Canal Içara

Canal Içara

18 de janeiro de 2021 - 10:23
Dica de Leitura: A Livraria, de Penélope Fitzgerald
14/01/2021 às 12:12 | Maristela Benedet
Uma mulher apaixonada pelos livros e uma viúva de coragem. Assim pode ser definida Florence Green ao enfrentar a resistência da pequena cidade de Hardborough, na Inglaterra, nos anos 50 para abrir uma livraria.

Os moradores, diversos pescadores, da cidade cercada pelo mar, não possuem hábitos de leitura. Suas opiniões são conduzidas pela dominadora Violet Gamart. Ela tem outros planos para a mansão centenária herdada por Florence.

Entre tantos desafios, a jovem viúva encontra certo acalento ao dividir a mesma paixão pelos livros com o senhor solitário Mr.Brundish e nas histórias contadas a Christine, a esperta menina de 10 anos ajudante na Livraria.


Uma folha em branco e uma vontade de dar novos sentidos as suas vidas e voz para as pessoas escreverem as suas histórias. Sem planejar, em 2011, o casal mineiro Iara e Eduardo Xavier, o Dudu, venderam seus poucos bens, transformaram seu carro em uma casa e saíram pelo Brasil em busca de seres que fazem o bem, em busca de bons exemplos. Esta desafiadora experiência eles contam no livro: Caçadores de Bons Exemplos. Em busca de brasileiros que fazem a diferença.

Nas cidades e vilas, Iara e Dudu conheceram moradores com tão pouco para viver e com o coração cheio para doar. Sentiram uma energia revigorante nos momentos de cansaço e das dificuldades no exemplo da massa de biscoitos usada para ensinar crianças sem acesso a escola a ler e escrever, até a casa dos detentos, onde não existe grades e nem chaves, somente trabalho, aprendizado e oportunidades para abrir as portas da liberdade.

Nos 1.599 projetos descobertos em mais de 404 mil quilômetros percorridos, Iara e Dudu encontraram pessoas sem crença em um mundo melhor e, a certeza de muitas outras de que existe conserto para o ser humano. Homens e mulheres com coragem e determinação para salvar vidas. Em lugares desconhecidos do país, vivenciaram e se emocionaram com projetos inspiradores revelando as boas ações pouco divulgadas, por gente do bem que carregam a esperança de transformação em um Brasil melhor.



Existe outra vida além desta em que vivemos? O Jardim dos Girassóis, de Lygia Barbieri Amaral, utiliza de vivências espirituais para contar a história do pai de família Alberto, de 34 anos, após a sua passagem deste plano.

O amoroso e trabalhador pai de Juliana, de um relacionamento anterior, e pai de Felipe, de seu casamento com Lenita, sofre um enfarto a caminho do trabalho. A sua partida provoca dor e tristeza à família que agora tenta se unir para viver sem ele.

Lenita chora no seu aniversário e sente saudade dos girassóis presente de Alberto, na data, todos os anos. No outro plano, Alberto tenta entender onde está. E muitos conflitos e aprendizado vão acontecer nestes dois mundos.

A obra leve e de fácil compreensão traz reflexões sobre a existência humana e a possibilidade de continuidade da vida após a morte.


Dica de Leitura: Não fale com estranhos, de Harlan Coben
19/11/2020 às 07:29 | Maristela Benedet
A vida perfeita de Adam Sprice com sua esposa Corinne e seus dois filhos é abalada nos poucos minutos em que uma estranha revela segredos escondidos por sua esposa. As dúvidas passam a assombrar a sua mente e Adam cobra a verdade de Corinne.

Não fale com estranhos é mais um triller carregado de suspense de Harlan Coben. Em um turbilhão de mistérios, ela confirma que mentiu ao marido e na tentativa de explicar os motivos desaparece sem deixar pistas.

Adam resolve procurar a esposa e na investigação descobre que a estranha chantageou pessoas próximas. Acontecimentos perigosos vão envolver ele, seus filhos e amigos até descobrir o que aconteceu com Corinne.


Dica de leitura: A Irmã do Sol, de Lucinda Riley
05/11/2020 às 08:30 | Maristela Benedet
Electra D´Aplièse é uma modelo linda, famosa, rica e aparenta ser realizada. Longe dos holofotes, a jovem de 26 anos se sente vazia, solitária e se refugia no álcool e nas drogas. Sua vida silenciosamente vai sendo consumida pelos vícios.

A Irmã do Sol é o sexto livro da série As Sete Irmãs, best seller de Lucinda Riley, autora inglesa com mais de 25 milhões de livros vendidos em diversos países. Assim como as suas cinco irmãs, Electra foi adotada por Pa Salt, recentemente falecido. A modelo sofre a perda da sua única referência famíliar, ao mesmo tempo que sente a revolta por não entender o motivo de ter sido adotada e, não deseja conhecer as suas origens.

Um telefonema de Stela Jackson, uma senhora que se apresenta como sua avó promete uma reviravolta em sua vida. Mesmo resistente, conhece a história de Cecily no fascinante Quênia, passado mais de um século. Desta forma começa a entender a sua própria raiz e as suas origens africanas. Os laços familiares a levam a assumir sua condição de dependente química e buscar ajuda para encontrar sua felicidade.


*Maristela Benedet é colaboradora do Canal Içara, tem formação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo desde 1996, atua na área e nas horas de lazer dedica-se a leitura