Canal Içara

Canal Içara

31 de maio de 2020 - 14:30
Professores são preparados para a retomada das aulas à distância na próxima semana
16/04/2020 às 17:39 | Redação | com a colaboração de Giovane Marcelino, da Prefeitura de Içara
Mesmo com a paralisação das aulas, os profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara não pararam as atividades. A partir desta quinta-feira, dia 16, a formação continuada foi retomada com a utilização de plataformas online do Sistema Aprende Brasil. “Os professores vão aprimorar os conhecimentos e com isso estarão aptos a postarem atividades nas plataformas compartilhando e interagindo com os nossos alunos”, destaca a secretária Gerusa Bolsoni.

As formações serão utilizadas para o início das aulas não presenciais na próxima segunda-feira, dia 20. Na primeira semana de atividades, os diretores e professores vão trabalhar a Covid-19. “Queremos que todos fiquem na mesma sintonia e que juntos possamos combater esse vírus”, enaltece a secretária. Além da capacitação na plataforma On, também serão realizadas capacitações sobre os sistemas Portabilis Kanttum e Google For Education nas próximas semanas.

Dos 7,5 mil estudantes da rede municipal, 67% participaram de uma pesquisa online sobre o acesso a Internet. Dentre eles, 1% apontou não ter acesso à rede e 6% só tem acesso via celular e por meio de dados 3G. “Os professores se mobilizaram e criaram grupos em WhatsApp e outras formas para passar conhecimento”, finaliza a secretária. Algumas atividades também foram disponibilizadas por um portal da secretaria municipal, mas sem validade para o ano letivo.


Escola Salete Scotti dos Santos inicia projeto de educação financeira
27/02/2020 às 11:52 | Redação | com a colaboração de Giovane Marcelino, da Prefeitura de Içara
O Procon de Içara levou orientações financeiras para estudantes da Escola Estadual Professora Salete Scotti dos Santos na manhã desta quinta-feira, dia 27. A atividade compreende um projeto desenvolvido com os estudantes do primeiro ano do ensino médio. “Foram dicas muito importantes que vão nos ajudar a economizar e ter consciência na hora da compra”, declara o aluno Valentin Adael Correia. A conversa foi realizada com a participação da diretora executiva do Procon, Karoline Calegari.

“A ideia é combater o gasto desnecessário, contribuindo com dicas que façam com que os jovens aprendam ter um consumo consciente e transmitam aos amigos e familiares”, indica Karoline. “Enquanto escola, precisamos preparar os alunos para a vida como cidadãos e o projeto fará com que eles tenham consciência na hora de comprar algo, se é realmente necessário e qual o retorno disto”, explica a professora de Matemática, Karine Luiz Calegari Mrotskoski.

O trabalho desenvolvido na escola de educação fiscal e financeira terá três etapas. A primeira delas foi desenvolvida com a parceria do Procon de Içara. As próximas duas etapas que serão realizadas sobre estudos de impostos e a união do consumo consciente e verificação de impostos sobre produtos. O projeto deverá ser finalizado até abril.


Cultura indígena será trabalhada por estudantes da rede municipal em 2020
26/02/2020 às 13:34 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
Os professores de Artes da Rede Municipal de Ensino vão trabalhar a cultura indígena em 2020 para a exposição “Arte Provoca Arte”. Líder indígena, Kerexu Yxapyry é a responsável pela capacitação da equipe sobre o povo Guarani durante esta quarta-feira, dia 26. O encontro ocorre no auditório do Sindicado dos Servidores Públicos de Içara (Sindserpi). “Estamos subsidiando as práticas pedagógicas e estimulando o desenvolvimento profissional de nossos professores”, salienta a secretária municipal de Educação, Gerusa Bolsoni.

