro ano estudamos juntos, sendo que em três dias o ensino é no turno matutino e vespertino, ou seja, convivemos muito tempo. Nesses anos foram tantas histórias e momentos juntos, que não poderiam ficar apenas no passado”, coloca a estudante Luana dos Santos Joaquim. A elaboração das cartas foi realizada em conjunto com a professora de Português, Tamires Pavei Donael. Além disso, o trabalho contou também com o auxílio do professor de História, Jânio Conti.

“Com o intuito de relembrar bons momentos e vivenciá-los novamente, alunos e professores escreveram cartas para serem lidas em 10 anos, contando como eles são, suas expectativas e anseios. Foram colocados também na cápsula fotos, jornais atuais, objetos estimáveis e até o fio de cabelo para saberem a tonalidade que tinha. Para nós enquanto escola é algo muito gratificante ver esse sentimento, pois significa que eles não somente passaram por nós, mas levarão um pouco de nós pelos caminhos que trilharem”, completa a diretora Ana Paula Conti.


Estudantes da EEB Antônio Colonetti vencem prêmio nacional da Abracopel
30/11/2017 às 12:10 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Quatro estudantes da Escola de Educação Básica Antônio Colonetti foram premiados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade na manhã desta quinta-feira, dia 30. Davi Brígido Custódio, Jéssica Bittencourt Koop, Yasmin De Jesus da Rosa e Giovana Pereira da Silva receberam uma máquina fotográfica, tripé e troféus pelo título nacional na categoria de vídeos da Abracopel.

O trabalho dos jovens do terceiro ano do bairro Jaqueline concentrou em um minuto e meio a proposta de prevenção de acidentes no uso dos carregadores de celular. No vídeo, os alunos encenaram o choque de uma criança ao tocar a extremidade do cabo. Além disso, apresentaram recomendações para evitar ferimentos e até lesões fatais. "Buscamos riscos comuns para desenvolver o trabalho", ressalta Giovana.

"O conteúdo faz parte da grade curricular do ensino médio. Todos tiveram um bom desenvolvimento e foram muito criativos. Tivemos ao todo quatro vídeos realizados e escolhemos um para nos representar" indica a professora de Física, Méuca Damásio de Souza. "O concurso ocorre há seis anos, mas a categoria de vídeo foi um piloto", ressalta o diretor-executivo da Abracopel, Edson Martinho.

"Nosso objetivo é criar formas de conscientizar a população sobre os perigos da energia elétrica. Temos aproximadamente 600 óbitos ao ano por acidentes com eletricidade. É mais do que a dengue. O concurso é uma das ações que desenvolvemos para reduzir este número. Parabéns aos vencedores", completa. "É uma satisfação imensa para nós termos obtido este destaque entre 2945 inscrições", indica a diretora da escola, Ana Paula Conti


Rede de ensino de Içara conquista 12 medalhas na OBMEP
23/11/2017 às 23:00 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
A participação dos alunos içarenses na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2017 resultou em 12 condecorações para entrega à rede municipal em 2018. Foram duas medalhas de ouro, três de prata e sete de bronze, além de 26 menções honrosas. "Parabéns aos professores de matemática e aos alunos pelas medalhas", coloca a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni.

"Graças a esta prova eu descobri o que amo, o que sou e o que quero para o meu futuro. Ganhar o ouro outra vez, após tê-lo perdido, é ainda mais emocionante porque mostra que todo o esforço valeu a pena e que não se deve desistir nunca", comemora uma das alunas de ouro, do nono ano da Escola Municipal Quintino Rizzieri, Nicole Souza.


Dia do Músico é comemorado ao som de sertanejo universitário
21/11/2017 às 22:06 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
Neguinho - da dupla Neguinho e Emanuel - dialogou e entoou junto aos alunos diversas músicas do gênero sertanejo universitário para comemorar o Dia do Músico nesta terça-feira, dia 21. Em retribuição, o músico criciumense também foi homenageado pelos estudantes do nono ano da Escola Municipal Quintino Rizzieri.

“No ano passado recebemos os alunos das oficinas de violão da Fundação Municipal de Cultura e Esportes, neste ano pensamos em trazer um cantor que vive como músico para que os alunos conheçam como é o dia a dia de um profissional da música, visto que estamos trabalhando o projeto Construindo meu projeto de vida”, coloca a diretora Sonita Benedet Waterkemper.

O Dia do Músico ocorre no dia 22 de novembro por ser também o Dia de Santa Cecília, que é considerada a padroeira da categoria. “A música ensina, por isso a importância de ter aula de música nas escolas. Fiquei sabendo que a Prefeitura de Içara oferece aulas gratuitas aos moradores e me surpreendi. Fiquei muito feliz com o convite de vir cantar junto com esses anjos” colocou o cantor.


Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com