Canal Içara

 
14 de agosto de 2022 - 22:53
#Cotidiano #Economia #Política #Segurança #Esportes +Leitor-repórter +Guia Içara
Cotidiano » Coronavírus Covid-19
Covid: Estado emite nota sobre os cuidados no Carnaval
Orientações e recomendações para prevenção e proteção contra a transmissão da doença são voltadas aos gestores municipais e à população
25/02/2022 às 10:46 | Andreia Limas - andreia.limas@canalicara.com
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, emitiu nota de aviso para prevenção e proteção contra a transmissão da covid-19 durante o Carnaval. As orientações e recomendações são voltadas aos gestores municipais e à população e referem-se sobretudo aos eventos privados que serão realizados no período.

Para a população, as orientações dizem respeito aos cuidados pessoais, como manter a vacinação em dia, usar máscara, reforçar a higiene das mãos, não compartilhar objetos, como talheres ou copos, com outras pessoas e observar o distanciamento. Entre as recomendações, está dar preferência para frequentar lugares e participar de eventos sociais que possuam espaços ao ar livre, bem ventilados e sem aglomerações.

Durante as viagens, o cuidado deve ser redobrado. Aeroportos, estações de ônibus, transporte público, postos de gasolina e paradas de descanso são considerados locais onde os viajantes podem ficar mais expostos ao vírus.

Eventos

Em relação aos eventos, a recomendação é frequentar ambientes e festas onde o protocolo de Evento Seguro esteja instituído e autorizado. Pessoas suspeitas ou confirmadas de covid-19 não devem comparecer aos eventos, respeitando as orientações de quarentena e isolamento domiciliar.

Aos gestores municipais, recomenda-se que os serviços de saúde dos municípios sejam mantidos em funcionamento para o atendimento à população, inclusive com implementação de centros de triagem para pronto-atendimento e realização de testagem. Qualquer pessoa que apresentar sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória deve ser afastada e submetida a avaliação clínica, testagem, isolamento e rastreamento de contatos.

Quanto à organização e à autorização da realização de eventos durante a semana do Carnaval, as prefeituras municipais precisam verificar e avaliar os critérios epidemiológicos, de cobertura vacinal e de capacidade operacional. Sugere-se que haja um planejamento cuidadoso e sejam adotadas medidas que favoreçam a dispersão, e não o acúmulo de pessoas em pontos das cidades.

O consumo de alimentos e bebidas deverá ocorrer exclusivamente em espaços específicos, como praças de alimentação, e seguir o protocolo sanitário de boas práticas de manipulação, armazenamento e conservação.
Participe também com seus comentários

 COBERTURAS ESPECIAIS
últimas notícias

Conheça as marcas que potencializam o crescimento da cidade
Coberturas especiais