Canal Içara


17 de dezembro de 2017 - 10:08
Com Amor, Anthony, de Lisa Genova
19/10/2017 às 11:00 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
Aos 10 anos, uma convulsão em consequência do autismo tira a vida do menino Anthony. A dor e a revolta da mãe, Olivia, interfere diretamente no casamento e levou o casal a separação. Sozinha, ela vai então para uma praia isolada carregada de lembranças do filho, buscando o entendimento e as respostas para a sua existência. Com Amor, Antony é uma obra de Lisa Genova.

Próximo a sua casa, Beth Ellis vive o drama de descobrir a traição do seu marido após 14 anos de casamento e três filhas. Uma sessão de fotos e a literatura em comum aproxima as vizinhas desconhecidas. E, neste encontro marcado pelo sofrimento, a breve passagem de Anthony, de alguma forma, ajuda as duas mulheres a compreenderem as suas histórias e seguirem com coragem os seus caminhos.

Lisa Genova é americana. Doutora em neurociência pela universidade de Harvard, faz palestras em todo o mundo sobre alzheimer, traumas cerebrais e autismo. Ela é autora também do best-seller “Para sempre Alice” adaptado para o cinema.


Toda luz que não podemos ver
08/06/2017 às 11:00 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
Marie-Laure é órfã de mãe e mora com o pai, um chaveiro funcionário do museu de Paris. Ao completar seis anos, a menina fica cega e, para facilitar a locomoção da filha, ele constrói miniaturas em madeira do bairro onde moram. Os anos correm e o domínio Nazista obriga pai e filha a fugirem para a casa do tio-avô na cidade de Saint-Malo. Em outro país da Europa, na Alemanha, o menino Werner de sete anos e a irmã vivem em um orfanato.

Esperto e curioso, Werner é apaixonado pelas ondas do rádio e aprende a consertar os equipamentos. O menino passa as noites ouvindo as transmissões e imaginando as pessoas do outro lado. A ansiedade para ver o mundo sem importar a forma, intriga e fascina na obra Toda luz que não podemos ver, de Anthony Doerr. Com a convocação para a guerra e a luta para sobreviver em meio aos caos, Marie-Laure e Werner se encontram. O breve momento marcaria com suavidade as lembranças dos jovens diante das atrocidades da guerra.


Gaiola de Estrelas, de Jacquelyn Mitchard
11/05/2017 às 11:00 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
As brincadeiras alegres das meninas Becky e Ruthy ficariam nas dolorosas lembranças, na culpa e nos pesadelos da adolescente Ronnie, de 13 anos. As irmãs de 5 e 6 anos foram degoladas com uma foice, por Scott Early, no celeiro onde estavam as três garotas e ela não pôde fazer nada. O livro Gaiola de Estrelas é o forte romance de Jacquelyn Mitchard.

A tragédia narrada pela escritora americana ocorre numa pacata comunidade americana com feridas jamais cicatrizadas. Após quatros anos de prisão e, com o diagnóstico de doença mental, Scott ganha liberdade e o perdão dos pais das meninas. Ronnie, no entanto, continua presa ao ódio e a falta de respostas. Movida pela vingança, ela se aproxima do assassino e descobre a oportunidade de escolher entre o passado e a esperança.


Quatro vidas de um cachorro
13/04/2017 às 11:00 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
Qual o sentido da existência de um cão para os humanos? O livro que inspirou o filme Quatro Vidas de um Cachorro - de W. Bruce Cameron - tenta decifrar este mistério. Na solidão com a bengala, Ethan adota o antigo amigão sem saber que era o golden retriever que tinha como companheiro quando era jovem. Desta vez como labrador, ele promove então os últimos anos de felicidade do seu menino com um amor da juventude. A missão foi cumprida.

Após ser o vira-lata Toby, o amigão nasceu como Bailey, o golden retrivier companheiro inseparável de Ethan. Na terceira vida, voltou como a cachorra policial Ellie, da raça pastor alemão, com a função de ajudar a salvar as pessoas e capturar bandidos. Mas as lembranças de outras vidas trouxeram a saudade do menino. Como um labrador abandonado, perambulando nas ruas a caça de comida, ele encontrou Ethan através dos cheiros da fazenda.


Estrela D´Aplièse: a irmã da sombra
09/02/2017 às 11:00 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
Estrela D’Aplièse é protagonista do terceiro livro da Série As Sete Irmãs, de Lucinda Riley. A jovem introspectiva e silenciosa, sem amigos, vive a sombra da irmã Ceci. As duas moram juntas em Londres. E depois da morte repentina do pai adotivo Pa Salt, vem à tona os conflitos presos no coração.

Antes de morrer o pai deixou uma carta para as irmãs revelando algumas pistas sobre as suas origens. Cansada de ser sufocada, controlada e com saudade da infância, época em que aprendeu a amar as plantas com Pa Salt, Estrela retorna ao antigo lar para ler a carta.

Nas pistas do passado, a jovem se identifica com as inglesas Flora MacNicho e a escritora Beatrix Potter. As duas mulheres viveram a mais de 100 anos na região. Movida pela curiosidade e enfrentando os medos, ela decide conhecer as origens e escrever a própria história.


*Maristela Benedet é colaboradora do Canal Içara, tem formação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo desde 1996, atua na área e nas horas de lazer dedica-se a leitura