Canal Içara

Canal Içara

24 de outubro de 2021 - 04:10
Gestão Financeira: Douglas Soares ensina ferramentas para ajudar na sustentabilidade de empresas
21/10/2021 às 10:09 | Redação | com a colaboração de Lucas Lemos, da Inoova Comunicação
Qual o custo para a produção ou a realização de serviços? Quais as despesas a empresa tem em sua administração? E qual o controle possui sobre as fontes de receita? Essas são perguntas importantes para a gestão financeira dos negócios que devem ser respondidas com a devida análise, controle e coordenação dos recursos que giram em cada atividade. A gestão pode ser feita no papel, no computador ou em aplicativos especializados. O importante é ter o controle para a tomada de decisões que levem a empresa para a melhor direção com a eficiência financeira.

Formado em Administração de Empresas, especialista em gestão financeira e custos, além de gerente de negócios, Douglas Soares reforça a necessidade de boas práticas para que as empresas tenham sustentabilidade. E dentre as ferramentas mais básicas, ele cita o fluxo de caixa e a Demonstração do Resultado do Exercício. A conciliação dos cartões, o controle dos juros e do crédito, além da gestão das cobranças também são fundamentais e fizeram parte do terceiro módulo do Programa Práticas de Gestão da Associação Empresarial de Içara na noite desta quarta-feira, dia 20.

"Avançamos a cada novo módulo do PPG para uma visão ampla sobre os negócios. São temas sempre voltados ao mercado e práticos", ressalta a gestora executiva da Acii, Jéssica Costa França. A programação com profissionais de referência no mercado regional começou no dia 6 de outubro e ainda seguirá com conteúdos teóricos e ferramentas até o dia 24 de novembro em experiências exclusivas para até 15 pessoas a cada encontro. As inscrições seguem abertas em www.aciicara.com.br com descontos especiais para empresas associadas.

Próximos módulos para aprender

27/10 – Tendências de Mercado: Lúcia Búrigo é consultora e coordenadora de marketing, professora de graduação e pós, tem formação em Comunicação Social e especializações em Marketing & Vendas, Filosofia Clínica e formação Creative Coaching.

03/11 – Gestão de Pessoas: Deinyffer Marangoni é administrador, professor, especialista em gestão de projetos, colunista de empreendedorismo e inovação, além de fundador da We Dream Consultoria.

10/11 – Liderança: Laércio Rosso é pedagogo e psicólogo, especialista em Pedagogia e Gestão da Qualidade, mestrado em Engenharia de Produção, coach e consultor.

17/11 – Excelência e Inovação em Vendas: Maicon Canaver é gestor de inovação, professor, especialista em gestão de pessoas, startups and future management e fundador da MJC Consultoria.

24/11 – Excelência no Atendimento: Rafael Bianchini Glavam é assessor e consultor empresarial nas áreas de gestão organizacional, qualidade e produtividade; instrutor nas áreas de habilidades gerenciais, tempos e movimentos e gerência por objetivos.


Programa Brasil Mais abre oportunidade para jornada de inovação gratuita em empresas da região
19/10/2021 às 17:01 | Redação | com a colaboração de Lucas Lemos, da Inoova Comunicação
Micro e pequenas empresas terão uma nova chance de ingressar no Programa Brasil Mais. O quarto ciclo acontecerá a partir de novembro com 2,2 mil vagas para empreendedores de Santa Catarina, das quais, 154 destinadas para a Região Carbonífera e Extremo Sul por meio do Sebrae. A iniciativa do Governo Federal para aumentar a produtividade e competitividade com melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto para o desenvolvimento dos negócios foi apresentada para a Associação Empresarial de Içara nesta terça-feira, dia 19, e terá o apoio institucional da entidade a partir de agora na disseminação da oportunidade.

“O nosso compromisso como associação é unir forças para fazer com que as oportunidades cheguem aos empreendedores que desejam crescer com processos estruturados e conectados com a inovação. O resultado é o desenvolvimento das empresas, mas também da cidade”, ressalta a presidenta da Acii, Tatiana Pavei da Silva. “As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a primeira semana de novembro por micro e pequenas empresas que querem ser eficientes e competitivas”, completa o consultor de mercado do Sebrae, Gilmar Biehl. O link para o cadastro é https://brasilmais.economia.gov.br.

A execução do Brasil Mais é realizada por Agentes Locais de Inovação (ALI) disponibilizados pelo CNPq, graduados e capacitados pelo Sebrae para atuar nas empresas. A jornada de quatro meses pela inovação conta com a identificação dos problemas, desenvolvimento das soluções, implantação e avaliação em seis encontros individuais (presenciais ou online) gratuitos, três encontros coletivos em plataforma digital e a possibilidade de ampliar o conteúdo com subsídio de até 70% em consultorias especializadas.


