Cotidiano | 17/12/2025 | 17:49
Com a chegada do verão, Içara reforça alerta para prevenção da dengue
Eliminar a água parada é a forma mais eficaz de proteger a saúde da família e de toda a comunidade
Redação | com informações da Prefeitura de Içara
Compartilhar:
Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas e das chuvas, o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, cresce significativamente. Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde reforça o alerta à população para que redobre os cuidados em residências, pátios, empresas e terrenos.
O calor aliado à água parada cria o ambiente ideal para a reprodução do mosquito, tornando a prevenção uma responsabilidade coletiva. A orientação é para que cada morador faça uma vistoria frequente em sua casa e no entorno, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água.
Entre os principais locais que podem se transformar em focos do Aedes aegypti estão folhas de coqueiros e outras árvores acumuladas no chão, bromélias, calhas entupidas, ralos, entulhos de construção, pneus, lonas, caixas d’água destampadas, baldes, garrafas e outros recipientes deixados a céu aberto.
O alerta também se estende às empresas instaladas no município. Içara está em constante desenvolvimento e é considerada uma importante porta de entrada do Sul do Estado, às margens da BR-101, recebendo diariamente caminhões e cargas vindas de diversas regiões do país. Esse intenso fluxo exige ainda mais atenção, já que recipientes, embalagens e materiais transportados podem se tornar potenciais criadouros do mosquito.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, o combate à dengue exige vigilância constante e participação coletiva. “A busca é permanente e o trabalho continua no sentido de conscientizar. Içara é uma cidade que cresce muito, está localizada às margens da BR-101 e isso requer ainda mais atenção. Esse cuidado não se faz sozinho. É fundamental a participação da comunidade em manter recipientes, pátios e terrenos sem água parada, para reduzir cada vez mais o número de focos e evitar a doença. Dengue é assunto sério e precisamos da colaboração de toda a população”, destaca.
Além das ações individuais, a Secretaria de Saúde reforça a importância do trabalho realizado pelos agentes de endemias do município. Eles estão percorrendo bairros, empresas e comunidades com foco na prevenção e na orientação da população. “Os agentes não estão nas ruas para multar ou penalizar, mas para orientar, conscientizar e ajudar a população a evitar a doença”, reforça o secretário.

.jpg)
.png)





.png)




.png)




























