logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Covid: Estado emite nota sobre os cuidados no Carnaval

Orientações e recomendações para prevenção e proteção contra a transmissão da doença são voltadas aos gestores municipais e à população

Compartilhar:

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, emitiu nota de aviso para prevenção e proteção contra a transmissão da covid-19 durante o Carnaval. As orientações e recomendações são voltadas aos gestores municipais e à população e referem-se sobretudo aos eventos privados que serão realizados no período.

Para a população, as orientações dizem respeito aos cuidados pessoais, como manter a vacinação em dia, usar máscara, reforçar a higiene das mãos, não compartilhar objetos, como talheres ou copos, com outras pessoas e observar o distanciamento. Entre as recomendações, está dar preferência para frequentar lugares e participar de eventos sociais que possuam espaços ao ar livre, bem ventilados e sem aglomerações.

Durante as viagens, o cuidado deve ser redobrado. Aeroportos, estações de ônibus, transporte público, postos de gasolina e paradas de descanso são considerados locais onde os viajantes podem ficar mais expostos ao vírus.

Eventos

Em relação aos eventos, a recomendação é frequentar ambientes e festas onde o protocolo de Evento Seguro esteja instituído e autorizado. Pessoas suspeitas ou confirmadas de covid-19 não devem comparecer aos eventos, respeitando as orientações de quarentena e isolamento domiciliar.

Aos gestores municipais, recomenda-se que os serviços de saúde dos municípios sejam mantidos em funcionamento para o atendimento à população, inclusive com implementação de centros de triagem para pronto-atendimento e realização de testagem. Qualquer pessoa que apresentar sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória deve ser afastada e submetida a avaliação clínica, testagem, isolamento e rastreamento de contatos.

Quanto à organização e à autorização da realização de eventos durante a semana do Carnaval, as prefeituras municipais precisam verificar e avaliar os critérios epidemiológicos, de cobertura vacinal e de capacidade operacional. Sugere-se que haja um planejamento cuidadoso e sejam adotadas medidas que favoreçam a dispersão, e não o acúmulo de pessoas em pontos das cidades.

O consumo de alimentos e bebidas deverá ocorrer exclusivamente em espaços específicos, como praças de alimentação, e seguir o protocolo sanitário de boas práticas de manipulação, armazenamento e conservação.