Mathias Mafessoni apresenta transformação de métricas em indicadores para gestão
13/10/2021 às 23:04 | Redação | com a colaboração de Lucas Lemos, da Inoova Comunicação
Além das produções e atendimentos, de gastos e investimentos, as interações também podem ser monitoradas, principalmente na Internet. E todos os indicadores são importantes. Entretanto, não resolvem problemas sozinhos. “É preciso ação. É necessária a gestão", ressalta Mathias Mafessoni. Formado em Ciências Contábeis, certificado como especialista em investimentos e assistente de controle interno, ele enaltece também a importância dos dados para transformar a missão, a visão e os valores organizacionais em realidade.

"É preciso observar os detalhes e aprender com esse processo", acrescenta. A transformação de métricas em indicadores para diferentes setores foi o tema do Programa Práticas de Gestão da Associação Empresarial de Içara na noite desta quarta-feira, dia 13. A programação com profissionais de referência no mercado regional começou no dia 6 de outubro e ainda seguirá com conteúdos teóricos e ferramentas práticas até o dia 24 de novembro em experiências exclusivas para até 15 pessoas a cada encontro.

"O PPG traz conteúdos para que os empresários e profissionais sejam empreendedores com uma visão ampla dos negócios em que atuam. É uma junção de forças que representa também o que é a Acii, uma entidade formada por pessoas engajadas no desenvolvimento local", ressalta a presidente da associação, Tatiana Pavei da Silva. Para fazer parte, os interessados - associados, ou não – ainda podem fazer as inscrições em www.aciicara.com.br.

Módulos para aprender e compartilhar

20/10 – Gestão Financeira
Douglas Soares é formado em Administração de Empresas, especialista em gestão financeira e custos, além de gerente de negócios

27/10 – Tendências de Mercado
Lúcia Búrigo é consultora e coordenadora de marketing, professora de graduação e pós, tem formação em Comunicação Social e especializações em Marketing & Vendas, Filosofia Clínica e formação Creative Coaching.

03/11 – Gestão de Pessoas
Deinyffer Marangoni é administrador, professor, especialista em gestão de projetos, colunista de empreendedorismo e inovação, além de fundador da We Dream Consultoria.

10/11 – Liderança
Laércio Rosso é pedagogo e psicólogo, especialista em Pedagogia e Gestão da Qualidade, mestrado em Engenharia de Produção, coach e consultor.

17/11 – Excelência e Inovação em Vendas
Maicon Canaver é gestor de inovação, professor, especialista em gestão de pessoas, startups and future management e fundador da MJC Consultoria.

24/11 – Excelência no Atendimento
Rafael Bianchini Glavam é assessor e consultor empresarial nas áreas de gestão organizacional, qualidade e produtividade; instrutor nas áreas de habilidades gerenciais, tempos e movimentos e gerência por objetivos.


Mesmo digital, marketing é uma comunicação com pessoas
06/10/2021 às 22:05 | Redação | com a colaboração de Lucas Lemos, da Inoova Comunicação
O melhor resultado do marketing é a geração de conexões positivas. Isso é muito mais do que criar postagens nas redes sociais ou investir na mídia. É preciso conhecer os consumidores e se comunicar conforme cada perfil para gerar o engajamento que vai efetivamente impulsionar negócios. “Pessoas se conectam com pessoas”, lembra a diretora da Blueberry Marketing Digital, Marina Cardoso. “Clientes satisfeitos, por vez, trazem novas oportunidades de vendas”, completa o diretor comercial da agência, Paolo Osório. Entre as estratégias, ele cita ainda a geração de valor, a escassez ou autoridade com conteúdo nos segmentos de atuação.

A abordagem sobre conceitos e ferramentas de marketing abriu o Programa Práticas de Gestão da Associação Empresarial de Içara na noite desta quarta-feira, dia 6. E nas próximas sete semanas, novos temas motivarão os encontros presenciais no auditório da Acii. As atividades acontecerão dentro dos protocolos sanitários com o número de participantes limitado para o atendimento mais personalizável, nas quartas-feiras, das 19h às 22h. A programação da segunda edição do PPG é integrada e pode ser compartilhada por diferentes profissionais a cada noite conforme o número de vagas adquiridas. Também é possível obter os módulos individualmente. As opções estão disponíveis em www.aciicara.com.br.

