Canal Içara

Canal Içara

25 de setembro de 2020 - 14:39
O encanto da magia em Ilusões Honestas
07/01/2015 às 15:34 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
Vítima da violência cometida pela mãe e o padrasto, aos 12 anos Lucke Callahan foge de casa e encontra na magia a oportunidade para começar uma vida nova. Fascinado pelo ilusionista Max Nouvelle ele se aproxima do mágico, é acolhido pela sua família e pela primeira vez sente a presença do amor em um lar.

O romance “Ilusões Honestas” de Nora Roberts é um dos mais recentes e um dos mais vendidos livros da autora em todo o mundo. No amor materno da esposa de Max Lily e nas implicâncias da quase “irmã”, a pequena Roxy, de oito anos, filha do mágico, ele descobre ter habilidades para aprender os truques desta ilusória e fascinante arte.

Vai além e passa a compartilhar outros segredos da Companhia Nouvelle. Mesmo nas noites constantes de pesadelos com os traumas de um passado sofrido, Lucke se torna um homem amado e realizado. Seus únicos momentos de alguma tristeza são de não poder assumir o amor carnal por sua “irmã” Roxy em respeito ao seu adotado pai.


Para sempre Alice, de Lisa Genova
29/10/2014 às 12:46 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
Próxima de completar 50 anos, a professora e pesquisadora renomada em psicologia da universidade de Harvard, Alice Howland, descobre a instalação precoce da doença de Alzheimer. Este é o tema de Para sempre Alice. Trata-se do primeiro romance da doutora em neurociência, Lisa Genova.

Casada com o cientista John e mãe de três filhos - Lydia, Anne e Tom - em um dia comum Alice começa a ter fragmentos de memória. São coisas simples como esquecer o celular e não se lembrar de trechos do conteúdo didático repassado há mais de 30 anos em sala de aula. Ela atribui os esquecimentos ao estresse ou a chegada da pré-menopausa.

Em pouco tempo, os sintomas da doença sem cura vão se agravando, dominando suas lembranças e, sem piedade apagando sua memória. A professora percebe estar com um problema grave quando esquece o endereço de sua casa em uma suas corridas rotineiras. Ao receber o dolorido diagnóstico sente a necessidade de se reinventar para enfrentar as mudanças que sua vida irá sofrer.

Com a sensibilidade de uma profissional experiente no assunto, a autora mostra os desafios para conviver com o Alzheimer. Destaca a importância fundamental da força do amor da família neste processo para Alice novamente escrever sua história, agora nas páginas de um livro em branco.


O perfume da folha de limão
07/10/2014 às 12:33 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
O encontro inesperado em uma praia isolada de Julian, sobrevivente de um campo de extermínio nazista com poucos anos de vida, e Sandra, uma jovem inocente em busca de sentido para sua existência em função de uma gravidez, transformaria o destino deles. Este é o enredo envolvente da obra O Perfume da folha de limão de Clara Sánches.

Sozinha na casa da irmã, a jovem se refugia em seu próprio silêncio refletindo se deve assumir a relação, quase sem paixão, com o pai do seu filho. Na região litorânea, o aposentado se hospeda em um simples hotel na tentativa de caçar e entregar a justiça um casal de nazistas para suprir uma ferida sem cura e começa sua investigação.

Em um passeio a beira mar a moça tem uma vertigem e é socorrida pelo simpático e misterioso casal de idosos criando um forte laço com os avós “adotados”. Julian descobre o envolvimento de Sandra com os fascistas e, se aproxima da jovem para alertá-la sobre os riscos desta amizade.


Alimentação saudável com a dieta de Jesus
19/09/2014 às 15:24 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
Você imaginaria viver quase mil anos? Nos tempos de Jesus Cristo esta longevidade era possível. Adão, um dos personagens mais fortes da Bíblia viveu 930 anos. O livro do Gênesis faz referência aos povos da época como vegetarianos, hábito alimentar onde supostamente se encontrava a fonte da juventude ou da vida longa. Os alimentos usados por Jesus nos rituais sagrados e consumidos naquele tempo e a presença hoje, após mais de dois mil anos está na obra A dieta de Jesus e os segredos da Bíblia para uma alimentação saudável, da terapeuta ortomolecular Heloisa Bernardes.

A autora destaca o pão e o vinho (simbolizados como corpo e sangue de Cristo), o peixe, o mel e o azeite de oliva. Nestes itens o vinho lembra a passagem do primeiro milagre de Jesus, quando transformou água em vinho em uma festa (João – 2,11) e, pelo seu poder medicinal como protetor do coração. O mel e sua ação antibactericida citado no Evangelho de São Mateus quando em sua passagem pelo deserto se alimentava de gafanhotos e mel (Mateus 3:4). Lembra ainda as frutas e grãos consumidos nas festas pascais em Jerusalém. Certamente é um livro diferente direcionado para profissionais da saúde e para pessoas que buscam uma alimentação saudável sendo ou não cristãos, inspirado e iluminado pela fé.


Jardim de Inverno, de Kristian Hannah
29/08/2014 às 10:01 | Maristela Benedet - maristela.benedet@canalicara.com
A narração dos fascinantes contos de fada era o único momento de contato e carinho de Anya com as filhas Meredith e Nina. As meninas cresceram junto a uma mãe fria e distante sem entender o motivo deste estranho comportamento. As privações de atenção buscavam ser supridas pelo dedicado pai, o único a saber dos mistérios e entender a postura da esposa.

Diferente da irmã, Meredith casou, teve duas filhas, assumiu os negócios da família, adormeceu seus sonhos e sempre viveu carregando as marcas deixadas pela mãe nas emoções reprimidas. Já a aventureira Nina se tornou fotojornalista e encontrou sua realização nas viagens por diversas partes do mundo produzindo fortes imagens do triste cotidiano dos países pobres e em conflitos de guerra.

A reviravolta ocorre quando o pai adoece e, no leito de morte arranca uma promessa de Meredith e Nina de fazerem a mãe revelar o dramático segredo dos últimos 65 anos, na Rússia, durante a segunda guerra mundial. A obra Jardim de Inverno, da autora best-sellers Kristian Hannah, é uma história comovente marcada por um demorado encontro em que a dor e o amor clamam para explodir no coração de uma família.


*Maristela Benedet é colaboradora do Canal Içara, tem formação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo desde 1996, atua na área e nas horas de lazer dedica-se a leitura