Canal Içara

Canal Içara

03 de junho de 2020 - 19:15
Cotidiano » Coronavírus Covid-19
Dias de se reinventar e espalhar a solidariedade
04/04/2020 às 12:24 | Simone Luiz Cândido
Receitas, muitas receitas de bolos, pães, além de atividades inimagináveis há alguns dias. Pessoas que até então nunca vimos cozinhando nada, hoje mostram seus dotes culinários. Tentamos todos os dias mudar a sintonia do medo, da angústia das novas rotinas que fomos obrigados a criar.

Professores tentando ajudar seus alunos com atividades à distância. Secretarias de educação com sites de conteúdos à distância. Esta é a busca incessante de não perder-se o foco no ano letivo que há pouco tempo havia se iniciado. Crianças aprendendo a valorizar o estar em casa, aprendendo um novo modo de estudar, se divertir.

Saudades que podem ser sanadas através de redes sociais. Se as muitas perdas em 2019 nos fizeram valorizar os abraços e encontros, 2020 nos mostra ainda mais que agora sem podermos abraçar e nos encontrarmos esse valor aumentou.

Solidariedade vista em vários lugares do país. Mercados que deixam locais com alimentos para aqueles que precisam, outros fazem suas doações e outros ainda fazem quentinhas e distribuem aos que mais necessitam. Dividir o que se tem formando uma grande corrente do bem.

Aprendemos a poupar água, pois ela é fundamental para a vida na terra. Sentimos uma grande energia em torno de toda humanidade e precisamos urgentemente clamar para que haja uma saída. Até tudo isso passar, teremos reinventado nosso modo de viver e sentir. Lutar pelo bem em comum nos ajudará nesse tempo tão difícil.

Esse tempo nos servirá para muitas reflexões a respeito de nossas vidas. Quais são os valores que realmente importam para nós? Até alguns dias atrás tínhamos a liberdade de ir e vir, hoje está tudo restrito. Antes trabalhávamos e muitos de nós incansavelmente buscando um futuro melhor. Vem à pandemia e nos faz desacelerar para literalmente.

Em meio aos que se solidarizam infelizmente existem aqueles que não pensam nos outros. Há alguns dias li muitos relatos de pessoas que tentando fazer sua limpeza em casa colocaram fogo em entulhos. Parem e pensem em quem tem problemas respiratórios, com a entrada dos dias mais amenos começam as crises de asma.

Cuide da sua família, limpe o pátio, mas pense no seu semelhante. Tenha empatia. Só quem já teve problemas respiratórios sabe o que isso significa. Sei muito bem o que é isso: querer respirar e não conseguir. Dá pra usar outros métodos que não sejam fazer fogo e fumaça na cidade inteira.

Todos os dias torcemos para que haja soluções, para que retomemos nossas vidas. Seguimos cuidando de nossas famílias, ouvindo as orientações do Ministério da Saúde, elevando nossas preces. Procuremos semear a paz, pois é necessária para que possamos nos harmonizar e assim seguiremos enfrentando essa pandemia até então desconhecida por nós.
Simone Luiz Cândido é voluntária na causa adoção de crianças e adolescentes; já participou de três antologias com suas crônicas, além disso, ama escrever reflexões sobre a vida cotidiana, eternidade, amor e convivência.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias