Canal Içara

Canal Içara

22 de outubro de 2018 - 17:42
Bombeiros entregam três novas premiações em concurso de desenhos
11/10/2018 às 19:16 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Três alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri vão ilustrar as categorias busca terrestre, operações em águas rápidas e salvamento em altura no calendário do Corpo de Bombeiros em 2019 . Orientados pela professora Janaina Vianna Colle, os estudantes Nicolas Luciano de Souza, Thainá Bitencourt Stucchi e Leandro Vieira Réus faturaram kits temáticos nesta quinta-feira, dia 11.

“Estamos muito felizes pela conquista. Parabenizamos todos os alunos envolvidos que desempenharam as tarefas com muito zelo e dedicação”, coloca a diretora da instituição Jucelma Cardoso. “Parabéns aos professores e alunos envolvidos. Santa Catarina tem quase 300 municípios e Içara estará representada em cinco meses em todo o estado por meio das ilustrações dos nossos estudantes”, destaca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB).

Em virtude da premiação, bombeiros militares e voluntários levaram até a escola equipamentos e veículos utilizados nas atividades diárias da corporação. A premiação das outras duas vencedoras foi entregue na tarde de quarta-feira, na Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti. O Concurso de Desenho promovido pela entidade foi realizado com escolas públicas de todo o Estado. Ao todo, foram 1,1 mil participações.


Bombeiros entregam troféus e passam tarde na Escola Maria Arlete
10/10/2018 às 19:11 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Dois desenhos de alunas da Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti estamparão o calendário do ano de 2019 do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Helena Fernandes Rodrigues conquistou o primeiro lugar na categoria mergulho e Ellen Inácio Maximiano na categoria operação com cães. Elas receberam os troféus das mãos do comandante da companhia de Bombeiros de Içara, capitão Renan Silvério Renan Silvério Fernandes, na tarde desta quarta-feira. O ato, realizado na própria escola, reuniu professores, alunos, pais e direção, além de integrantes do batalhão de Içara.

“Trouxemos várias imagens e conversamos sobre o concurso. As crianças se empenharam e se dedicaram. Todo o trabalho foi desenvolvido na sala de aula”, explica a professora responsável pelo concurso na escola, Izabella Carolina Zanco. “Todos que participaram estão de parabéns pelo comprometimento e dedicação. Agradecemos essas parcerias com as entidades, que envolvem nossas escolas e estudantes, e que mostram a importância de sua atuação em nossa sociedade”, coloca a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia Gerusa Bolsoni. AO todo, 1,1 mil desenhos participaram do concurso.

Em virtude da premiação, bombeiros militares e voluntários levaram até a escola equipamentos e veículos utilizados nas atividades diárias da corporação. Os alunos puderam entrar na ambulância, moto aquática, e utilizaram as mangueiras do caminhão. “Essa aproximação com os alunos e professores cumpre um dos pilares da base da nossa atividade, que é atuar junto à comunidade. O objetivo do concurso, bem como da divulgação do nosso trabalho esta tarde, é essencial para fomentarmos dicas e orientações para prevenção de trotes e de acidentes no dia a dia das crianças e adolescentes”, enfatiza o capitão.


Alunos do CEI Silvia Vieira Teixeira aprendem a fazer cupcakes saudáveis
09/10/2018 às 19:00 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Os alunos do Centro de Educação Infantil Silvia Vieira Teixeira, do bairro Tereza Cristina, aprenderam a fazer cupcakes integrais de banana na manhã desta terça-feira, dia 9. A ação faz parte da 2ª Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que tem como objetivo estimular a alimentação saudável adequada no ambiente escolar.

De acordo com a professora Marinete Fachin Salvador, desde que a Jornada foi iniciada, no início do ano letivo, as crianças da turma já visitaram plantações, acompanharam a construção de uma horta e elaboraram outras receitas saudáveis em sala de aula. Esta semana, a mãe de um dos alunos preparou uma receita de muffin de banana integral, que é servida aos estudantes que frequentam a creche.

