Canal Içara


21 de agosto de 2017 - 16:47
Toda luz que não podemos ver
08/06/2017 às 11:00 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
Marie-Laure é órfã de mãe e mora com o pai, um chaveiro funcionário do museu de Paris. Ao completar seis anos, a menina fica cega e, para facilitar a locomoção da filha, ele constrói miniaturas em madeira do bairro onde moram. Os anos correm e o domínio Nazista obriga pai e filha a fugirem para a casa do tio-avô na cidade de Saint-Malo. Em outro país da Europa, na Alemanha, o menino Werner de sete anos e a irmã vivem em um orfanato.

Esperto e curioso, Werner é apaixonado pelas ondas do rádio e aprende a consertar os equipamentos. O menino passa as noites ouvindo as transmissões e imaginando as pessoas do outro lado. A ansiedade para ver o mundo sem importar a forma, intriga e fascina na obra Toda luz que não podemos ver, de Anthony Doerr. Com a convocação para a guerra e a luta para sobreviver em meio aos caos, Marie-Laure e Werner se encontram. O breve momento marcaria com suavidade as lembranças dos jovens diante das atrocidades da guerra.


Gaiola de Estrelas, de Jacquelyn Mitchard
11/05/2017 às 11:00 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
As brincadeiras alegres das meninas Becky e Ruthy ficariam nas dolorosas lembranças, na culpa e nos pesadelos da adolescente Ronnie, de 13 anos. As irmãs de 5 e 6 anos foram degoladas com uma foice, por Scott Early, no celeiro onde estavam as três garotas e ela não pôde fazer nada. O livro Gaiola de Estrelas é o forte romance de Jacquelyn Mitchard.

A tragédia narrada pela escritora americana ocorre numa pacata comunidade americana com feridas jamais cicatrizadas. Após quatros anos de prisão e, com o diagnóstico de doença mental, Scott ganha liberdade e o perdão dos pais das meninas. Ronnie, no entanto, continua presa ao ódio e a falta de respostas. Movida pela vingança, ela se aproxima do assassino e descobre a oportunidade de escolher entre o passado e a esperança.


Quatro vidas de um cachorro
13/04/2017 às 11:00 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
Qual o sentido da existência de um cão para os humanos? O livro que inspirou o filme Quatro Vidas de um Cachorro - de W. Bruce Cameron - tenta decifrar este mistério. Na solidão com a bengala, Ethan adota o antigo amigão sem saber que era o golden retriever que tinha como companheiro quando era jovem. Desta vez como labrador, ele promove então os últimos anos de felicidade do seu menino com um amor da juventude. A missão foi cumprida.

Após ser o vira-lata Toby, o amigão nasceu como Bailey, o golden retrivier companheiro inseparável de Ethan. Na terceira vida, voltou como a cachorra policial Ellie, da raça pastor alemão, com a função de ajudar a salvar as pessoas e capturar bandidos. Mas as lembranças de outras vidas trouxeram a saudade do menino. Como um labrador abandonado, perambulando nas ruas a caça de comida, ele encontrou Ethan através dos cheiros da fazenda.


Estrela D´Aplièse: a irmã da sombra
09/02/2017 às 11:00 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
Estrela D’Aplièse é protagonista do terceiro livro da Série As Sete Irmãs, de Lucinda Riley. A jovem introspectiva e silenciosa, sem amigos, vive a sombra da irmã Ceci. As duas moram juntas em Londres. E depois da morte repentina do pai adotivo Pa Salt, vem à tona os conflitos presos no coração.

Antes de morrer o pai deixou uma carta para as irmãs revelando algumas pistas sobre as suas origens. Cansada de ser sufocada, controlada e com saudade da infância, época em que aprendeu a amar as plantas com Pa Salt, Estrela retorna ao antigo lar para ler a carta.

Nas pistas do passado, a jovem se identifica com as inglesas Flora MacNicho e a escritora Beatrix Potter. As duas mulheres viveram a mais de 100 anos na região. Movida pela curiosidade e enfrentando os medos, ela decide conhecer as origens e escrever a própria história.


Para Sempre, de Kim e Krickitt Carpente
12/01/2017 às 11:00 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
Era 1993. E um certo dia, no intuito de pesquisar jaquetas para a equipe, Kim Carpente ligou para uma loja de produtos esportivos em outro estado americano e não conseguiu mais esquecer da jovem simpática vendedora. Foi a voz macia e doce de Krickitt que conquistou o coração do treinador de beisebol da Universidade Highlands.

Após dois meses de conversas diárias pelo telefone eles se encontram e, apaixonados em menos de um ano marcaram casamento. Vencido os desafios da distância geográfica e da mudança da vendedora, em 24 de novembro de 1993, dois meses após o casamento, a vida lhes deu a prova mais dolorida de fé e união ao casal.

Após um grave acidente, Krickitt perdeu parcialmente a memória, esqueceu de Kim e do casamento deles. Com paciência e carinho, o marido não desistiu de lutar e encontrou caminhos para conquistar mais uma vez o grande amor da sua vida. A história é narrada no livro Para Sempre, de Kim Carpenter e Krickitt Carpente.


*Maristela Benedet é colaboradora do Canal Içara, tem formação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo desde 1996, atua na área e nas horas de lazer dedica-se a leitura