“É uma preparação que iniciou no ano passado com a entrega do livro Almas do Brasil de autoria de Maristela Giassi, agora estamos dando continuidade de forma que incrementamos o conhecimento, ouvindo e aprendendo com uma fonte oficial como Kerexu”, explica a coordenadora de Artes da Secretaria de Educação, Lilian Philippi. A capacitação conta com a participação de mais de 20 professores que atuam na rede de Içara.

“Queremos sanar a curiosidade durante a conversa para que haja o entendimento dos professores sobre o povo Guarani. Também apresentaremos vídeos, exibindo a realidade da aldeia para despertar a criatividade e trabalhar com a arte voltada para questão indígena”, ressalta Kerexu. “Sem dúvida é uma ação que nos ajuda a ampliar o repertório artístico e cultural de nossos alunos e se torna interessante, pois estamos tendo acesso ao próprio índio”, destaca a professora de artes do CEI Alegria do Saber, Maria Luiza Alberton.


Professores da rede municipal são recepcionados com teatro e palestra
12/02/2020 às 22:34 | Redação | com a colaboração de Tânia Giusti, da Prefeitura de Içara
Aproximadamente 500 professores, diretores e agentes de serviços gerais participaram do encontro de abertura do ano letivo na noite desta quarta-feira, dia 12. O ato no Rhóis Centro de Eventos teve a apresentação da peça teatral “Para contar estrelas”, do grupo Cirandella, de Criciúma, além da palestra “Mestre: aquele que transforma o saber em espanto” sobre inovação, tecnologias, as transformações do modelo escolar, gestão de pessoas e do sucesso que uma pedagogia criativa inovadora pode garantir nas escolas com Robson Luiz Rodrigues de Lima.

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Gerusa Bolsoni, este ano os trabalhos terão como tema “Plante uma árvore, colha os frutos do conhecimento”. A escolha do tema é pautada nos quatro pilares da educação para o século XXI, proposto pela Unesco: aprender a conhecer, fazer, conviver e ser. "Desejamos que o ano de 2020 que seja abençoado. Com certeza a educação de Içara continuará sendo referência”, enfatiza.

"Eu acredito na educação, no processo pedagógico. Essa é a melhor maneira de se conquistar uma sociedade mais justa, a única maneira de desenvolver tolerância, socialização e compreensão. Não tem outros espaços e meios. A educação é muito atacada atualmente no Brasil inteiro, sobretudo, aquela educação que provoca a reflexão, que são os questionamentos que mais queremos que as nossas crianças e professores façam. A resistência, a luta pela democracia, a forma crítica de se levar o ensino, a educação, são essenciais”, acrescenta o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB).


Em preparação para o ano letivo, agentes de serviços gerais participam de formação
12/02/2020 às 13:56 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
Boas práticas de alimentação escolar, a importância e o funcionamento do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a introdução de novos alimentos no cardápio escolar, a apresentação de primeiro socorros e ainda atividades de motivação foram proporcionadas para 130 agentes de serviços gerais nesta quarta-feira, dia 12. O encontro realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia é uma preparação para o ano letivo de 2020. As aulas iniciarão na próxima segunda-feira, dia 17.

“Apresentamos uma palestra motivacional e trabalhamos as questões práticas de manipulação e alimentação para aperfeiçoar ainda mais nosso atendimento aos alunos”, coloca a nutricionista, Rúbia Cunha de Souza Raupp. Além dela, a nutricionista Carolina Moriconi também comandou a formação. “Todos nossos colaboradores são importantes no processo educacional, desde quem recebe nossos alunos no portão da escola, o responsável pelo transporte, bem como o professor e gestor da unidade de ensino”, enfatiza a secretária de Educação, Gerusa Bolsoni.

“O sucesso da educação de Içara se deve muito ao trabalho e dedicação das nossas agentes de serviços gerais. Esperamos que o índice do Ideb seja ainda melhor que o do ano anterior para novamente contempla-las com a premiação. É uma grande responsabilidade de todos nós com nossos alunos, pois temos aqueles que iniciaram junto com a nossa gestão e estão no período do primeiro ao nono ano conosco”, destaca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB).


Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com