Canal Içara

Canal Içara

17 de junho de 2019 - 20:46
Mais de 150 pessoas participam da Semana Municipal do Empreendedorismo
14/06/2019 às 14:33 | Redação | com a colaboração de Paulo Vitor Dal Pont, da assessoria
A Semana Municipal do Empreendedorismo abrangeu 150 estudantes da Escola de Educação Básica Professora Maria Arlete Bitencourt Lodetti durante dois dias de atividade e teve também a participação direta de 15 pais no encerramento nesta quinta-feira, dia 13. Temas como marketing, finanças, recursos humanos, comportamento e finanças domésticas foram apresentados por Mano Dal Pont, Jeison Cechella, Adroaldo Bilésimo, Thais Villas Boas e Moacir Barcelos.

“Tivemos um bom feedback das crianças, professores e pais, que elogiaram a ação”, ressalta o vereador propositor, Alex Ferreira Michels (PSD). Para a primeira edição, a escolha pela unidade escolar do bairro Raichaski ocorreu em complemento também ao projeto Semeando o Futuro, em que os alunos cultivam hortaliças para trabalhar o empreendedorismo desde o processo de produção até a comercialização. “A expectativa é que possamos ampliar essas atividades a demais escolas do município”, projeta para 2020.


Cooperaliança inaugura parque infantil no bairro Jaqueline
17/05/2019 às 19:32 | Redação | com a colaboração de Mariéli Salvador, da Cooperaliança
As opções para diversão na Escola de Educação Básica Antônio Colonetti foram renovadas com a entrega de um parque infantil custeado pelo Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social da Cooperaliança na tarde desta sexta-feira, dia 17. O espaço com escorregador, balanços e gangorras atenderá parte dos 720 alunos que utilizam a unidade estadual no bairro Jaqueline.

“São momentos como esse que nos impulsionam fazer ainda mais por toda comunidade. Ver o sorriso e o brilho no olhar de cada pequeno, além de emocionar, nos faz acreditar que ações desse tipo valem a pena”, enfatiza o presidente da cooperativa, Reginaldo de Jesus, o Dedê. Ao todo, dois meses foram necessários para finalizar o projeto que compreende 210 metros quadrados.

“A Cooperaliança sempre foi parceira em tudo que precisamos e agora nos proporcionou a alegria de concretizar esse que era um grande sonho para toda comunidade escolar”, frisa a diretora geral, Ana Paula da Silva Conti. “Ganhar esse parquinho foi muito bom, pois poderemos brincar, nos divertir e sentir ainda mais prazer de vir para a escola”, finaliza o aluno Pedro Henrique do Nascimento.


Alunos visitam exposição com Tsurus produzidos na Escola Maria Arlete
06/05/2019 às 16:03 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
Adotar uma criança é um gesto de amor que exige também paciência para a tramitação do procedimento legal. Em demonstração de apoio aos casais que se propuseram ao belo gesto, os alunos entre o sexto e o nono ano da Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, do bairro Raichaski, confeccionaram 444 Tsurus para a exposição “Gestações”, idealizada pela fotógrafa Jessica Medeiros, que ocorre durante este mês no Nações Shopping, em Criciúma.

De acordo com a lenda de origem japonesa, o Tsuru é uma ave que representa o desejo de sorte, saúde e felicidade, e que a cada mil Tsurus dobrados um desejo se realiza, principalmente se for relacionado à família e a conquistas. Os demais Tsurus serão confeccionados e depositados por visitantes no local. “Colocamos para os alunos a história da ave japonesa, bem como a realização e o objetivo da exposição”, explica a diretora da escola de Içara, Gabriella Biella.

“Fomos contatados e iniciamos uma conversa com a Jessica para que nossos alunos colaborassem com a ação. Para nós é muito gratificante envolver o nome da escola em projetos como este. Será motivo de muita satisfação contribuir para que o sonho do casal se realize”, acrescenta. Conforme Jessica, o projeto vem sendo estudado e idealizado desde o ano passado, quando decidiu fazer um trabalho social.

“Buscava algo que tivesse relacionado à minha história para dar um sentido maior. A exposição tem o objetivo de desmitificar o assunto adoção e contribuir e incentivar as famílias a adotar”, explica a fotógrafa. A exposição conta com fotos e a história resumida de seis famílias que alcançaram o objetivo de adotar. Os alunos visitaram o local nesta segunda-feira, dia 6, e puderam observar de perto as contribuições expostas. “Achei muito interessante porque com esse gesto estamos ajudando a se formar mais uma família e a exposição mostra o carinho e o amor que os casais têm pelas crianças”, ressalta a aluna do sexto ano, Susana Isabel da Silva.


Dia do Livro é comemorado com visita de poetisa em Terceira Linha
23/04/2019 às 22:58 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
O Dia Mundial do Livro foi comemorado com fábulas infantis na Escola São Rafael em Içara nesta terça-feira, dia 23. Os estudantes do 1º ao 5º ano receberam a contadora de histórias e poetisa Maria Mogorim. E com esta visita especial também ouviram atentos "A corrida dos sapinhos", de Monteiro Lobato. Além disso, os estudantes do 2º ano apresentaram “A pílula falante” e os jovens do 4º ano levaram para casa a sacola da leitura decorada pelos próprios alunos.

“A cada livro lido, nossos amores e suas cores mudam de sabores! É uma metáfora que costumo usar para cada conhecimento novo adquirido!”, enaltece a coordenadora pedagógica, Nély Marcos de Souza. “O contato com o autor aproxima os alunos do mundo mágico da leitura e da escrita apresentada nos livros. Possibilita aos pequenos leitores a percepção de que todos podem ser poetas, autores, criadores de histórias e de personagens. Basta abrirem-se para a imaginação e para a atividade da criação!”, pontua Maria.


Alunos do Centro de Educação Infantil Zilda Arns preparam Osterbaum
17/04/2019 às 12:31 | Redação | com a colaboração da Prefeitura de Içara
A árvore de Páscoa com galhos secos simboliza a frieza e a morte de Jesus. Já as cascas de ovos coloridos remetem a alegria da vida na ressurreição de Cristo. A combinação que compõe a Osterbaum faz parte da comemoração nesta semana do Centro de Educação Infantil Zilda Arns, do bairro Primeiro de Maio, em Içara.

Conforme a diretora, Daniela Silveira, a intenção é envolver toda a comunidade escolar no projeto e “formar uma interação, resgatando o amor, a colaboração, cooperação, integrando e aproximando as famílias como a escola”. “Vamos concluir o trabalho da árvore nesta quarta-feira. Nossa meta era de mil ovos decorados e atingimos mais de 1,6 mil ovos”, ressalta.


Divulgue as atividades também de sua escola. Envie as ações pedagógicas para jornalismo@canalicara.com