“Foi gratificante ver a interação dos participantes nessa primeira noite do PPG, perceber o entendimento gerado e a missão da Acii ser colocada em prática, que é desenvolver as empresas da cidade. A expectativa é ainda melhor para os próximos módulos. E para quem quer se capacitar, ainda dá tempo de se inscrever e participar’, ressalta o diretor de capacitações da Acii, Jadilson Sotero. A programação com profissionais de referência seguirá até o dia 24 de novembro.

Próximos módulos para aprender

13/10 – Gestão de Indicadores
Mathias Mafessoni é formado em Ciências Contábeis, certificado como especialista em investimentos, e assistente de controle interno

20/10 – Gestão Financeira
Douglas Soares é formado em Administração de Empresas, especialista em gestão financeira e custos, além de gerente de negócios

27/10 – Tendências de Mercado
Lúcia Búrigo é consultora e coordenadora de marketing, professora de graduação e pós, tem formação em Comunicação Social e especializações em Marketing & Vendas, Filosofia Clínica e formação Creative Coaching.

03/11 – Gestão de Pessoas
Deinyffer Marangoni é administrador, professor, especialista em gestão de projetos, colunista de empreendedorismo e inovação, além de fundador da We Dream Consultoria.

10/11 – Liderança
Laércio Rosso é pedagogo e psicólogo, especialista em Pedagogia e Gestão da Qualidade, mestrado em Engenharia de Produção, coach e consultor.

17/11 – Excelência e Inovação em Vendas
Maicon Canaver é gestor de inovação, professor, especialista em gestão de pessoas, startups and future management e fundador da MJC Consultoria.

24/11 – Excelência no Atendimento
Rafael Bianchini Glavam é assessor e consultor empresarial nas áreas de gestão organizacional, qualidade e produtividade; instrutor nas áreas de habilidades gerenciais, tempos e movimentos e gerência por objetivos.


Associação Empresarial de Içara adere a movimento estadual contra aumento de impostos em SC
30/09/2021 às 18:17 | Redação | com a colaboração das assessorias
A Associação Empresarial de Içara está alinhada com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) no movimento pela revogação das alterações no regulamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos em Santa Catarina. O Governo do Estado incluiu a distribuição de lucros desproporcional à participação societária no rol de fatos geradores do ITCMD. E, conforme a manifestação coletiva da Facisc – em representação as 48 associações – essa é uma mudança que provocará a judicialização devido a bitributação.

“Essa manifestação coletiva demonstra a força que cada empresa tem para o associativismo e, além dos municípios, o debate estadual. Nós, de Içara, estamos juntos com mais de 35 mil empresas representadas”, ressalta a presidente da Acii, Tatiana Pavei da Silva. “Defendemos a redução e simplificação da carga tributária. A sociedade catarinense não aceita aumento de impostos principalmente num momento em que ainda estamos nos recuperando dos malefícios de uma pandemia”, indica o presidente da Facisc, Sergio Rodrigues Alves.

A cobrança do ITCMD em Santa Catarina está prevista na lei 13.136/2004, posteriormente, regulamentada pelo Decreto Estadual 2.884/2004. No último dia 22, o Poder Executivo de Santa Catarina editou a regulamentação com um novo Decreto Estadual (1.482/2021) e acrescentou novos fatos geradores para incidência do ITCMD no estado.

As alterações preveem o imposto
a) quando ocorrer o excesso de permuta com ou sem torna;
b) na reversão de doação;
c) na remissão de dívida, inclusive judicial;
d) na distribuição de lucros, dividendos ou juros sobre capital próprio em montante desproporcional à participação societária;
e) na atribuição desproporcional à participação societária de quotas ou ações emitidas com a utilização de quaisquer reservas patrimoniais ;
f) no montante acrescido ao valor patrimonial real da quota ou ação do nu-proprietário em função de aumento do capital social com utilização de reservas patrimoniais na parcela relativa a lucro atribuível ao usufrutuário, sem emissão de novas quotas ou ações;
g) na liquidação de passivo com pagamento em quotas ou ações no montante em que o valor patrimonial real dessas exceder o valor da dívida
h) na transmissão causa mortis de plano de previdência privada ou assemelhados durante o período de capitalização de aportes financeiros
i) no usufruto instituído na emissão de novas ações por aumento do capital social, conforme § 2º do art. 169 da Lei federal nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976
j) no direito de acrescer oriundo de doação ou usufruto.


A Associação Empresarial de Içara foi fundada em 3 de agosto de 1996 para a união do empresariado içarense e o desenvolvimento econômico sustentável da cidade.