Cotidiano | 30/10/2025 | 11:36
Dia de Finados será celebrado com missas e bênçãos
Além de cemitérios, Içara terá programação na Basílica do Sagrado Coração de Jesus
Redação | com informações de Tiago Clezar, da Diocese de Criciúma
Compartilhar:
No próximo domingo, 2 de novembro, a Igreja Católica celebra o Dia de Finados, também conhecido como o Dia das Almas, uma data de profunda reflexão e oração. É o momento em que os fiéis recordam com carinho e fé daqueles que já partiram, renovando a esperança na ressurreição e na vida eterna. Em Içara, missas acontecerão na Basílica Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus às 9h, 11h, 15h e 18h.
Na Diocese de Criciúma, todas as paróquias também terão uma programação especial voltada à oração pelos falecidos, com celebrações e momentos de orações realizados ao longo do dia. Além das missas nas igrejas, haverá também celebrações e bênçãos em diversos cemitérios da região, permitindo que os fiéis se reúnam para rezar junto aos túmulos de seus entes queridos. A Diocese de Criciúma destaca ainda que a programação poderá sofrer alterações em caso de mau tempo.
Para o bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, o Dia de Finados é uma ocasião para refletir sobre a vida. “A morte, ainda que deixe saudade, é a porta de entrada do Céu. Neste dia, somos chamados a agradecer pela vida daqueles que já partiram e a rezar para o descanso eterno na presença de Deus. As orações não devem ser de tristeza, mas de confiança e esperança”.
A celebração de Finados sucede outra importante solenidade litúrgica, no dia 1º de novembro, a Igreja celebra o Dia de Todos os Santos, quando são lembrados todos aqueles que viveram a santidade no cotidiano e alcançaram a glória do Céu. Assim, a Igreja convida os fiéis a viverem esses dias com espírito de oração, gratidão e fé na vida eterna.
Para o bispo, todos são chamados à santidade, inspirando-se no exemplo de tantos homens e mulheres que, mesmo enfrentando desafios, não se deixaram levar pelas coisas do mundo, mas escolheram viver com coragem, assumiram a cruz e seguiram os passos de Cristo. “A santidade é um caminho possível a todos nós. Que esses dias de oração e lembrança fortaleçam em cada coração o desejo de viver com fé, amor e esperança, caminhando sempre na direção de Deus”.



.png)




.png)



