“Meu filho comia sempre os mesmos alimentos, fiquei surpresa quando descobri que ele gostava desta receita. Trouxe minha máquina de muffin, mas as mães e pais também podem usar forminhas individuais simples em casa. Temos que inovar nos formatos para chamar atenção dos pequenos e despertar neles o desejo de provar receitas saudáveis”, conta a mãe Mirieli Felicio Viana.

“Quando falamos em comunidade escolar não podemos nos esquecer de falar da família e de sua importância no processo de formação dos hábitos alimentares de seus integrantes em processos educativos, que são efetivos para mudanças no padrão alimentar das crianças, uma vez que, tais mudanças irão contribuir no comportamento alimentar na vida adulta”, ressalta a professora.

O envolvimento das famílias na alimentação escolar faz parte da quarta e última etapa da Jornada. “Precisamos inserir a família na educação alimentar e nutricional de forma leve e descontraída para que essa relação entre escola e família colabore na formação, no desenvolvimento e na construção do conhecimento pelo estudante, porque ambas as instituições têm um importante papel complementar no processo de aprendizagem da criança”, explica a nutricionista Carolina Moriconi.


Profissionais da educação de Içara trocam experiências
20/09/2018 às 13:35 | Redação | com a colaboração de Giovane Marcelino, da Prefeitura de Içara
Profissionais que atuam nas escolas municipais de Içara tiveram o sexto encontro de Formação Continuada na manhã desta quinta-feira, dia 20. Nas salas de aula da Escola Municipal Quintino Rizzieri, os professores se reuniram por disciplina para conversar sobre as técnicas aplicadas. Além disso, o auditório da escola também foi palco de uma ação em alusão ao Dia Estadual de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil (24 de setembro).

“Estamos em um momento importante para discutir esse tipo de assunto e o apoio da assistência social contribui para que os objetivos sejam alcançados”, considera a secretária municipal de Educação, Gerusa Bolsoni. A violência e a exploração sexual foi debatida em conjunto com a equipe da Secretaria de Assistência Social. Os trabalhos do período matutino foram marcados ainda pela musicalidade na junção das disciplinas de Artes e Educação Física.

“Estamos felizes com o resultado da educação no nosso município. Esperamos que em breve possamos ser referência também à outros países, pois acreditamos na nossa equipe”, coloca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB). O próximo, e último encontro de 2018, será em outubro. Em novembro, um relatório do projeto com uma pesquisa de opinião será feito com os principais pontos a serem trabalhos no ano de 2019.


Escritora Roseana Murray conversa com estudantes da Escola São Rafael
19/09/2018 às 09:45 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Autora de aproximadamente 100 livros, Roseana Murray acumula prêmios, entre eles, de Literatura Infantil concedido pela Academia Brasileira de Letras. Uma dos poemas, intitulado de O Relojoeiro, compõe atualmente a ficha de leitura dos estudantes da Escola São Rafael, na comunidade de Terceira Linha, em Içara. Mais do que o contato dos alunos ao papel, eles viajaram pela Internet até a residência da escritora carioca para uma conversa nesta terça-feira, dia 18. “Foi um momento muito lindo e ficamos todos muito emocionados de poder falar com ela!”, indica a professora do 4º ano, Maria Mogorin.

O encontro mobilizou toda a escola. Silvana, a professora auxiliar, emprestou o computador portátil. Gustavo, professor de Informática, auxiliou na montagem. E logo depois do recreio, a professora Cirlei, de Artes, descobriu o sonhado encontro e se juntou a Hora Mágica com os alunos também do terceiro ano. A entrevista online fez parte do projeto pedagógico, neste ano, voltado a "Escola e família, conectados com a leitura e a escrita”. “Acreditamos assim estar incentivando ainda mais a conexão família/escola, a leitura, a escrita e o bom uso das tecnologias em favor da educação”, indica Maria.





Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com